Mindfulness pode melhorar a concentração

Quantas vezes você já pensou ou falou a frase “PARE E CONCENTRE-SE!” para si mesmo no meio da rotina de trabalho ou estudos? Pois é, com toda a distração que o mundo moderno traz, está cada dia mais difícil se concentrar. Por mais que muitas coisas possam ser feitas no modo automático, algumas precisam de muita atenção e concentração.

No ano de 2000 as pessoas se concentravam completamente por 12 segundos, de acordo com uma pesquisa recente. Em 2015, esse tempo caiu para apenas 8.25 segundos. O estudo constata, para comparação, que um peixe dourado se concentra por cerca de 9 segundos. Ou seja, o tempo de concentração total dos humanos está menor do que o de um peixe dourado.

Além disso, passamos mais ou menos onze minutos no máximo concentrados em uma atividade antes que alguém nos interrompa, segundo as estatísticas. E, se ninguém nos atrapalha, nós mesmos nos desconectamos. Para piorar, cada momento de distração faz com que se leve entre 10 a 20 minutos para recomeçar a atividade.

Dica: enquanto lê o artigo, que tal ouvir uma música relaxante?

Infelizmente, não estamos mais acostumados com o presente. Nosso corpo está aqui, mas nossa mente não. Estamos viciados em ficar constantemente conectados e atualizados, que até nos esquecemos do mais importante: nos conectar com nós mesmos. Nos acostumamos com esse agito diário, essa correria, esse mundo de distrações, e por isso não conseguimos mais viver no presente. Você consegue, por exemplo, ficar um único minuto sem pensar em nada? Quando não tem nada para fazer, você pensa em meditar, respirar profundamente e relaxar, ou já está buscando alguma distração?

Concentrar-se parecer algo tão simples, não é mesmo? Porém, na era digital ser plenamente consciente do que está ocorrendo aqui e agora é um desafio. E a falta da concentração não faz apenas com que a produtividade no trabalho e nos estudos desapareça. As distrações e o excesso de informação podem produzir estresse e ansiedade, além do sentimento de estar sempre atrasado e não ter tempo para nada.

Com a correria e o estresse do dia a dia, é comum observar que as pessoas tentam fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, porém no fim, acabam fazendo muito menos. O famoso e tentador multitasking (ato de realizar várias coisas ao mesmo tempo) não funciona para todos. O ideal mesmo é focar e se concentrar em uma única tarefa, sempre priorizando a qualidade, não a quantidade.

Os budistas já sabiam há mais de dois mil anos – de acordo com pesquisas científicas – que além de ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, um estado de atenção consciente pode melhorar a criatividade, sendo possível avaliar e julgar as situações com mais clareza, desfrutar do que estamos fazendo e aumentar a resistência emocional.

Mas como podemos mudar isso? O que podemos fazer para obter concentração e foco total no que estamos fazendo?

Se você já é nosso leitor, provavelmente já viu nosso artigo com dicas para melhorar a concentração com a neurociência. Se ainda não viu, leia, e tente adotar alguns hábitos para a sua vida, pois podem melhorar muito sua concentração. Além disso, hoje vamos te ensinar a prática de mindfulness.

O que é mindfulness?

A mindfulness é a técnica de atenção plena, e pode ser uma excelente maneira de aumentar a concentração. Com alguns exercícios é possível treinar a consciência para que, sempre que você estiver desatento, perceba, pare, e consiga redirecionar a atenção. O treino de atenção plena deve ser frequente, pois assim você conseguirá provocar a neuroplasticidade – adaptação do cérebro – e fazer com que “voltar ao foco” se torne um hábito.

“A atenção é um músculo que deve ser treinado”

Assim como treinamos os músculos, também devemos treinar a atenção, para que seja fortalecida e não atrofiada. Os resultados aparecem com o tempo, por isso a importância de treinar diariamente.

O objetivo é que você comece a prestar atenção no que está fazendo, ou melhor, em TUDO o que está fazendo, seja estudar, comer, se exercitar ou ler um livro. Concentre-se em cada atividade do seu dia. Faça as coisas com calma, e mantenha-se no presente. Observe tudo, sempre respirando profundamente. Se alguma distração, pensamento ou preocupação vier à tona, simplesmente deixe passar, sem se prender ou julgar, e volte à sua atividade com concentração. Finalize o que começou.

Durante a pausa do trabalho ou dos estudos, se afaste do computador, da TV, do tablet e até do smartphone. Sente-se por um momento e perceba as sensações em seu corpo e mente. Aprenda a relaxar.

Sempre que se sentir ansioso ou estressado, pare, respire, e tente meditar por alguns minutos. Coloque uma música relaxante ou apenas respire fundo e concentre-se apenas na sua respiração.

“SOMENTE O HOJE.
SEM O PESO DO ONTEM.
SEM A ANSIEDADE DO AMANHÃ.”

Aprenda a viver o agora. Que horas são? Que dia é hoje? Concentre-se no momento atual. Faça tudo com calma e sempre priorize a qualidade. Teste, e nos conte se está conseguindo melhorar sua  concentração. Não se pressione se não conseguir agora: faça aos poucos, mas não deixe de praticar. Os benefícios irão aparecer!

Esperamos que as dicas possam ajudar. Se gostou do artigo, não se esqueça de deixar um comentário!

Prime Cursos

 


Stories

Posts Recentes

  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…

Posts Similares

543 Comentários

  1. Obrigado!

    Mande mais sobre esse assunto.

    1. Ana Isabel Souto Amado Miranda Semedo disse:

      Gostei imenso disto. Vou fazer este exercício todos os dias. Obrigada

      1. Achei muito interessante,vou praticar mais

    2. Alexandre Damásio disse:

      Vou tentar fazer um pouco mais obrigado

    3. Cleusa Carvalho Monteiro disse:

      O texto veio em boa hora, estou precisando muito aprender me concentrar.

      Obrigada.

    4. Carlos Alberto Reis Vieira disse:

      Sim, perfeito, pode sempre.

    5. Muito bom esse artigo , percebi faço tudo no automático sem perceber e achava que estava concentrada

    6. Geise Helena Vieira dos Santos disse:

      Gostei muito do artigo. Ótimas dicas. Também concordo que excesso de informações nos deixa estressados. Bem, pelo menos comigo é assim. Quando mandam muitos vídeos e fotos no zap z, enves de me deixar contente me estressa.

    7. Maravilhoso,vou tentar e começa a concentração. Tenho certeza que irá valer a pena.

    8. Muito interessante. Vou pôr em prática. Depois conto o resultado. Muito grata.

    9. Ótimo ! isso e excelente para quem procura uma vida mais equilibrada e mais produtiva! meus parabéns!

    10. Muito obrigado pelo artigo realmente precisamos desacelerar um pouco para pensar um pouco no aqui agora pois o passado já se foi o futuro é incerto somente o presente está aqui agora

      1. Washington Luis Nascimento da Silva disse:

        Otimo! goste.

    11. Sem dúvida as dicas são excelentes porque de fato funciona, eu faço o memorando e o exercício baseado nas orientações bíblicas realmente funciona

    12. Maria José Barbosa disse:

      Gostei muito do artigo, e muito útil p mim, essas dicas, embora ja tenha conhecimento é sempre bom relembrar e acrescentar algo novo, me fortalece

    13. Gostei muito do artigo, da dica. Pode continuar mandando dicas? Estamos sempre precisando de boas dicas.
      Obrigada!!!

    14. Evandro Martiniano de Melo disse:

      Sou motorista de carreta minha concentração e bem a apurada mas essa reflexão para relaxar nas horas vagas é muito gratificante para a tensão física e mental

    15. meneia fernandes Feminino disse:

      gostei muito no momento estou precisando me concentrar pra estudar

    16. Nilce Brandão Stadler Vieira disse:

      Maravilhoso. Gosto muito dos cursos da prime cursos .São maravilhosos
      Espero que envie mais .Amei
      Gratidão

    17. Hudson Melo do Nascimento disse:

      Muito bom, vou seguir as orientaçães.

    18. Hudson Melo do Nascimento disse:

      Muito bom, vou seguir as orientaçães.

    19. Adorei isso ! é muito importante lê sempre algo que constrói a sabedoria sempre…

    20. Jane Teixeira de Souza disse:

      Obrigado, muito ansiosa precisando muito de me concentrar.

    21. Gilmar Aparecido Pedroso de Morais disse:

      Obrigado pela dica é muito valiosa certamente!

    22. CELISE VIEIRA disse:

      Muito bom o texto, já fiz algumas vezes mas como tudo na vida precisamos de disciplina até para parar,respirar e meditar, mas com certeza faz muito bem a nossa vida em todos os sentidos, precisamos praticar sempre. Obrigado

  2. Bom dia. Gostei muito do artigo,vou procurar me exercitar com as orientações de vocês.Muito obrigada !!

  3. Ótimas dicas, vou tentar pratica-las!
    Muito obrigado, Marne

  4. Cezarina da Silva Almeida disse:

    Muito bom esse artigo é tudo que preciso aprender,sou muito desatenta e tenho uma enorme dificuldade para me concentrar.

    1. celia santana disse:

      ótimo texto, preciso colocar em prática urgente, obrigada.

  5. “Somente agora vou manter-me concentrada”, só o mentalizar esta frase já relaxei.
    O exercício e valido e me conecta a meu ser interior.

  6. Fatima Emiko Ito disse:

    sem dúvida uma excelente dica.

  7. Sensacional!!!! Favor me mande mais sobre este assunto!!!

  8. Élida Pinto da Vitória disse:

    Excelente proposta, relaxar; pois a ansiedade muitas vezes nos impede de vivermos o presente

  9. Aguinaldo Fernandes disse:

    ÓTIMO… VOU APRENDER Á RELAXAR E CONTER MEUS MIL PENSAMENTOS

  10. Erasmo Horácio Ferreira Frreira disse:

    Boa noite gostei do artigo muito bom

  11. Sergio Otávio disse:

    Muito bom, nos dias atuais sempre estamos com mil e uma tarefas ao mesmo tempo, com o tempo contra e a qualidade desabando. Realmente necessitamos nos “policiar” para focar e relaxar, ótima dica…

  12. Boa tarde, estava mesmo precisando ler algo sobre este assunto, veio na hora certa! Estou precisando mesmo melhorar minha atenção e eu já havia notado isto a alguns meses!

  13. Maria elizabete de Andrade disse:

    Nossa muito bom vou aprender me concentrar meu caso é urgente!!!!

  14. Kátia Sbaraini disse:

    Ótimo assunto, pode ser retomado mais vezes..

  15. Kátia Sbaraini disse:

    Ótimo assunto, pode ser retomado mais vezes..
    É algo que todos estamos vivendo e adoecendo com essa situação.

  16. Francisco de Assis Silva de Oliveira disse:

    Excelente comentário. Vou fazer esse treinamento.
    Muito obrigado!

  17. Luiz Oliveira disse:

    Tenho buscado conhecimento na área de PNL, as vezes adentro na física quântica, sempre procurando melhorar meu desempenho, minha qualidade de vida pessoal e profissional. Agradeço pelo passo que deram, pela ajuda, pois a essência do artigo apresentado é proporcionar qualidade a todos, fico grato!

  18. Adilson de Oliveira Quintela disse:

    Excelente texto de concentração!

  19. Laís Ribeiro disse:

    As dicas foram excelentes mesmo. Que tal indicar a prática de um desses métodos de mindfulness por semana? Poderiam criar um desafio de 4 semanas de prática. Acho que isso seria uma ideia bem bacana, vocês não acham?

    1. Prime Cursos disse:

      Olá Laís, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário e pela sugestão, iremos avaliar e se possível, faremos sim! 🙂
      Prime Cursos

  20. Francisco Parente disse:

    A concentração é essencial ao sucesso em qualquer área da vida.

  21. Gilmar Sousa disse:

    Sem dúvidas, essas são as maneiras das quais o ser humano pode usar em beneficio de sua saúde em melhoria nas suas atividades no dia a dia. Estudos, trabalhos, esportes, competições, no educar, no dirigir e no tudo. A concentração é tudo na nossa vida. Parabéns ao artigo, muito bom…

  22. Mútuo bom mesmo temos que ter um tempo para nosso celebro.

  23. Gilzelia Santana disse:

    Excelente, o texto. Eu me enquadro no perfil de pessoas que desenvolvem diversas tarefas ao mesmo tempo, por ser Secretária de um setor de Finanças do Estado. kkkk
    Muito obrigada.

  24. Chrystianno Vitorino disse:

    Muito bom dia
    Ótimo, adorei, meditar, relaxar, já tive um AVC aos 18 anos de idade hj tenho 27, vou tomar esse artigo como um exercício permanente para mim, muito obrigado, mande mais

  25. Rosana Mendes disse:

    Muito bom!

    Realmente não damos conta disso!

  26. Robson Sousa de Andrade disse:

    Vivo diariamente uma correria alucinante ,essas orientações vinheram em uma boa hora vou colocá-las em prática .

    1. Muito boa dica!!! preciso por em prática!!!

  27. Rosalina Pereira disse:

    ótimo artigo. Hoje mais do que nunca precisamos aprender a nos concentrarmos pois as distrações são inúmeras e nos atrapalham a viver o presente. Vivemos sempre no passado ou no futuro. Vou lutar mais para me concentrar no presente.

  28. Renata Souza disse:

    Gostei muito vou tentar exercitar preciso muito de concentração nos estudos

  29. Edileuza leal disse:

    Nossa como é maravilhoso esse artigo amei

  30. Raimunda Nazaré da Silva disse:

    Boa noite! Gostei muito das dicas.

  31. Geraldo Martins Gomes disse:

    Bom dia!

    Perfeito! Gostei da matéria,pretendo seguir os seus conselhos,espero que me ajude na minha concentração. Muito obrigado.Continuem mandando matérias boas como esta

  32. Fabio Vianna disse:

    Ótima dica. Obrigado!!
    É o que eu estava precisando realmente.
    Já comecei a praticar.

  33. moises alves nogueira nogueira disse:

    Sempre proporcionando coisas boas as pessoas .
    Parabens!

  34. Ótimas dicas. O mundo precisa ser assim. Nos humanos a vida

  35. Renilze de Barros Albuquerque dos Santos Ferreira disse:

    Muito bom!!!
    Não basta saber, é preciso colocar em prática!!!
    A música proposta com fundo musical é belíssima.

  36. É muito bom a prática, precisamos de ambiente, o espaço cada vez menor
    Precisamos ir para a Natureza.
    Montanhas, mar, afinal paz e tranquilidade
    Muito obrigada.

  37. Edilson Pentean disse:

    Bom dia,
    Nossa, veio a calhar esse artigo. Estou em uma fase onde com 54 anos acabei de perder o emprego, estou me virando com alguns trabalhos que estão aparecendo, sou engenheiro eletricista e também trabalho como profissional liberal, mas minha concentração está péssima, com ansiedades e preocupações que estão tirando meu pouco sono.

  38. O homém deixou de ser “humano” para ser tornar um máquina de trabalho para enriquecer a si mesmo e aos outros, esquecendo-se do principal que é viver.

  39. Marilia das Graças Nascimento Maruyama disse:

    Muito esclarecedor esse artigo.

  40. Maurício Costa disse:

    Excelente artigo, muito útil. Descreve bem a nossa agitação diária e a necessidade urgente de ter foco, calma e principalmente concentração na qualidade do que se faz.

  41. Gina Fidélix disse:

    Se concentrar no meio do caos que muitas vezes estamos vivendo é um árduo trabalho. Porém possível!? Quero acreditar que sim.

  42. Precisava ler algo nesse sentido. Estão de parabéns pelo artigo!

  43. Edificante.
    precisamos nos concentrar mais no hoje.

  44. Ótimo artigo vivemos numa correria que as vezes nem observamos a nossa própria respiração o quanto é importante para voltar a concentrar-se. Obrigada.

  45. Parabéns pelo ótimo artigo e obrigado pelas dicas.

  46. Parabéns pelo ótimo artigo e obrigado pelas dicas.

  47. Nelson Losso disse:

    Oi Gente, costumo marcar hora em algumas coisas que faço, por exemplo: ao tomar o meu café da manhã o faço em 10 mtos. e se termino
    antes só saio da mesa ao completar os dez minutos e assim faço ao fazer alongamento ou
    corrida que pratico, sempre com hora marcada
    e só paro quando atinjo o tempo que limitei, não
    é interessante! e também nunca ultrapasso viu.
    Espero ter ajudado

  48. Cláudio Jesus Andrade disse:

    Parabéns pelo artigo!!!
    Esse pensamento sobre concentração me remete aos livros de Dale Carnegie, que fala a respeito de sua importância.

  49. Gostei muito!! Mande mais matérias sobre o assunto. Ah! Dicas também. Adorei essas, vou praticar

  50. Maria Luiza Carrara Goulart disse:

    Adorei. Não tenho esse hábito e realmente, me desconcentro com facilidade. Para mim será muito útil. Obrigada.

  51. Adorei era tudo que eu precisava! Muito obrigada

  52. Muito bom! Parabéns!
    Este mundo que vivemos está consumindo as pessoas de tal forma que as vezes perdemos a nossa verdadeira essência como seres humanos e capazes de transformar o meio a sociedade em que vivemos. Precisamos cuida da mente e do corpo para uma vida plena em harmonia com a nutureza humana e o meio ambiente em busca de paz para este mundo tão agitado.

  53. Wilton de Moura disse:

    técnica e muito boa e se colocamos em pratica, iremos ter um bom desenvolvimento mental!

  54. Viviane Barbosa dos Santos Carvalho disse:

    Nossa isso é verdade, eu não consigo mais me concentrar, minha concentração de quando eu era adolescente era muito melhor do que agora, com 26 anos.

  55. Felipe Apolinário Lopes disse:

    Muito bom

    Conteúdo absorvido e se enquadra muito bem nos dias atuais.

  56. Muito bom! Precisando mesmo! Vou treinar minha mente pra aprender mais, concentrar mais e viver melhor!
    Parabéns pela iniciativa!

  57. Jaciara Monteiro disse:

    Adorei as dicas! Vou praticar.

  58. Marcílio Lopes Silva disse:

    Poxa show. Eu costumo estudar escutando uma música suave, é muito relaxante. Gostei da sugestão, é bem apropriada. Muitas vezes com certeza precisamos largar o que estamos fazendo é parar, tentar ouvir os pássaros, o que está ao redor. Muito obrigado pela sugestão.

  59. João Francisco Alves disse:

    Muito útil e motivador. Necessário praticar e buscar melhor posicionamento.

  60. Simone Miranda Ramos disse:

    Obrigada, me vi nesse artigo, sempre a mil por hora. Irei tentar.

  61. Sandra Regina Santos werling disse:

    Preciso muito disso,
    Obrigado!

  62. Muito gratificante, realmente salvou meu dia!
    e ainda com esse fundo musical já aderir.

  63. Ana Isabel Souto Amado Miranda Semedo disse:

    Obrigada pelo artigo. Gostei imenso e quero ter acesso a mais deste gênero.

  64. O hábito cria rotinas saudáveis. Quando conseguimos criar rotinas saudáveis tudo muda. Muito grato pelo seu e-mail. Gostei muito. Boa noite.

  65. Iran Ribas Pires disse:

    formidável, estou muito a precisar ter o habito da pratica de me concentrar acho isso super dificil, mas agora sei que é possível, muito obrigadooo!!!

  66. Anderson Alves disse:

    Textos sempre agradáveis de ler e muito interessantes, que nos transmitem coisas simples que havíamos esquecido – e é sempre bom ser lembrado…

  67. Adorei. Estava precisando, aliás muitas pessoas estão precisando. Estamos continuamente sendo massacrados por uma rotina acelerada e que nos pressiona a superar todas as expectativas imposta por uma sociedade que sofre da doença do capitalismo. Esquecemos a nossa essência.

  68. silvia regina capozzoli disse:

    bom dia adorei o artigo vou praticar é sempre bom ter boa concentração pois vivemos dias muito agitados.obrigada muito bom.

  69. edmary sena de carvalho disse:

    Obrigada mande mas souber esse assunto muito bom

  70. edmary sena de carvalho disse:

    Obrigada esse assunto muito bom

  71. Sonia Maria Pereira Solart disse:

    Parabéns!!! Aula ótima…

  72. Tânia Mara dos Santos disse:

    Artigo muito bom. Vou começar a praticar!

  73. NANCY FERNANDES SILVA DE OLIVEIRA disse:

    O artigo veio na hora certa, muito útil, estava precisando ler isso pois me perguntava o que fazer para me concentrar.
    Parabéns pela abordagem deste assunto.

  74. Sandra Barros disse:

    Excelente! Parabéns pelo artigo! Obrigado pelas dicas.

  75. Fiquei escutando a música relaxante a manhã inteira. Escrevam mais sobre técnicas de como tornar possível exercitar o “agora”, como lidar com ansiedade… obrigada!

  76. Gizela Santos Zanutto disse:

    Muito interessantes, vou tentar praticar, obrigado.

  77. Marta Virgens disse:

    Gostei muito do artigo, vou tentar praticar.

  78. Fábio Mesquita disse:

    Agradeço pela matéria.
    Veio no momento certo, pois tenho tido dificuldades em me concentrar. Manter o foco tem sido um problema! Vou seguir as dicas.
    Gostaria que me enviassem textos como este.
    Saudações cordiais.

  79. Muito interessante e útil. Aplicavel em várias situações. Muito obrigada.

  80. Robson Godoy disse:

    Otimo o conteudo, exatamente oq eu preciso….

  81. Muito interessante! Nunca tinha ouvido falar desse mindfulness

  82. Marilza SImão Santos disse:

    Boa Noite!!!
    Muito bom o artigo!!!
    Amei!!

  83. WILLIAM FERNANDES DE FREITAS disse:

    Muito bom texto…música bem ralachante…

  84. Nilson de Souza Teixeira disse:

    Excelente artigo para o presente século. Oxalá todos os que estão tendo acesso à essa receita tão simples, porém, de muito valor para os que assim praticarem. Meu email já está disponível para outros artigos.

  85. Muito bom, amei o artigo.
    Veio no momento certo.

  86. Ótima matéria ,nesse mundo de agitações é importante manter o equilíbrio, pois até as maquinas param imagine o ser humano! Gostei muito mesmo.

  87. Glaucio Navarro disse:

    Genial, vou procurar colocar em prática, com certeza será muito bom!
    Valeu!!

  88. Bom dia!
    ótimo comentário. na verdade temos que ter equilíbrio nesse mundo tão agitado ate mesmo as maquinas param imaginem os seres humanos.

  89. Edimil de Jesus Pereira disse:

    estou precisando muito, porque a correria e demais

  90. Aimberê Mascarenhas dos Santos disse:

    Agradeço pelo conhecimento deste mister.

  91. Roni Martins disse:

    Perfeito! Auto-observação é um ato de atenção dirigida para dentro, é o que nos permite mudarmos interiormente. Isto somente será possivel se conseguirmos silenciar nossa mente e evitarmos conversas internas, podendo então realizarmos a observação do que se passa dentro de nós e, ao mesmo tempo, ter total atenção no mundo exterior e ao que estamos fazendo naquele determinado momento. Com a auto-observação teremos muito mais atenção e concentração naquilo que estamos fazendo. A ideia consiste em estar alerta aos seus pensamentos e emoções, como um observador. Por que estou tendo estes pensamentos? Por que estas emoções estão emergindo nesta determinada situação?

  92. Nos dia que vivemos é muito difícil se concentrar mas para não enlouquecer precisamos mesmo aprender. Pois só com essas dicas para conseguir melhora um pouco aqualida de nossa vida.

  93. Muito interessantes as dicas ! e a música de fundo ajudou bastante ! Obrigada ! Particularmente, acho que essa dificuldade é um mal gravíssimo pra nós

  94. Dayane F Machado disse:

    Adorei o artigo! Parabéns pessoal!

    1. Vera Lúcia eu tenho muita dificuldade para consertar também isso vai me ajudar bastante

  95. Alinete Xavier disse:

    Muito bom! Vou começar a praticar hoje mesmo!
    Sem contar que as músicas para concentração auxiliam bastante nesses momentos em que precisamos dar uma pausa de tudo e nos conectarmos com nós mesmos. Vale muito à pena tentar!!!

  96. EleniceRamos disse:

    o artigo e muito bom tenho muita dificuldades de concentrar estarei praticando obrigado

  97. Valter Carneiro disse:

    Gostei muito do artigo. Vou procurar melhorar minha concentração com as dicas e informações.

  98. DAYANA ALMEIDA DOS REIS disse:

    Obrigada!

    Tenho extrema dificuldade em manter o foco.
    vou praticar.

  99. Lindaura Matavelli disse:

    Obrigada pelo e-mail. Estava tão angustiada com os problemas da faculdade e trabalho que esqueci de parar e respirar fundo. Valeu mesmo. Amei as dicas e vou pratica-las com certeza.

  100. Sandra Regina disse:

    muito bom,conhecimento nunca e demais

  101. Adorei, preciso muito! Obrigado pela dica!

  102. Marcelo Augusto disse:

    Nos tempos de hoje, precisamos relaxar e pensar mais antes de tomar qualquer atitude, muito boa esta meditação.Estou realmente precisando estudar e guardar algumas coisas na mente.

  103. FÁBIA SIQUEIRA BARROS DA CONCEIÇÃO disse:

    Essas questões de mente ainda são difíceis, visto que sou ansiosa a ponto de ter taquicardia caso ñ consiga dar conta das coisas diárias. confesso que sofro intimamente com isso. Pois sempre acho que ñ sou capaz de avançar para a conquistas dos projetos e sonhos. A falta de concentração me causou uma certa autoestima baixa. Gosto de ler, ouvir áudios e ver videos acerca daquilo que me desperta conhecimento. Mas, mts vezes me atrapalho em meus próprios pensamentos/questionamentos que turvam aquele momento sóbrio de concentração. Sempre sobre filhos, marido, casa, família em geral. Sou ansiosa e poderia até chamar desequilibrada, no sentido de não conseguir equilibrar e organizar meu tempo. O que por mts vezes me causa desânimo e me auto paralisa. Obrigada pelo texto

  104. vera França disse:

    Ótima dica!!! Adorei!!!
    Obrigado!!!

  105. Arilândia Amador de Sousa disse:

    Bom dia!
    Amei o texto, estava precisando dessas orientações.
    Tenho muita dificuldade de concentração, visto o cansaço do excesso de trabalho, penso assim.
    Muito obrigada pela matéria.
    Um abraço.

  106. maria de fatima disse:

    excelente artigo, com certeza estarei praticando.

  107. Gosto muito desse assunto é gostei das dicas!

  108. Sonia Thandy Matlonhana disse:

    Muito! Obrigada.Pelo artigo demonstra a necessidade de foco durante o exercicio de qualquer actividade. Bem hajam

  109. Maria Inês Araujo disse:

    Um dos maiores problemas da humanidade nos dias atuais é a agitação e a falta de tempo para a contemplação da realidade. A agitação que a vida moderna provoca nos homens coloca grandes barreiras para a apreciação das pequenas coisas presentes nas grandes realizações ou das grandes coisas presentes nas pequenas realizações diárias.
    O artigo é instigante, leva a reflexão do viver moderno.

  110. Ivo Cardoso. disse:

    O artigo retrata a realidade vivida por grande parcela da população mundial.
    Ansiedade e falta de concentração são nossos maiores limitadores.
    Ótimas dicas.
    Obrigado.

  111. o texto e ótimo,pena que não e sempre que temos tempo pra nos mesmo. Eu por exemplo tenho um dia bem corrido,então depois que li esse artigo, percebi que realmente precisamos nos da um pouco mais de tempo.

  112. Lorena Franciscon disse:

    Um tema de grande utilidade.
    Espero que continuem a publicar artigos assim, são muito bons!

    Como sempre, a Prime se preocupando com os alunos e leitores.
    Parabéns!!

  113. Thaynara Paola disse:

    Na correria do dia dia não nos damos conta de como vamos perdendo o poder de concentração e foco! Texto ótimo para refletir e buscar “treinar este músculo” de tanta importância.

  114. Arnaldo Gonzaga da Silva disse:

    Brigado gostei muito vou tentar praticar pois estou precisando muito!!

  115. Rita de cassia Ribeiro disse:

    Adorei muito bom artigo obrigado por compartilhar.

  116. Soraya Pires Olivieri disse:

    Obrigada por este excelente artigo.

  117. José Batista Corrêa disse:

    Muito interessante o assunto sobre concentração e o agora.
    Preocupações é o que mais acaba com a concentração

  118. dica muito boa, gostei do artigo. por favor mande mais.

  119. Marlene Fabricante disse:

    Bom dia. Ja faz tempo que eu não consigo ler um livro. Nem artigos. HOJE EU CONSEGUI LER ESTE ARTIGO ATÉ O FINAL… Consegui concentrar e continuar lendo… Vou continuar… Quando eu começo ler algo lembro que tenho que fazer algo e dai tem outra coisa quando vejo não consegui terminar de ler o que eu havia começado…

  120. joselita pedro disse:

    Adorei essa matéria,muito interessante. obrigado.

  121. O artigo é muito útil, adorei! É disso que preciso.

  122. Gostei muito das dicas.
    Tentarei colocar em prática.

  123. ERILSON OLIVEIRA DA SILVA disse:

    Mindfullness é uma técnica necessária pro mundo do consumismo.

  124. Ana Maria Simões disse:

    Obrigado pelo estimulo.Preciso muito relaxar.São muitas as demandas

  125. Maria Helena disse:

    Achei muito interessante esse artigo, gostaria que enviasse mais sobre o assunto. Obrigada

  126. Obrigado pelo conteúdo!
    Realmente é uma questão muito importante para este tempo. A concentração se tornou um alvo quase que inatingível neste tempo moderno. Acho que quase todos sofremos com isso! Vamos recuperar!

  127. Márcio Pereira disse:

    Ótimas dicas…irei coloca-las em prática.

  128. Gostei muito da matéria. Preciso colocar em prática. Gratidão

  129. Matéria muito interessante e proveitosa. Obrigada.

  130. Maria das Graças Coutinho de Souza disse:

    excelente! irei colocar em pratica.

  131. Artigo interessante.
    Irei tentar fazer.

  132. Bruno Henrique disse:

    Muito show o artigo, espero que vocês postem mais sobre o assunto. Gostaria de deixar os parabéns a todos pela iniciativa!

  133. Bom dia!

    Gostei do artigo. Vou tentar seguir as dicas. Não consigo me concentrar e principalmente para estudar, tudo tira minha atenção.

  134. Parabéns, gostei muito desse Texto.Pode mandar mais.

  135. Adorei a materia! As dicas são infalível. Eu mesmo prático essas dicas sempre em tudo o que posso! QUERO RECEBER MAIS DICAS DE ASSUNTOS INTERESSANTES COMO ESSE.

  136. Adorei a materia! As dicas são infalível. Eu mesmo prático essas dicas sempre em tudo o que posso! QUERO RECEBER MAIS DICAS DE ASSUNTOS INTERESSANTES COMO ESSE!

  137. CÉSAR MURILO DA ROCHA disse:

    Como sempre vocês nos surpreendendo.
    Ótimas dicas. Vou colocá-las em prática.
    Obrigado.

  138. Marisa Medeiros disse:

    Parabéns pelas dicas.Estava precisando ler algo assim.Muito bom mesmo

  139. Excelente artigo, já fazia antes e tinha deixado, mas não com esses critérios. A dica fará me sentir melhor e poder desenvolver minhas atividades com mais qualidade e atenção.

  140. Marcia dos Santos Rodrigues disse:

    Bom dia! gostei muito do artigo, pois tinha o hábito de ouvir músicas muito agitado, sempre fui uma pessoa que se preocupava em deixar todos bem, mas depois que fiz o curso de valores humanos estou cada vez mais me aprimorando nos meus conhecimentos. Hoje consigo ler um livro ou um texto e compreender o que o autor que passar para o leitor.

  141. Adorei, vou começar por em pratica.Obrigada!

  142. Edvaldo Ramos disse:

    Prezado Bom Dia
    Gostei muito, continue enviando mais matérias sobre o assunto,

  143. Muito interessante. Vou buscar realizar estas técnicas. Gostei

  144. Parabéns pelo artigo vou procurar saber mais sobre o assunto e por em pratica . Obrigada

  145. Aprende muito com este artigo já estou a praticar. Obrigada por ajudar-me com este artigo

  146. Sue Schweighofer disse:

    Muito bom e prático. Veio em boa hora. Vou procurar praticar com frequencia, tenho certeza que vai ajudar. Obrigada 🙂

  147. Rosicler Alcantara disse:

    Texto muito bom, a correria do dia a dia tem feito com que percamos a concentração e com isso, nos tornemos impacientes. Vale a pena respirar e tentar focar nas atividades a serem feitas, viver o aqui e o agora.

  148. Maria Margarida Firmino da Costa disse:

    Ótimo, gostei muito. Parabéns esse artigo vai mim ajudar . Obrigada!

  149. MUITO OPORTUNO!!!!
    O passado já era… O futuro talvez nunca chegue… Só o que temos é o PRESENTE.
    Precisamos aprender a estar no aqui e agora.
    Grata pelo artigo.

  150. Artigo maravilhoso! Muito obrigado por isso!!

  151. Bom, dia! Gostei muito deste artigo, as vezes deixamos que os pensamentos nos distrai e deixamos de concentrar naquilo que estamos fazendo. Começarei a praticar. Obrigado.

  152. Sandra Joazeiro disse:

    Ok,gostei muito, vou começar a exercitat.

  153. Elenir Ferreira Gomes disse:

    Vivemos em uma época onde a tecnologia é o ápice atual. De fato somos beneficiados com ela. Entretanto, é uma faca de dois gumes: se por um lado somos agraciados pelo seu empenho extraordinário, por outro, sofremos pelas consequências da mesma. Tudo tem um limite. E a este devemos nos policiar, perceber quando ter que parar e respirar. Entender que a tecnologia é um instrumento para usarmos com cautela, sem nos prejudicar…

  154. Thiago Domingues de Siqueira disse:

    Ótimas dicas! Muito obrigado por compartilhar. Colocarei em prática agora.

  155. Leticia Maria de Feminino Costa disse:

    Treinarei, adorei o artigo.

  156. Sensacional o texto e os seus métodos . Parabéns, continue passando mais dicas, faz uma diferença enorme no nosso cotidiano.

  157. Selma Sanches R Roberto disse:

    Achei muito interessante o artigo, gostaria de receber outros. Vou praticar.

  158. Adorei.
    É um tema bem atual e bem pertinente, inclusive, é tema do meu trabalho de conclusão de curso de psicologia.
    Acabamos não notando nossa ações e o que esta acontecendo ao nosso redor e justamente por isso não compreendemos certos acontecimentos. Com a prática de mindfulness passamos ter maior consciencia e compreensão dos fatos, e tendo a habilidade de convidar os seus pensamentos intrusos a irem embora e concentrar-se no aqui e agora.

  159. Raimundo Aguiar disse:

    Muito bom. Gostei das dicas. Vou práticar. Obrigado

  160. excelentes dicas, parabéns para a equipe.

  161. Muito legal…gostei vou praticar mais.

  162. FABIOLA REAL NARCISO disse:

    Esse artigo me lembrou um livro que estou lendo chamado O PODER DO AGORA.

  163. Um peixe consegui pensar por mais tempo do que um ser humano, fiquei revoltado porém conformado. Tudo isso e verdade, estamos mais preocupados com o amanhã do que com o presente.

  164. Luan Gonçalves disse:

    Adorei ! Gostaria de saber mais

  165. Fabiano Cadorin disse:

    Ótimo artigo, estarei colocando empática
    Obrigado

  166. Muito Bom. Vou tentar pôr em prática.
    Porque estou com a memória muitíssimo fraca esquecendo de tudo e atenção então nem se fala.

  167. Muito Bom. Vou tentar pôr em prática.
    Porque estou com a memória muitíssimo fraca esquecendo de tudo e atenção então nem se fala.

    Obrigada pela dica

  168. Amei o texto, e a partir de hoje vou tirar um tempinho para eu relaxar.

    Muito obrigada pela dica!

  169. Maria Isaura disse:

    Nós já temos exercícios para tudo, porém essa chamada para a atenção é bacana pois quando fazemos parte de um processo, nunca damos a devida atenção para o meio e nos perdemos no devaneio e saímos do foco até imperceptivelmente.
    Muito bom. Você me ajudou sim.

  170. Dennis Silva disse:

    Preciso urgentemente praticar isso todos os dias.

  171. Muito obrigada por essas dicas, faz alguns dias que as recebi, mas, somente hoje tive um tempinho de folga para ler atentamente. Achei muito interessante !

  172. Achei excelente! Algo que realmente estou precisando. Vou realmente tentar pôr em prática!

  173. Naide nila dias disse:

    Gostei das dicas vou.comecar a e colocar em prática tenho uma série.de dificuldade.de concentração por ansiedade

  174. Muito boa a matéria, hoje em dia achamos que não temos tempo pra nada, mas na verdade, não é bem assim. Devemos ter ou arranjar tempo para nós mesmos.

  175. poderia ter um teste de perguntas para ver como a pessoa ta se saindo acho q seria interessante e emotivo

  176. Foi muito bom ter lido, me ajuddou muito.

  177. Diego Almeida disse:

    Ótima dica, vou praticar e volto para dizer como foi a minha tentativa

  178. TIAGO HONORATO DA SILVA disse:

    Tenho a mente bem despersa, não consigo me concentrar em nada é tudo tira minha atenção ??, isso é frustrante, principalmente quando se precisa muito estudar.

  179. Juan Prieto Araujo disse:

    Realmente eu tenho pouca concentração preciso praticar muito obrigado

  180. Juan Prieto Araujo disse:

    Realmente estou com baixa concentração preciso praticar muito obrigado

  181. Márcia Cristina Carraro dos Santos disse:

    Gostei muito desse artigo!!! Tenho uma dificuldade muito grande em concentração! Inclusive faço faculdade, e para mim estudar preciso de ambiente totalmente em silêncio, senão não consigo estudar, manter atenção, naquilo que estou estudando! Vou praticar essas orientações.Pois realmente minha vida é correria.

  182. monica bellegard disse:

    muito legal esse texto e mais legal ainda a sacada da prime de fazer uma abordagem com essa dinâmica … parabéns !

  183. Maria José Teixeira disse:

    Gostei muito mesmo, vou praticar todos os dias, nos dias de hoje esses conhecimentos são preciosidades…Obrigada por compartilharem!!

  184. Renato Alexandre disse:

    Muito bem!

    Parabéns pelo artigo, realmente atenção e a concentração é o que muitos hoje precisam, infelizmente a desculpa de muitos é que “estão sem tempo”, mas na verdade o que falta mesmo é a concentração naquilo que estamos fazendo hoje.

  185. Felício Paulo disse:

    De extrema importância para eu.

  186. Beatriz Dias disse:

    Gostaria de saber se quem tem deficit de atenção consegue melhorar com essa prática também.

  187. Muito bom…vou praticar sim…muito obrigada.

  188. Cleydson Santos de Souza disse:

    boa tarde a todos. agradeço por fazer parte dessa equipe. Tenho aprendido boas lições e praticado esses ensinamentos. Parabéns!!!

  189. Lucas Machado disse:

    Gostei muito da informação, obrigado!!!!

  190. Gelcimar Macena disse:

    Muito bom!

    Mande mais dicas sobre esse assunto.

  191. Fernando fraga disse:

    texto muito bom, e no exato momento que estou precisando muito obrigado.

  192. Ótimo artigo, gostei muito e colocarei em prática

  193. Excelente textos,vocês estão de parabéns pelos os artigos que tem postados.

  194. Socorro Fernandes disse:

    Obrigada pelo artigo, muito bom.. Deus abençoe Vocês!

    1. Elson Pereira de Paula disse:

      Gostei muito desse artigo vou procurar seguir as dicas, obrigado.

  195. Antonio Joais da Silva Santos disse:

    Gostaria muito, bem na hora essa dica, muito obrigado…

  196. Realmente, sempre acho que estou atrasada em relação a tudo e me torno cada vez mais ansiosa e tentando fazer várias coisas ao mesmo tempo e assim, me distraindo mais e mais com qualquer coisa. É tudo um efeito psicológico da era da informação rápida que estamos vivendo… Tentarei ter atenção e criar um hábito de treinar minha concentração. Temos que aprender a nos adaptar com isso e não sermos prejudicados. Obrigada!

  197. Cleo B. Andrade disse:

    maravilhoso! comecei a fazer um curso de mandalas para aprender a meditar. e estas dicas são fundamentais.

  198. Cleo B. Andrade disse:

    E logo, logo, estarei fazendo outro curso aqui no Primer Cursos. Exatamente por estar fazendo faculdade, trabalho e outras atribuições geradas pelos compromissos, que concentração e meditação ´torna-se primordial!

  199. Gercinéia Apontes disse:

    Gostei muito das dicas!
    Vou praticar os exercícios de concentração!!

  200. obrigada adorei muito gratificante , gostaria de receber mas e mas

  201. Bom dia! Como estava precisando de uma freada desta,ameivamos lar tentar ser melhor.Fote abraço!!!

  202. Aparecida dos Santos disse:

    Amei demais, com tantos problemas do dia a dia, as vezes é difícil se concentrar em alguma coisa, vou começar a praticar isso, excelente artigo, muito obrigada. Que música deliciosa e relaxante, adorei.

  203. Gostei muito ainda mais com a experiência da musica de fundo relaxante foi muito bom , Parabéns.

  204. Muito bom este material! Realmente o ser humano está se tornando vítima dele mesmo. Este exercicio é Muito propício para o momento em que vivemos!!

  205. Muito bom. Sou completamente destraida e ansiosa não consigo me concentrar em nada e e isso tem me prejudicado muito principalmente nos estudos. Não estou tendo um bom aproveitamento não consigo me concentrar nas aulas está tudo muito complicado. Começarei a fazer o que aqui me propôs é verei se tenho resultado. Desde já agradeço.

  206. RENATA GOMES disse:

    Muito, boom! Vai fazer a diferença no meu dia. Obrigada!!

  207. Rafael Selke disse:

    Muito bom, esse tipo de informação que nos falta no dia-a-dia.

  208. Solano Becker Moraes disse:

    Muito bom, vou começar agora mesmo!

  209. Interessante, não vejo por quê não testar.

  210. Antônio Júnior disse:

    Ótimo artigo… Pode mandar mais.

  211. Antonia da Silva Furtado da Silva disse:

    Ótimo!! Amei!!!

  212. Atenção !
    Foco !
    É indiferente pensar , pois cada ação humana é uma reação material . Dependendo de cada corpo e cotidiana estrada percorrida até o momento presente , tal esse desconhecido por milésimo de segundo outrora .
    É unicamente sem forma o que se forma na surpreendente imaginação assim existente .

