Como funciona o Kanban de estoque? Aprenda como implementar esse método na sua empresa!

com a ajuda do Kanban você consegue visualizar todas as tarefas e o fluxo de produção
com a ajuda do Kanban você consegue visualizar todas as tarefas e o fluxo de produção

O sistema Kanban é uma técnica usada para controlar e melhorar a gestão dentro das empresas, e tem como base o conceito de produção JIT (Just In Time). Apesar de hoje em dia ter muitas variáveis, um dos sistemas Kanban mais usados é o Kanban de estoque, que trata-se de um conceito de eliminação de estoques grandes usando a solicitação de quantidades exatas de materiais que serão vendidos durante o período.

Isso quer dizer que as empresas que usam esse tipo de técnica de gestão contam apenas com o estoque necessário para atender os clientes e a média de venda mensal, quase como uma produção sobre demanda.

Para que você entenda melhor como aplicar o Kanban de estoque dentro da sua empresa, separamos um post completo e explicativo sobre o assunto. Veja a seguir!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como funciona o Kanban de estoque?

O método Kanban de estoque é uma maneira mais prática e com menos riscos de gerir a produção de uma empresa, já que por meio desse sistema o setor de estoque conta apenas com os materiais que serão usados para produzir uma média de produtos baseada nas vendas anteriores.

diferente do Kanban tradicional, o Kanban de estoque é montado por colunas de produtos
diferente do Kanban tradicional, o Kanban de estoque é montado por colunas de produtos

Com isso, as chances de ter um estoque muito grande a acabar perdendo matéria prima por vencimento ou más-condições como umidade, são menores. Como resultado, geram menos prejuízos, além de garantir que os produtos não fiquem fora de mercado por falta ou uma baixa produção.

Como usar o método Kanban de estoque?

Descobrindo o estoque máximo

O primeiro passo para implementar o Kanban de estoque é calcular a quantidade média de vendas anuais da sua empresa. Para isso, basta somar todas as vendas do último ano e dividir por 12.

O resultado lhe indica o seu estoque máximo. Ou seja, a quantidade máxima de estoque que você deve ter para evitar desperdícios ou prejuízos por falta do produto no mercado.

Caso sua empresa ainda esteja no papel, determine um número de vendas máximas de acordo com seu plano de negócios e use como seu estoque máximo inicial. Com o passar do tempo você pode observar a demanda de cada produto e adequar o seu estoque máximo de acordo com os dados obtidos.

Montando o seu quadro Kanban

Depois de encontrar seu estoque máximo, monte o seu quadro Kanban de produção e divida em módulos de acordo com a variação do produto, caso houver. Por exemplo, se sua empresa produz canetas, dívida em canetas azuis, canetas pretas, canetas vermelhas etc.

Imagine que sua empresa produz 9 mil canetas por mês, sendo 3 cores de canetas diferentes. Em seu quadro você fará uma divisão de cada cor de caneta, e em cada divisão colocará tiras coloridas para indicar a quantidade de estoque que você possui de cada cor de caneta.

Um exemplo fácil é colocar 3 tiras verdes, 3 tiras amarelas e 3 tiras vermelhas em cada, somando um total de 9 tiras. Nesse caso, cada tira equivale a mil. Ou seja, se você tiver em estoque 4 mil canetas vermelhas produzidas, deverá marcar no módulo das canetas vermelhas na 4ª tira de baixo para cima.

Veja na imagem:

essa variação do sistema ajuda a controlar o estoque dos produtos semanalmente ou mensalmente
essa variação do sistema ajuda a controlar o estoque dos produtos semanalmente ou mensalmente

Como interpretar o seu quadro Kanban de estoque

Fazendo a contagem semanal do seu estoque, você consegue ter uma base sólida de qual é o seu produto que está sendo produzido de forma adequada, qual já atingiu o estoque máximo e qual deles precisa ser produzido com mais eficiência.

Por exemplo, se você identifica que só conta com mil canetas azuis e 6 mil canetas pretas, sua equipe deverá dar uma atenção maior para as canetas azuis, mesmo que as pretas ainda não tenham alcançado o valor máximo do estoque.

Com isso, o sistema ajuda os gestores a identificar possíveis problemas de falta de estoque de determinado produto, e muitas vezes identificar quais variações vendem mais e quais vendem menos. Em casos específicos, ainda é possível determinar uma produção maior de determinada cor e diminuir a produção de uma que não vende tanto. Com isso, poupa-se o trabalho da equipe e aumenta-se os lucros da empresa, que estará focada em produzir aquilo que vende mais no mercado.

Qual o melhor lugar para fazer o Kanban?

O Kanban pode ser feito tanto de forma online como de forma manual. Porém, o mais indicado é que o quadro fique visível para todos os colaboradores, principalmente na parte de produção, de forma que fique mais fácil identificar quais as necessidades pontuais da empresa e qual produto deve ser produzido com mais agilidade e maior quantidade.

Depois de ver como funciona o Kanban de estoque, não deixe de aplicar o método na sua empresa para evitar prejuízos e perda de tempo da equipe em produzir um estoque maior do que aquilo que é vendido. Com isso, sua gestão ficará mais fácil, e sua equipe terá o foco exclusivo na necessidade da empresa naquele momento.

Curso de Sistema Kanban Online Grátis

É um sistema organizacional que todo colaborador de uma indústria deveria conhecer, não somente pela organização na produção que este sistema traz, mas também pela filosofia organizacional que transmite a todos os envolvidos no sistema produtivo. Será abordado no curso todos os detalhes de como funciona e também um exemplo prático real de como este sistema funciona na área produtiva.

https://youtu.be/It6a8-lkfGc

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso do Sistema Kanban 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui