Quais são os tipos de plano de negócios? Conheça mais sobre cada um deles!

um plano de negócios tem como objetivo estruturar uma ideia de uma empresa
um plano de negócios tem como objetivo estruturar uma ideia de uma empresa

O plano de negócios é uma estratégia que tem como objetivo principal identificar erros e riscos antes que sua empresa saia do papel, além de também ser importante para formular estratégias para lidar com qualquer adversidade no meio do caminho. Mas você conhece os tipos de plano de negócios?

O plano pode ser dividido em diversos tipos e modelos diferentes, e cada um deles pode variar com base nas características de cada empreendimento. Antes de optar por algum deles, você precisa saber quais são as metas e objetivos da empresa e analisar qual se enquadra melhor no perfil do negócio.

Para lhe ajudar a escolher um plano de negócios que se adeque a seu perfil e ao perfil do seu empreendimento, separamos um post falando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Qual é a importância de um plano de negócios?

Muitas pessoas acreditam que o plano de negócios não passa de uma etapa formal e documentativa, mas que pode ser pulada para evitar perda de tempo. Porém, muitas das empresas que deixam o plano de lado acabam enfrentando problemas sérios no início do empreendimento, e algumas até mesmo acabam falindo.

alguns  dos benefícios do plano de negócios é analisar a concorrência e riscos de mercado
alguns dos benefícios do plano de negócios é analisar a concorrência e riscos de mercado

Alguns dos principais benefícios do plano de negócios são:

  • organiza ideias para um novo empreendimento;
  • analisa a concorrência;
  • auxilia na administração dos negócios, seja com finanças, ou com estratégias;
  • facilita a comunicação com colaboradores, parceiros, investidores e fornecedores;
  • capta recursos financeiros, humanos, ou parcerias;
  • ajuda na escolha de fornecedores de matéria prima e equipamentos;
  • lapida a ideia de negócio antes que ela saia do papel;
  • prevê e evitar riscos antes que eles ocorram;
  • reduz os riscos de falência no futuro próximo.

Quais são os tipos de plano de negócios?

Mini Planos

Os mini planos vão de 5 a 10 páginas que resumem quais são as suas pretensões, e onde você deseja chegar. Por ser um plano de negócios sucinto, ele é um dos modelos preferidos dos empreendedores, porém, não é recomendado para negócios mais robustos que demandam mais informações para serem geridos.

Plano inicial

Também conhecido como plano Start-up ou Plano Early Stage, é o plano que define as linhas da sua ideia de negócio, contemplando tópicos como o tipo de empresa, quais produtos ou serviços serão oferecidos para o público, equipe de gestão, estratégias etc.

Esse modelo também conta com uma projeção de vendas, balanço e demonstração de resultados, começando com um sumário executivo e finalizando com apresentações de como o projeto será sustentado.

Plano de Expansão ou Crescimento

Já neste modelo, o plano tem foco principal nos negócios, podendo ou não ser internos, dependendo se a ideia principal é buscar novos financiamentos.

Nos casos de planos internos, o objetivo principal é estabelecer linhas de crescimento com recurso à própria empresa e a toda a equipe que já faz parte do time, mostrando um conjunto de demonstrações financeiras orientadas na nova ideia ou produto.

o plano de negócio de expansão visa alcançar possíveis investidores para a organização
o plano de negócio de expansão visa alcançar possíveis investidores para a organização

Já no caso de um plano que está voltado para o crescimento externo da empresa, a ideia principal é conseguir novos investimentos e investidores, sendo necessário incluir uma descrição da empresa, background da equipe e um plano de apresentação completo do novo projeto ou ideia para os investidores em potencial.

Plano de Reestruturação

O plano de negócios de reestruturação é um plano mais completo que inclui sumário, propósito e as chaves do sucesso da empresa. Sua estrutura se assemelha muito com os planos anteriores, porém, nesse caso a ideia é que o foco seja em reestruturar a empresa já existente, mudando metas, objetivos, estratégias e planos já existentes.

Plano estratégico

Também voltado para o ambiente interno, o plano estratégico foca principalmente nas decisões de alto nível e estabelece prioridades de forma mais clara, indo além de datas detalhadas e responsabilidades específicas.

Plano operacional

Este tipo de plano de negócios também é um plano interno e pode ser chamado de plano anual. Seu objetivo é implementar deadlines, objetivos, metas, datas e responsabilidades para as equipes e gerentes durante o ano todo, e pode incluir detalhes e definições de ordem técnica, de acordo com a especificidade de cada negócio.

Depois de ver quais são os tipos de plano de negócios, não deixe de montar o seu e estabelecer todas as metas, além de montar uma apresentação detalhada da sua empresa. Embora possa parecer um passo simples e sem importância, é o plano de negócio que identifica possíveis falhas nas ideias e quais os riscos financeiros para o projeto.

Curso de Plano de Negócios Online Grátis

Não há regra ou padrão para desenvolver um plano de negócios, mas o importante é que ele contenha as principais informações sobre a sua empresa e as atividades que deverão ser desenvolvidas.

Com o Curso de Plano de Negócios da Prime Cursos do Brasil, o aluno aprenderá Como elaborar um plano de negócios, Como conhecer o mercado, Dicas de Marketing, Planejamento financeiro dentre outros.

Confira o conteúdo programático: Introdução, Objetivos do Plano de Negócios, Informações Importantes, Setor de Atividade e Forma Jurídica, Marketing, Conhecendo o Mercado, Planejamento Financeiro, Parte Operacional, O Plano de Negócios, Modelo de Plano de Negócios e Bibliografia/Links recomendados.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Plano de Negócios 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui