Norma Regulamentadora 8: impeça os acidentes no trabalho em edificações

Norma Regulamentadora 8: impeça os acidentes no trabalho em edificações (Créditos Skeeze / Via Pixabay)
Norma Regulamentadora 8: impeça os acidentes no trabalho em edificações (Créditos Skeeze / Via Pixabay)
Norma Regulamentadora 8: impeça os acidentes no trabalho em edificações (Créditos Skeeze / Via Pixabay)

A norma regulamentadora 8 determina os parâmetros para as edificações, considerando as devidas proteções contra a chuva, insolação exagerada ou a falta de insolação com a finalidade de estabelecer condições de conforto no ambiente de trabalho. As leis municipais que conduzem as etapas de uma obra, devem ser atendidas, dentre elas destacam-se: o pé direito, possuir altura do piso ao teto e atentar as condições de salubridade instituídas pela Portaria 3.214/78.

A obra passa por diversas ações horríveis e perigosas, mas todo esse processo é necessário para se chegar a fase final, onde a aparência fica ótima. Pensando em todas essas ações, um tópico importante deve ser levado em conta, a segurança no trabalho.

A realização de uma obra gera sujeiras, utiliza-se de muitos materiais, máquinas e grande circulação de funcionários no local, e isso faz com que ampliem os riscos. A NR 8 apresenta as condições mínimas para o atendimento durante o desempenho de uma edificação. A sua principal função é de prevenir toda a extensão de uma construção oferecendo segurança no trabalho e auxílio para os trabalhadores.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Riscos nas edificações

Quando o piso ou a parede contém aberturas, a sinalização e o isolamento devem ser feitos no local, afim de evitar quedas de pessoas, equipamentos e materiais. A iluminação precisa ser apropriada de forma que o ambiente tenha uma boa visibilidade em todos os setores. Em uma obra, máquinas e equipamentos são transportados com frequência, assim, os pisos, rampas e escadas devem estar de acordo para suportar o peso dos mesmos.

A manutenção das máquinas e de toda a estrutura de uma obra tem que atender rigorosamente as normas técnicas oficiais. A higiene no ambiente de trabalho elimina ou reduz os riscos ambientais e também conserva os equipamentos de trabalho.

É indispensável o uso de fitas antiderrapantes nos locais escorregadios e necessário utilizar-se de material refletivo para o turno da noite. A sinalização e as medidas de prevenção nunca são demais, visto que muitos acidentes acontecem por falta de proteção.

Previna os acidentes estudando cursos online

Sabendo que a segurança e a saúde de todos os envolvidos em uma construção devem ser preservadas, a Prime Cursos oferece o curso online e gratuito da Norma Regulamentadora 8 Básico – Edificações (2011). Ao final do curso, você poderá solicitar o certificado de conclusão, que é válido em todo o país.

Este curso é indicado para todos que trabalham com edificações, sejam engenheiros, arquitetos, pedreiros, mestre de obras, serventes, etc. Os estudantes de graduação deste setor, podem utilizar o certificado para contar nas horas extracurriculares.

No vídeo explicativo abaixo, saiba mais sobre a NR 8 – Edificações:


Créditos Canal Alexandre Sabino de Oliveira / Via YouTube

Quer estudar e não tem um computador por perto? Instale o aplicativo da Prime Cursos no seu Android ou IOS e não perca a chance de atualizar-se nas horas vagas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

10 COMENTÁRIOS

  1. qualquer parte que se fala em construções,reparos e consertos, e manutenção em edificações, temos que ter o máximo de cuidados. ok…?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui