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Como escrever o objetivo de uma empresa de forma simples e eficiente?

Um dos primeiros passos que devemos tomar quando abrimos um novo empreendimento é formular o objetivo de uma empresa, a fim de saber exatamente quais devem ser os próximos passos e quais as melhores estratégias para alcançar as metas. Mas você sabe como escrevê-lo de forma eficiente?

O objetivo da empresa também é importante para auxiliar os funcionários a entender onde a empresa deseja chegar e quais as ações que podem ajudar a concluir o percurso. Além disso, contribui para o crescimento coletivo e engaja os colaboradores, que começam a notar que ao ajudar a empresa a cumprir as metas, também crescem profissionalmente de forma individual.

Confira a seguir o que é objetivo de uma empresa, qual a sua importância e como escrever um modelo que se enquadre com seu empreendimento!

O que é objetivo de uma empresa?

O objetivo de uma instituição nada mais é do que resultados qualitativos e quantitativos necessários para que ela alcance sua missão dentro de um prazo determinado, que varia de acordo com o cenário do negócio.

o objetivo de uma empresa é uma meta a ser cumprida para alcançar sua missão principal
o objetivo de uma empresa é uma meta a ser cumprida para alcançar sua missão principal

Diferente do que muitos pensam, uma empresa não precisa ter apenas um objetivo, sendo possível criar vários diferentes de acordo com o plano de ação da organização. 

No entanto, é muito importante que todos os objetivos sejam usados como estratégia para alcançar um mesmo propósito principal, que normalmente é o propósito definido quando a empresa foi criada e quando o plano estratégico foi estabelecido.

Qual a importância de escrever o objetivo de uma empresa?

Uma empresa sem objetivo acaba ficando perdida e não sabe o que deve fazer nem onde quer e deve chegar. Como resultado, todas as estratégias usadas são ineficazes, levando em conta que são usadas sem estudo prévio de mercado.

Ao traçar um objetivo para o seu empreendimento você garante que todos dentro da empresa estejam alinhados em um só pensamento, colocando toda a equipe no mesmo caminho em busca do sucesso.

Dessa maneira todos compreendem a importância de seu trabalho dentro da corporação.

Além do mais, um objetivo pode até mesmo ajudar na hora de recrutar novos funcionários, já que o RH da empresa saberá como identificar perfis que tenham o mesmo objetivo da empresa ou que se enquadrem nas necessidades da organização.

Passo a passo de como escrever o objetivo de uma empresa

Definir a missão

O ponto de partida para escrever o objetivo de uma empresa é definir a missão. Ou seja, qual o motivo da existência da empresa e como ela irá competir com os concorrentes dentro do mercado em que está inserida. É nessa etapa que também define-se para quem a empresa prestará serviços ou venderá os produtos.

Definir a visão

Ao definir a visão você estará indicando onde seu negócio quer chegar, como estará inserido no mercado e quais os pontos fracos que podem atrapalhar o desenvolvimento da marca e que devem ser trabalhados.

a visão lhe ajuda a traçar metas a curto, médio e longo prazo
a visão lhe ajuda a traçar metas a curto, médio e longo prazo

O foco do desenvolvimento da visão está em traçar metas a curto, médio, e longo prazo, a fim de motivar seus colaboradores a cada conquista, fazendo com que eles tenham seus trabalhos reconhecidos e se esforcem ainda mais para alcançar os objetivos da empresa.

Para essa definição, muitas empresas acabam usando a metodologia SMART, considerada bastante eficiente para deixar claro as expectativas e objetivos do empreendimento.

S – Specific (específico)

Objetivos muito vagos como vender mais ou aumentar o faturamento normalmente não são atingidos pela empresa. Isso porque quando não há especificação do objetivo fica difícil que ele seja associável.

A metodologia SMART usa de objetivos específicos de forma clara e que não transmitam ambiguidade, e a maneira mais fácil para defini-los é respondendo às seguintes questões:

  • o que você quer alcançar?
  • quem está envolvido nisso?
  • por que você deseja alcançar isso?
  • quando você pretende realizar isso?
  • onde esse objetivo vai levar a empresa quando for alcançado?

A partir dessas respostas fica mais fácil entender que aumentar as vendas acaba sendo um objetivo muito raso e vago, e a partir das respostas dessas perguntas você consegue um objetivo mais específico como: aumentar as vendas dos novos lançamentos e produtos que já estão no mercado.

M – Measurable (Mensurável)

Um dos principais motivos de um negócio estagnado é um objetivo que não pode ser medido ou que não é concreto. Um exemplo disso são metas de trabalhar mais em um projeto, que acaba sendo muito mais vagas em comparação a metas definidas como investir 40 minutos a mais diariamente em determinado projeto.

O ideal é que você use sempre números para monitorar e coletar seus dados, de forma que o progresso em direção à meta seja claro.

Ainda no exemplo do aumento de vendas, seria mais fácil medir o objetivo se você especificasse um aumento de 50% nas vendas dos novos lançamentos e 20% nos demais produtos no mercado.

A – Attainable (Atingível)

Na hora de formar o objetivo é essencial que você escolha metas atingíveis, que são aquelas que podem ser alcançadas com os recursos financeiros, materiais e humanos disponíveis para você.

Ao definir metas que não podem ser atingidas, os colaboradores da empresa acabam sendo desmoralizados por não conseguir alcançar os objetivos, o que pode gerar um prejuízo para a empresa.

Antes de estabelecer a meta, é necessário ter certeza que ela pode ser atingida dentro do prazo estipulado, analisando seus recursos e mercado. Você ainda pode pedir ajuda de colaboradores experientes e perguntar se acham a meta viável ou se ela deve ser ajustada.

R – Relevant (Relevante)

Não é porque uma meta é atingível que necessariamente é importante para a empresa. Alguns objetivos traçados podem não ser relevantes para sua empresa, realidade de mercado ou até mesmo suas habilidades.

Aplicando essa metodologia você consegue identificar metas que são irrelevantes e evita perder tempo e investimento tentando alcançá-las.

Um exemplo disso é introduzir um novo produto no mercado em momentos de crises econômicas que os consumidores estão gastando menos.

T – Time Based (Temporal)

Por fim, temos o prazo limite para o alcance das metas, algo extremamente importante para o objetivo da empresa. Um exemplo é aumentar as vendas em 50% até o final do ano, desde que esse cronograma seja realista e relevante para a empresa.

Com o prazo mais claro, você consegue planejar objetivos mais sólidos e pode progredir com estratégias que ajudem a empresa a alcançá-lo com mais facilidade.

determinar um prazo para cumprir suas metas faz com que elas fiquem menos vagas e a equipe se empenhe mais para cumprir os objetivos
determinar um prazo para cumprir suas metas faz com que elas fiquem menos vagas e a equipe se empenhe mais para cumprir os objetivos

Estabelecer metas a curto prazo usando a metodologia SMART ajuda seu negócio a atingir seu objetivo principal, como por exemplo:

  • aumentar a produção nos próximos em 5% nos próximos 6 meses;
  • fazer crescer as receitas anuais;
  • aumentar o grau de participação de seu empreendimento no mercado;
  • aumentar o nível de satisfação de seus consumidores.

Estabeleça indicadores de desempenho

Os indicadores servirão para monitorar a performance de seu empreendimento, a fim de garantir a qualidade dos processos de seu negócio. 

Ao saber o que precisa para alcançar seu objetivo e qual o tempo hábil para isso, você poderá medir a performance de sua equipe de trabalho e montar estratégias para que o objetivo seja alcançado com mais facilidade quando notar que o desempenho da equipe não está de acordo com o esperado.

Agora que você já sabe como escrever o objetivo de uma empresa, lembre-se de definir a missão e a visão de seu negócio, além de utilizar a metodologia de elaboração de metas SMART, aumentando as chances de sucesso no prazo estabelecido.

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