    Renato Fernandes.

  213. Gostei muito. Sinto que isso me prejudica. preciso excercitar.

  214. Juraci Nunes Tito Neto disse:

    Ótima dicas, muito obrigado.

  215. Francisco Muniz disse:

    Percebi que isto ocorre comigo; estou fazendo algo ou talvez até conversando e mim distraio.

  216. Perfeito! tenho exatamente este problema, começo a estudar ou trabalhar e ja vem algo na mente, coisas pequenas que nao interfeririam em nada naquele momento. Sigo em busca do foco total! obrigado Prime!

  217. GILMAR DA SILVA LIMA disse:

    Muito bom, gostei muito
    Vou tentar isso, tenho muito problema de concentração, já tentei várias formas as vezes acho que é a correria diária que não sobra um tempinho pra pensar

  218. Ele tem, em tudo, razão: ” Não andeis ansiosos com o que haveis de comer e beber… com o dia de amanhã: basta a cada dia o seu próprio mal.
    “Dormir em nós mesmos”… torna o despertar melhor, e nos prepara para o trabalho nofuturo.

  219. ANA PAULA CLARO disse:

    Ótima matéria, adorei cada capítulo pois resumiu meu dia.
    Vou treinar com certeza, obrigada.

  220. Muitíssimo obrigado pelas dicas…Adorei

  221. Atilson Jonas Ndongla disse:

    Assunto mui interessante, nos dias de hoje o ser humano esta mais pegado no mundo virtual duque o físico.

  222. Amei essa publicação. Pura verdade. “SOMENTE O HOJE.
    SEM O PESO DO ONTEM.
    SEM A ANSIEDADE DO AMANHÃ.” Vou tentar fazer a prática da meditação, fazer as atividades diárias com concentração e qualidade, e assim melhorar o desempenho 0/

    (Só uma dica: esta página do comentário a ser posto fica laaaa no final de todos os comentários, o q dificulta em demora chegar até laaa p pôr algum comentário. Quase q desistia. O ideal seria pôr essa possibilidade no início, mais óbvio. Vc põe o comentário de modo mais preciso e hábil em acabando de ler o artigo e ainda pode dar uma olhadela nos demais. Fica a sugestão ;))

  223. Muito bom, o artigo faz as pessoas perceberem o quanto estão apenas no automatico.

  224. Ótimas dicas, vou começar a praticar. Um grande abraço e obrigada.

  225. Mônica Marquês disse:

    Muito boa essas dicas, começarei hoje mesmo.

  226. Realmente a correria do dia a dia nos deixa sem tempo para relaxar corpo e mente. Amei o artigo e quero receber muitos outros, pois valeu muito a pena pra mim. Obrigada!

  227. Mônica Marques disse:

    Gostaria de parabenizar os organizadores. Muito boa essas dicas, começarei hoje mesmo.
    Depois comentarei aqui os meus resultados.
    Um grande abraço.

  228. Os comentarios sao enormes.otima diga e o meu muito obrigado.

  229. Andreia Erika disse:

    Muito bom!,Acontece comigo no dia a dia..

  230. Cicera Alves disse:

    Ótimo artigo, agregador e de suma importância para a saúde mental e física..

  231. Amei o estudo.
    Gostaria de aprender mais. Se puderem nos enviar mais ficarei grata.

  232. Luzia caldeira disse:

    Nossa adorei! Só de ler o artigo já me sente conectada.obrigada.

  233. Valeu prime cursos não tinha conhecimento disso, vou fazer o exercício daqui pra frente agora obrigado

    O

  234. Erasmo R Viana disse:

    cara eu baixei e converti em MP3 estou começando uma jornada dura para certificação Microsoft tenho 47 anos e um deficiência de concentração depois venho aqui para comentar

  235. PRISCILA UEHARA RIBEIRO disse:

    Parabéns pelo artigo, espero receber mais sobre.

  236. Jucilene Rodrigues Gonçalves disse:

    Muito interessante o assunto, vou tentar fazer !!

  237. “Somente o hoje.
    Sem o peso do ontem
    Sem a ansiedade do amanhã.”

    Bem o que precisava .

  238. Margarete R. Garcia disse:

    Achei muito interessante essa pesquisa, quero aprender mais sobre a concentração principalmente relacionada aos estudos diários…Muito obrigada valeu!!!

  239. José Roberto de Oliveira disse:

    Que maravilha ! Eu tenho muita dificuldade de objetivar naquilo que estou fazendo. Mas consegui ler o texto até o final sem me evadir da leitura.
    Parabéns pela atividade.

  240. Giovanna Quinteros Cristi disse:

    Artigo maravilhoso!!! Com certeza vai ajudar a muitas pessoas e a mim tambem!! coloquem mais artigos sobre este tema. Obrigada!!!

  241. Leonice Buff disse:

    Me senti mais leve e relaxada só de ler o artigo, agora vou passar a ter mais atenção e exercitar a minha concentração!!!!!

  242. Conteúdo ótimo, vou pôr em prática.
    Obrigada

  243. Elivânio Silva de Souza disse:

    Muito bom !! Obrigado pelas dicas; precisamos muito de pessoas assim.

  244. Artigo TOP, muito obrigado pelas dicas!!
    Já tinha visto algumas coisas a respeito, porém o artigo de vocês ficou muito mais completo, obrigado!

  245. Maria da Conceição Amaro de Almeida disse:

    Maravilhoso!
    Li o artigo ouvindo a música tão relaxante!
    Parabéns adorei!

  246. Maria da Conceição Amaro de Almeida disse:

    Fantástico!
    Li o artigo ouvindo a música tão relaxante!
    Parabéns adorei!

  247. Alessandra Magalhães disse:

    li o artigo ouvindo a música, e reamente consegui relaxar !!!adorei,ótimo.

  248. Dayane Borges disse:

    Ótimo texto! Esse é um tema de extrema relevância e muito interessante. Adoraria receber mais emails assim. Obrigada!

  249. paula karina disse:

    Realmente, nos dias atuais com uma explosão de informações e trabalhos e coisas pra resolver fica difícil se concentrar.
    Parabéns pelo artigo!

  250. Muito bom! Gostei! Tentarei praticar isso, neste mundo corrido, cada vez mais tentamos fazer tudo ao mesmo tempo, e por não focar em nada específico acabamos passando muito tempo para tentar resolver algo, sendo que se usássemos toda a atenção, gastaríamos a metade do tempo e o resultado seria de boa qualidade.

  251. Joyce Haagsma disse:

    Adorei as ideias e os artigos, acredito que a musica relaxante durante a leitura não funcionou comigo, mas coloquei ela um pouco antes de continuar lendo, isso me acalmou e me deixou com mais atenção no que estou lendo.

  252. Parabéns pelo artigo, já percebo a melhora, espero continuar e conseguir controlar minha mente.

  253. Marlon Soares disse:

    Muito interessante o texto.
    Um dia eu estava redigindo um acórdão no tribunal, quando meu celular começou a bipar o recebimento de várias mensagens no whatsap. Então peguei meu celular e dei aquela olhadinha rápida, foi quando meu chefe que estava do meu lado me falou que aquela olhadinha no whatsap iria fazer eu demorar em média 10 minutos para me concentrar novamente no que eu estava fazendo, e aquilo me fez pensar sobre qual a necessidade de toda hora eu ficar querendo dar uma olhadinha no facebook, whatsap… então depois daquele dia passei a colocar o celular no silencioso e após 1 anos me tornei livre de todas as armadinhas tecnológicas.

