Dicas para aprender melhor

Na maioria de nossos artigos aqui do blog, recomendamos a todos os leitores que nunca parem de ler e estudar. Isso porque, quando a pessoa lê e estuda, ela ganha conhecimento. E existe algo melhor do que ganhar conhecimento sobre diversos assuntos? Não. Já falamos aqui sobre os benefícios da leitura, que são diversos. Além disso, já falamos aqui no blog também sobre os hábitos das pessoas de sucesso, e um deles é ler, além de sempre estudar e se qualificar. As pessoas bem sucedidas nunca param de aprender.

Estudar (novos assuntos ou aperfeiçoar assuntos já dominados) e ler são hábitos que todas as pessoas deveriam adotar para o seu dia a dia. Você sabia que existem estudos que comprovam que ler aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor? E assim como qualquer exercício físico, que devemos fazer para cuidar do corpo, devemos ler e estudar para exercitar o cérebro.

Ler transforma e deixa a pessoa mais criativa. Afinal, quantos “mundos” novos conhecemos ao abrir um livro, não é mesmo?

Aqui no blog você já aprendeu algumas dicas para planejar seus estudos e também como manter o foco no aprendizado. Porém hoje vamos aprender algo novo: como aprender melhor. Estudar, muitos estudam, mas será que estão realmente aprendendo?

Separe os assuntos que você mais tem dificuldade

Não deixe de lado um assunto só porque não entendeu. Procure novos artigos, novas fontes, livros ou vídeos. Toda informação pode ajudar, basta procurar e se dedicar. Não desista até aprender totalmente. Um assunto não compreendido não se fixa na memória. Além disso, compreender um conteúdo agora o ajudará a entender melhor todo o resto do assunto a longo prazo.

Estude pouco, mas estude sempre

Não tem tanto tempo assim para estudar? Nem pense em desistir por este motivo. É melhor estudar pouco e estudar todos os dias, do que não estudar ou estudar pouco apenas um dia. Além de ajudar a criar o hábito de estudar diariamente – isso vai fazer com que você se acostume a tirar alguns minutos ou horas do dia para se dedicar aos estudos – estudar um pouco por dia também facilita o processo de memorização e aprendizado. Não importa quanto tempo você tem, quanto mais estudar melhor.

Pratique o que você aprende

Sempre que for possível, pratique o que você aprende. Aprendeu um novo assunto de matemática? Faça os cálculos e os exercícios. Aprendeu novas lições de português? Escreva! Saiba que quanto mais você praticar, mais fácil você irá compreender o conteúdo e memorizá-lo.

Estude de várias maneiras

Está estudando o idioma inglês? Que tal aproveitar para ver aquele filme ou seriado que tanto gosta para tirar a legenda? Outra ideia é ensinar o conteúdo que você está estudando para alguém que ainda não aprendeu. Isso faz com que você compreenda e memorize o assunto mais rápido. Estude com amigos, sozinho, em casa ou no parque. Estudar em lugares e de maneiras diferentes faz com que você não canse ou enjoe deste hábito. Quanto mais você se envolver com os estudos, mais aprenderá a gostar.

Descubra qual o seu horário de estudos

Todo mundo tem um período em que rende mais nos estudos. Há quem prefira estudar à noite; hà quem veja mais resultados pela manhã; e hà também os que optam pelo meio da tarde. É claro que nem todos têm disponibilidade de escolher o horário que gostariam de estudar, mas se você puder, tente descobrir em qual horário está mais disposto e abuse dos estudos. Se não puder estudar no horário que mais tem “energia”, algumas dicas podem ajudar, como melhorar seu local de estudo tendo uma boa iluminação e pouco barulho.

Para descobrir qual é o seu horário mais produtivo, basta estudar em diversos horários. Analise bem em qual período você se sente menos cansado, e como fica sua concentração e memorização nesses horários.

Coisas que podem prejudicar o aprendizado

Estresse
Sono
Má alimentação
Distrações (barulhos e objetos podem atrapalhar)

Coisas que podem facilitar o aprendizado

Atividades físicas
Alimentação equilibrada
Banho relaxante
Contato com a natureza

Que tal começar agora mesmo a aprender melhor? Estude um novo assunto ou melhore o que você já domina! Já pensou em fazer um curso de gastronomia e testar uma nova receita? Toda forma de aprendizado é bem-vinda! E que tal estudar sobre o meio ambiente? O mundo agradece seu conhecimento! Com a Prime Cursos você pode fazer vários cursos online, no horário que você desejar! Faça o seu cadastro gratuito em nosso site e comece agora mesmo a praticar o que você acabou de aprender com o artigo de hoje!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para aprender mais e melhor:

Gostou das dicas? Deixe seu comentário!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

44 Comentários

  1. Ótimo!. Gostei e muito. Ser cadastrado na prime cursos é legal para receber dicas importantes.
    Eu que gosto de aprender, estudo pela manhã.

    1. Ney Ramos_L de Oliveira disse:

      Gosto de aprender ter novas ideias

  2. ELIANE SOUZA DA CRUZ disse:

    Estou adorando as dicas do Prime Cursos, está me ajudando muito.
    Todos estão de parabéns.

    Obrigada!

