Praticar a Etiqueta Empresarial é concretizar o seu sucesso profissional

(Créditos Shutterstock)
(Créditos Shutterstock)
Praticar a Etiqueta Empresarial é concretizar o seu sucesso profissional (Créditos Shutterstock)

A qualificação técnica é um fator primordial para candidatar-se a uma vaga, o candidato precisa estar apto para a área de atuação com cursos e experiências profissionais anteriores. Esses são pontos positivos no currículo, mas ainda não é o fator determinante na garantia e na permanência do emprego. E para garantir vida longa no trabalho, algumas atitudes comportamentais fazem toda a diferença.

É o que prova a consultoria de recrutamento Robert Half, em uma pesquisa realizada com 100 diretores de Recursos Humanos, que foram entrevistados sobre as principais causas de demissões no Brasil. Das opções repassadas, as três principais escolhidas foram: por baixo desempenho do empregado, com 34%; por não se adequar a cultura da empresa, 26% e; 16% pelo relacionamento ruim com os colegas de trabalho.

Veja alguns comportamentos desagradáveis que podem ser evitados: roupas sujas e amassadas, a postura contraída, a ausência de ética profissional, o mau convívio social com os colegas de trabalho, entre outros.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Como evitar?

A Etiqueta Empresarial ou Etiqueta Corporativa é um conjunto de regras que guia o comportamento correto no ambiente profissional, concretiza o sucesso do colaborador e o torna requisitado dentro da corporação.

A entrevista de emprego é o primeiro contato, nela será avaliado não apenas o conhecimento para o cargo, mas a aparência, como você se comporta, como se comunica e etc. A primeira impressão resume quem você é, por isso, aja com naturalidade e mantenha postura firme.

Uma recomendação é realizar cursos rápidos, contendo dicas de bom comportamento desde a entrevista até a rotina no ambiente de trabalho. A Prime Cursos é uma empresa da área da educação que oferece conteúdo gratuito de Etiqueta Empresarial, com o intuito de fazer você melhorar cada vez mais o seu relacionamento profissional.

Dicas de comportamento

Pontualidade: demonstra compromisso e responsabilidade no serviço. Se acontecer algo, que não puder chegar no horário, ligue avisando ou peça para alguém avisar o seu superior.

Roupas: discretas, sem decotes e não curtas. Lavadas e passadas, pois a higiene pessoal se encaixa perfeitamente neste quesito.

Comunicação: saiba escutar, e se falar, aguarde o momento apropriado. Peça licença, agradeça. Quando solicitar ajuda diga, por favor. Não provoque discussões, não fale da vida alheia.

Postura: ereta, não se esparrame na cadeira. Não cruze os braços.

Cuidado: com a utilização de celulares, com o tempo na internet do próprio computador da empresa.

Quer saber mais sobre bons modos e ser um profissional bem recomendado? Então não deixe de acessar o site da Prime Cursos, cadastrar-se e estudar o curso de Etiqueta Empresarial. A vantagem de estudar com a Prime é que você nem precisa sair de casa, pois o curso é online.

Equilibrar o bom comportamento e a boa aparência são essenciais na opinião da especialista em gerência de treinamento entrevistada pela Catho, empresa de classificados de empregos. Confira:


Créditos canal Catho / Via YouTube

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

16 COMENTÁRIOS

  1. Tenho 60 anos, estou há 28 no mercado de trabalho. De formação acadêmica Sou Assistente Social. Aqui no Estado do Ceará, emprego É MUITO DIFÍCIL. FIQUEI 17 MESES SEM EMPREGO E QUASE ENLOUQUECI. Hoje, através de um político aqui da região, consegui uma colocação como RECEPCIONISTA, EMBORA MEU DESEJO SER agente de aeroporto, mas como não consigo, vou ficando por aqui FELIZ DA VIDA, POR ESTAR EMPREGADA e confesso que TENHO MUITO MEDO DE PERDER ESTE EMPREGO. ALGUMA SUGESTÃO PARA MIM? a ÁREA QUE ESTOU TRABALHANDO É NA CONSTRUÇÃO CIVIL, NUM CANTEIRO DE OBRAS. PELA ATENÇÃO A MIM DISPENSADA, MUITO OBRIGADA!

    Tarcia

  2. muito bonito estudar etiqueta empresarial até porque eu considero como a primeira qualidade desejada num profissional.

  3. parabens pelo empenho,dedicação, e por nos oferecer esses cursos gratuito de qualidade,eu mesmo comecei a fazê-lo, e estou satisfeito e pretendo fazer outros para aumentar minha grade curricular,pois tenho muita ambição (no bom sentido), de crescer na empresa que trabalho, além do curso superior que estou cursando na area de administração, buscar cada vez mais conhecimento profissional.

  4. muito importante e interessante mas o publico alvo pelo que vi é na área administrativa vejo uma necessidade premente das micro e pequenas empresas em passar e transmitir os valores éticos aos seus colaboradores a política da empresa e principalmente a postura profissional em relação a estes valores gostaria de ver uma matéria sobre está situação. empresas com até vinte colaboradores como agir qual a estratégia para vincular estes valores.
    att

    • Olá, Ronaldo!
      Obrigada pelo seu contato.

      O curso de Etiqueta Empresarial, disponibilizado no site da Prime Cursos, foi elaborado para todo e qualquer ambiente de trabalho. Mas entendemos a sua opinião, de que algumas empresas encontram dificuldades para repassar os valores estabelecidos. Já pautamos a sua sugestão e logo postaremos uma matéria sobre este tema.

      Agradecemos a sua colaboração!
      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  5. Tenho 62 anos, sou aposentado e desejo aumentar minha renda, considerando que a aposentadoria pelo INSS é muito pequena. Sou graduado em Economia com especialização em Gestão de Empresas, trabalhei por 24 anos numa empresa de telecomunicações exercendo várias funções. Posteriormente trabalhei numa Faculdade exercendo as atividades de professor nas áreas de Economia e Administração, atualmente estou desempregado e gostaria que os senhores me dessem uma luz no sentido de que eu pudesse vir a trabalhar novamente. Onde posso conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Moro em Porto Velho, capital de Rondônia e tenho disponibilidade para viagem.

  6. Bom dia, gostaria de agradecer, já estou fazendo o curso de marketing pessoal e está me ajudando muito, sou monitora de Artes, sem graduação na área e gostaria de cursos que me ajudassem ao meu aprimoramento.

    • Olá, Manuel!
      Obrigada pelo seu contato.

      A Prime Cursos disponibiliza conteúdo gratuito em diversos setores, como por exemplo o de Moda. Acessando o portal da Prime, você poderá ter acesso aos cursos gratuitamente, e assim dar os primeiros passos para a sua carreira. Para ser um profissional requisitado em qualquer área é preciso dedicação, por isso, investir em cursos livres, de nível básico, lhe dará uma base para ingressar na profissão.
      Acesse o link do site e confira: https://www.primecursos.com.br

      Bons estudos.
      Equipe Prime Cursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui