com a ajuda do Kanban você consegue visualizar todas as tarefas e o fluxo de produção

Como funciona o Kanban de estoque? Aprenda como implementar esse método na sua empresa!

O sistema Kanban é uma técnica usada para controlar e melhorar a gestão dentro das empresas, e tem como base o conceito de produção JIT (Just In Time). Apesar de hoje em dia ter muitas variáveis, um dos sistemas Kanban mais usados é o Kanban de estoque, que trata-se de um conceito de eliminação de estoques grandes usando a solicitação de quantidades exatas de materiais que serão vendidos durante o período.

Isso quer dizer que as empresas que usam esse tipo de técnica de gestão contam apenas com o estoque necessário para atender os clientes e a média de venda mensal, quase como uma produção sobre demanda.

Para que você entenda melhor como aplicar o Kanban de estoque dentro da sua empresa, separamos um post completo e explicativo sobre o assunto. Veja a seguir!

Como funciona o Kanban de estoque?

O método Kanban de estoque é uma maneira mais prática e com menos riscos de gerir a produção de uma empresa, já que por meio desse sistema o setor de estoque conta apenas com os materiais que serão usados para produzir uma média de produtos baseada nas vendas anteriores.

diferente do Kanban tradicional, o Kanban de estoque é montado por colunas de produtos
diferente do Kanban tradicional, o Kanban de estoque é montado por colunas de produtos

Com isso, as chances de ter um estoque muito grande a acabar perdendo matéria prima por vencimento ou más-condições como umidade, são menores. Como resultado, geram menos prejuízos, além de garantir que os produtos não fiquem fora de mercado por falta ou uma baixa produção.

Como usar o método Kanban de estoque?

Descobrindo o estoque máximo

O primeiro passo para implementar o Kanban de estoque é calcular a quantidade média de vendas anuais da sua empresa. Para isso, basta somar todas as vendas do último ano e dividir por 12.

O resultado lhe indica o seu estoque máximo. Ou seja, a quantidade máxima de estoque que você deve ter para evitar desperdícios ou prejuízos por falta do produto no mercado.

Caso sua empresa ainda esteja no papel, determine um número de vendas máximas de acordo com seu plano de negócios e use como seu estoque máximo inicial. Com o passar do tempo você pode observar a demanda de cada produto e adequar o seu estoque máximo de acordo com os dados obtidos.

Montando o seu quadro Kanban

Depois de encontrar seu estoque máximo, monte o seu quadro Kanban de produção e divida em módulos de acordo com a variação do produto, caso houver. Por exemplo, se sua empresa produz canetas, dívida em canetas azuis, canetas pretas, canetas vermelhas etc.

Imagine que sua empresa produz 9 mil canetas por mês, sendo 3 cores de canetas diferentes. Em seu quadro você fará uma divisão de cada cor de caneta, e em cada divisão colocará tiras coloridas para indicar a quantidade de estoque que você possui de cada cor de caneta.

Um exemplo fácil é colocar 3 tiras verdes, 3 tiras amarelas e 3 tiras vermelhas em cada, somando um total de 9 tiras. Nesse caso, cada tira equivale a mil. Ou seja, se você tiver em estoque 4 mil canetas vermelhas produzidas, deverá marcar no módulo das canetas vermelhas na 4ª tira de baixo para cima.

Veja na imagem:

essa variação do sistema ajuda a controlar o estoque dos produtos semanalmente ou mensalmente
essa variação do sistema ajuda a controlar o estoque dos produtos semanalmente ou mensalmente

Como interpretar o seu quadro Kanban de estoque

Fazendo a contagem semanal do seu estoque, você consegue ter uma base sólida de qual é o seu produto que está sendo produzido de forma adequada, qual já atingiu o estoque máximo e qual deles precisa ser produzido com mais eficiência.

Por exemplo, se você identifica que só conta com mil canetas azuis e 6 mil canetas pretas, sua equipe deverá dar uma atenção maior para as canetas azuis, mesmo que as pretas ainda não tenham alcançado o valor máximo do estoque.

Com isso, o sistema ajuda os gestores a identificar possíveis problemas de falta de estoque de determinado produto, e muitas vezes identificar quais variações vendem mais e quais vendem menos. Em casos específicos, ainda é possível determinar uma produção maior de determinada cor e diminuir a produção de uma que não vende tanto. Com isso, poupa-se o trabalho da equipe e aumenta-se os lucros da empresa, que estará focada em produzir aquilo que vende mais no mercado.

Qual o melhor lugar para fazer o Kanban?

O Kanban pode ser feito tanto de forma online como de forma manual. Porém, o mais indicado é que o quadro fique visível para todos os colaboradores, principalmente na parte de produção, de forma que fique mais fácil identificar quais as necessidades pontuais da empresa e qual produto deve ser produzido com mais agilidade e maior quantidade.

Depois de ver como funciona o Kanban de estoque, não deixe de aplicar o método na sua empresa para evitar prejuízos e perda de tempo da equipe em produzir um estoque maior do que aquilo que é vendido. Com isso, sua gestão ficará mais fácil, e sua equipe terá o foco exclusivo na necessidade da empresa naquele momento.

Curso de Sistema Kanban Online Grátis

É um sistema organizacional que todo colaborador de uma indústria deveria conhecer, não somente pela organização na produção que este sistema traz, mas também pela filosofia organizacional que transmite a todos os envolvidos no sistema produtivo. Será abordado no curso todos os detalhes de como funciona e também um exemplo prático real de como este sistema funciona na área produtiva.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso do Sistema Kanban 100% Gratuito!


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.