  3. Belindo Punguane disse:

    ola boa tarde, gostei do artigo mas pra quem esta fora do brasil como pode receber certificado. Meu caso em Moçambique

  4. Maria Euridice Rodrigues dos santos disse:

    Gostei das dicas

  5. Gostei das dicas e gostaria de continuar recebendo, pois eu tenho, muita dificuldades de aprendizagem.

  6. fatima freitas disse:

    Muito grata pelas orientações.parabéns!!! a equipe.

  7. E muito bom pois estou sem fazer nada. Estou aposentado sera muito ótimo

  8. Bom dia. Obrigado pela dica. Sabe? Sempre gostei muito de ler, mas infelizmente, das vezes que usei este meu gosto pelo hábito de ler para estudar e prestar concurso público, ainda não passei em nenhum. Sempre me esbarro na matemática?.

    Grato

    Carlos

  9. Estou naprendendo muito com a Prime, adoro as sugestoões de leitura

  10. thiago souza disse:

    Adorei o estimulo que vocês dão aos alunos, li e deu-me mais auto-estima.
    obrigado Equipe da Prime

  11. edmonica silva disse:

    Muito bom mermo grata por saber que cada pessoa tem um horário de estudar, pensava que como desdê a minha infância minha mãe falava que o melhor horário para estudar era bem cedinho tipo 4:30 da manhã d venho fracassado nos estudo,agora vou descobrir qual o meu horário de estudo e pegar firme.
    Valeu equipe

  12. Antonio de Sousa Mota disse:

    Gostei da dica gosto estudar à noite é melhor pra mim, só que a miha internet não ajuda muito por isso ficou um pouco complicado mais estou lendo os assuntos estudados.

  13. Obrigada a equipe pelo apoio e um assunto muito importante gostei da dica eu adoro ler só não aguento ficar de frente no computador prefiro os impressos ou apostilas para que posso fazer anotações das minhas opiniões um abraço FÁTIMA RAMOS

  14. Boa tarde!
    Quero parabenizar a vocês pelas dicas que são muito úteis.
    A abordagem e de forma clara e precisa, devo confessar que cada tema tem me ajudado muito.
    Continuem fazendo esse excelente trabalho e ajudando a tantas pessoas.

    Edlene

  15. Wilson Roberto Bernardes da Silva disse:

    Boa tarde!
    Sempre mais informações e algumas dicas ajudam no aprendizado. Se erra menos e acelera o entendimento do que está estudando.

    Parabéns!

  16. Joyce Rodrigues de Andrade disse:

    Tbem gostei da sugestao

  17. Gostei da dica Obgda a equipe tá de parabéns!!!! Estudo a noite qdo tenho tempo, como n tenho Internet em ksa eu salvo conteúdo q quero ler e a noite qdo chego do curso dar ler um pouco

    1. Prime Cursos disse:

      Bom dia Ana, tudo bem?
      É isso mesmo, o importante é estudar. Parabéns!
      E fique a vontade para fazer quantos cursos desejar em nosso site, ok?
      Desejamos a você MUITO SUCESSO!
      Prime Cursos

  18. Boa tarde gostei muito obrigada pelas dicas. Adoro ler isso me deixa bem. Parabens

  19. Obrigada pela dica, é muito bom aprender com vcs. A prime tem cursos ótimos.

  20. Isabel Cristina Luis dos Santos​ disse:

    Boa noite iniciei a pouco tempo mas estou gostando.

  21. Fernando Npoloque disse:

    Gratificante estas dicas para o aprendizado e crecser em conhecimentos.

  22. Edson Manoel Vieira disse:

    Olá, ótima tarde!
    Em primeiro ponto quero ser totalmente grato a prime cursos pelas dicas de incentivo e apoio, seja pelo site ou pelo blog. Deixo aqui minha eterna gratidão pelo investimento que a prime cursos faz pelo ser humano sem fazer distinção das reais condições do indivíduo.

  23. Gostei de me cadastrar na Primer, muitas dicas excelente para o meu aprendizado.
    Obrigado a esta equipe maravilhosa.

  24. JORGE SALOMÃO DO AMARAL disse:

    Eu sempre estou acompanhando as informações e dicas da Prime cursos e só quero agradecer a vocês por isso. São dicas muito importantes para podermos seguir e se aperfeiçoar em alguma área do conhecimento. Muito obrigado pessoal.

  25. Maria Lucia de Sousa disse:

    Amo seus vídeos e suas dicas. Gostaria de dicas para ser um bom empreendedor.

  26. Maria do socorro sobral matos disse:

    boa tarde
    nem sei mesmo quando comecei a receber informações do prime cursos. mas, hj parei e li todos e estou muito agradecida a equipe. pq cada informação. Me fez perceber o quanto o conhecimento. Agradeco e quero continuar recebendo

  27. Vces sao incrivel o meu curso exige uma boa leitura e criar o habito, agradeço ai ao grupo pela dica.

  28. Jonathan P. C. Coelho disse:

    Excelente as dicas que estão enviando por e-mail, estou adorando esse site, sempre é ótimo receber incentivos e acredito que a primer cursos está indo no caminho certo.

  29. Rainer Vitor disse:

    Dicas excelentes! Parabéns a equipe responsável pela Prime Cursos, realmente estas dicas estão sendo de muita utilidade.

  30. Amei as dicas, estão me ajudando muito.
    att,
    Edna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.