O que significa PNL?

A PNL é uma técnica educativa que encontra cada vez mais adeptos, principalmente nas áreas de relações interpessoais e no âmbito profissional. Seu sucesso se deve ao fato de ter se mostrado uma excelente ferramenta para o treinamento de competências, superação de obstáculos, influência de pessoas e resolução de conflitos.

Confira neste artigo a história por trás da PNL, seu conceito e outros detalhes sobre essa metodologia. 

Como surgiu a PNL? 

Essa é a sigla para programação neurolinguística, um estudo sobre a representação pessoal e percepção neurológica da realidade. Através de suas técnicas, é possível encontrar caminhos para promover mudanças nessa representação, de modo a alcançar objetivos diversos. 

A programação neurolinguística surgiu na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em meados da década de 1970. Foi o resultado dos estudos realizados entre o estudante de matemática Richard Bandler e o estudante de psicologia e linguística John Grinder, considerados os pais da PNL. 

Desenho de homem subindo uma escada

Richard Bandler dedicou-se aos estudos de matemática, computação, programação de sistemas, física, filosofia e psicologia, a fim de desenvolver a programação neurolinguística. Durante a faculdade, demonstrou interesse na abordagem da Gestalt Terapia, quando então criou um grupo de estudos voltado ao assunto. A universidade exigiu que seu trabalho fosse supervisionado, e o professor designado a essa função foi o psicólogo John Thomas Grinder. 

Grinder foi o responsável pela decodificação dos padrões linguísticos que geram mudanças de comportamento, os quais foram encontrados e catalogados por meio das pesquisas realizadas por Bandler.

Trabalhando em conjunto, os pesquisadores desenvolveram técnicas, pressupostos e modelos que combinavam elementos de campos de estudo distintos. Ao resultado desses estudos deram o nome de programação neurolinguística, metodologia muito usada atualmente para o desenvolvimento de novos comportamentos e visando a evolução humana.

Ambos acreditavam na existência de uma conexão entre os procedimentos neurológicos, a linguagem e os padrões de comportamento. Ao desenvolver a PNL buscavam compreender, descrever e pôr em prática os modelos de comportamento e linguagem de pessoas consideradas referências em seus campos de atuação.

Saiba mais sobre o conceito da programação neurolinguística a seguir. 

Qual o conceito por trás da PNL?

A programação neurolinguística está relacionada ao questionamento que envolve a compreensão da estrutura da experiência subjetiva nos seres humanos. A resposta para essa pergunta proporcionou o desenvolvimento de poderosas e efetivas ferramentas utilizadas em prol da comunicação e de mudanças vantajosas na educação, nas organizações empresariais e institucionais, nas relações interpessoais, entre outros âmbitos da vida e do cotidiano das pessoas. 

A PNL pode ser uma pratica ideal para qualquer pessoa
A PNL pode ser uma pratica ideal para qualquer pessoa

Recebeu esse nome porque refere-se ao processo de organização dos componentes de um sistema, nesse caso os sistemas representacionais sensoriais. É através deles que os indivíduos pensam, aprendem, se motivam, buscam mudanças no seu modo de ser, etc. Programar, aqui, se traduz como a habilidade de descobrir e utilizar programas (como a linguagem) em nosso sistema neurológico para alcançarmos resultados específicos e desejados.

Essa metodologia está clara e intimamente relacionada ao sistema nervoso, que indica o princípio fundamental de toda conduta humana, que também é resultado de um processo neurofisiológico. Sendo assim, refere-se ao sistema dos processos internos, conscientes e inconscientes, por meio dos quais todas as experiências são recebidas e processadas. Isso inclui também os nossos cinco sentidos. 

Por fim, seria impossível falar de PNL sem dar enfoque e importância à questão linguística, que acaba sendo uma das principais ferramentas de entendimento. A linguagem é um processo neurológico representado, organizado e codificado em sequências específicas, que formam modelos e estratégias. O idioma e outros sistemas de comunicação (como os não verbais) são os caminhos através dos quais nossas representações neurais são codificadas e ordenadas, determinando seu significado. 

Assim, fica fácil entender a programação neurolinguística como uma técnica para programar o sistema nervoso, fazendo uso da linguagem e da comunicação para obter os resultados que deseja. Em outras palavras, é possível enxergar a PNL como uma forma de fazer uso do idioma da mente para alcançar constantemente as metas específicas e desejadas.

Vamos entender melhor como isso funciona? Continue a leitura. 

Como funciona?

Uma das principais aplicações contemporâneas da programação neurolinguística envolve a quebra de padrões comportamentais negativos que impossibilitam que o indivíduo alcance o sucesso que deseja. Seu princípio é maximizar resultados, tanto em âmbito pessoal quanto profissional. 

Desenho em Gráfico

Dentro das metodologias utilizadas em prol do desenvolvimento do potencial humano, a PNL é um dos métodos mais utilizados para promover mudanças de comportamento. Suas ferramentas possibilitam que o indivíduo perceba como suas próprias atitudes afetam a si e ao todo, sob uma ótica pessoal, de terceiros e de uma visão sistêmica. Com essa perspectiva ampliada e sob a orientação de outras técnicas aplicadas pela PNL, é possível rever os comportamentos que sabotam seu desenvolvimento e alcançar melhores resultados. 

Sua aplicação na prática pode ser entendida como um estudo dos padrões gerados pelo cérebro, pela linguagem e fisiologia cerebral. A partir dos conhecimentos obtidos por essa ótica, é possível alcançar mudanças nos pensamentos, emoções e comportamentos. 

Uma análise realizada sob a metodologia da programação neurolinguística também envolve a linguagem, seja ela verbal, não verbal, interna e externa, de maneira a avaliar como ela afeta os estados emocionais e, consequentemente, comportamentos e atitudes.

A composição da PNL envolve modelos, ferramentas e técnicas específicas, que podem ser aplicados nos mais diversos contextos. A partir desse conhecimento, é possível ressignificar padrões considerados prejudiciais e desenvolver aqueles que são identificados como benéficos e produtivos.

Suas técnicas permitem ampliar o autoconhecimento e de certa forma “reprogramar” a mente. Os resultados disso podem ser muito positivos para questões pessoais, profissionais e familiares.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários desse post. 

Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis

Que tal aprender um pouco mais sobre PNL? A nossa dica é que você faça um Curso de Noções Básicas de PNL Online Grátis aqui na Prime Cursos! Ao todo, o curso está com mais de 40 horas/aula dividido entre 20 módulos que irão possibilitar você aprender desde o básico, até técnicas avançadas para trabalhar a autoestima e depressão.

Todo os cursos oferecidos pela Prime são 100% online e gratuito, podendo ter certificação válida em todo o território nacional se você desejar! Clique aqui e faça o seu cadastro agora mesmo.


Stories

Posts Recentes

  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.