  254. Irmã Bruna Maria disse:

    Priorizar a qualidade das coisas que precisam ser realiazadas e não a quantidade.A quantidade gera ansiedade e nos rouba a criatividade.
    Obrigada por este material.
    Mas do que nunca precisamos retomar aquilo que perdemos diante das agitações da nossa realidade.

  255. Maravilhas suas dicas ,pois qdo fazemos coisas tão simplis alançamos muitos conhecimentos tornando nossas rotinas mais práticas. Parabéns
    Pelo trabalho de vcs.

  256. Com erros aprendemos a lição
    Nem todos os sentimentos é amor do coração
    Também milhões de ideias só algumas tem razão.
    Através de um bom conselho se restaura uma nação
    Autor Estanislau Luiz Davi nogueira
    em nosso livro quinto Império e o dedo de Deus

  257. Márcia Bezerra disse:

    Amei a dica!!! Estou precisando disso. Parabéns!!

  258. Excelente artigo. Tentarei praticar. Sei que me ajudará. Obrigada.

  259. Amanda Maria disse:

    Interessante, a concentração é o valor que damos ao que fazemos, sem concentração sem qualidade.

  260. Rosângela Machado disse:

    Muito bom!!!
    Adorei, vou praticar…

  261. Adalia Maria Garcez Santos disse:

    Obrigada pelo artigo. Vou começar a praticar.

  262. Adalia Maria Garcez Santos disse:

    Obrigada pelo artigo. Vou priorizar essa tecnica.

  263. Prime curso estar de parabéns li o artigo gostei do conteúdo.
    Obrigada por ter enviado esse artigo tão rico para meu e-mail..

  264. Gostei as informações são bem interessante.

  265. Eunice Carreiro Barros disse:

    Ótimo, veio no momento certo.

  266. Eliana Aparecida Gomes Candido Alves disse:

    interessante, vou tentar colocá-lo em pratica.

  267. Amei irei por em prática em algumas palavra mi indentifiquei muito

  268. Ordem Mateus Uajeito disse:

    As dicas são totalmente úteis, obrigado.

  269. Interessante. O dia dia cada vez mais corrido, nos esquecemos de priorizar a atenção.

  270. Obrigado. Por me enviar esse texto. Quero me aprofundar mais no assunto porque estou com falta concentração

  271. Francisco c. Amorim disse:

    Muito bom e o que precisamos para melhoramos nossa qualidade de vida.

  272. Edmar Campoz disse:

    Muito obrigado. Me ajude,comofazer para não esquecer tarefas simples como desligar o fogo quando se tira uma panela. Tenho que estudar mas leio e momentos depois ,não me lembro oque li.Gratidão

  273. Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

  274. Edvaldo Cardoso disse:

    Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

  275. Adorei. Linda reflexão. Muito obrigada!

  276. Edvaldo Cardoso disse:

    Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

    Não é repetido!

  277. Edvaldo Cardoso disse:

    Excelente publicação.
    Ótimo texto, leve tranquilo, sem muita técnica e de fácil compreensão…
    Já pratiquei a concentração nesta leitura!
    Adorei…

    Não é repetido!

  278. Amei o artigo. Perfeito pra mim. Obrigada. =)

  279. laureny souza pereira disse:

    gostei ,muito bom o artigo….obrigada.

  280. Com certeza é dessa forma…as vezes…ficamos preocupados com ontem e o amanhã…e esquecemos que é hoje que temos que plantar e focar no nosso futuro.uma coisa de cada vez….Parabéns pelo artigo.

  281. Com certeza é dessa forma…as vezes…ficamos preocupados com ontem e o amanhã…e esquecemos que do hoje.gostei muito.

  282. Realmente foi muito proveitoso ler esse artigo, realmente preciso melhorar, e aprender a ter mais concentração. Adorei!

  283. Muito bom, ótima música e ótimo texto.

  284. Ingrid Nasser disse:

    Uau.. gratificante a leitura; obrigada por isso.
    As vezes só pensamos em produtividade e como fazer para aprimorá-la cada vez mais, mas esquece-se o fundamental, que é o estar presente e consciente.

  285. Muito necessária a divulgação de textos de assuntos como este… Precisamos nos reconectar com o nosso mundo interior e, só então, conciliá-lo com a vida em movimento.
    Parabéns!!!!
    Forte abraço,

  286. Muito bom!!! Incrível como hoje em dia muita gente esquece de si mesmo por não estar atento no presente.

  287. CAMILA SANTANA disse:

    Perfeito!
    Simplesmente tudo o que eu precisava ler kkk’
    No corre-corre do trabalho, as vezes tento fazer tudo ao mesmo tempo… E quando vejo, já nem sei o que estou fazendo, e tenho que parar, respirar, concentrar e avaliar onde parei, para assim, poder dar inicio em tudo de novo.

  288. Patrick da Silva Sodre disse:

    Assim como vcs da primecursos deixou claro, hj temos muita coisa pra resouver em pouco tempo, mas isso n pode se tornar desculpa para realizar nossos compromissos de uma maneira mau feito, pra isso precisamos desenvolver uma mente de mindfulnesses. Muito bom excelente desafio.

  289. Sidnei Viana disse:

    Muito obrigado pela leitura
    Hoje o mundo precisa realmente de mais atenção no agora do que no ontem ou no amanhã é de interesse gigantesco esse artigo parabéns

  290. excelente conteúdo, esta sendo muito útil na pratica mesmo.obrigada

  291. José Roque Coffi Rodrigues disse:

    Muito bom.
    Gostaria de receber mais sobre o assunto.

  292. very good,excellente,realmente tudo isso que está no texto acontece comigo,eu gosto mesmo é de escrever a minha vontade é de ficar até amanhã aqui fazendo esse meu comentário,mas não dá por isso eu falo,vou praticar,vou melhorar

  293. Precisava mesmo muito ler algo assim, principalmente aqui na europa a vida é feita de muita correria e deixamos tudo para depois e priorizamos sempre a coisa que aparece para atrapalhar-nos.. obrigado pelo o artigo.

  294. Muito bom ,pra mim então que não consigo me concentrar em nada ,diante desse mundo fatídico ;muito bom mesmo vou tentar .obgda !

  295. Bom dia!
    Gostei do artigo!
    Estamos precisando exercitar mesmo a concentração e o poder da mente

  296. Gabriela Celestrino Ribeiro Vieira disse:

    Nossa simplesmente amei esse texto.
    Fez bem pra minha alma respirar assim em meio há tantas coisas que vem acontecendo. Muito obrigada!

  297. Maravilhoso artigo ???? Gratidão ???✨✨✨✨

  298. Adriana da Silva de Moraes disse:

    Muito bom, obrigado eu estava muito anciosa e me ajudou muito.

  299. Marcio Guilber disse:

    Perfeito!
    Simples, tudo o que eu precisava ler
    Na correria do trabalho, as vezes tentamosM fazer tudo ao mesmo tempo… E quando vejo, já nem sei o que estou fazendo, e tenho que parar, respirar, concentrar e avaliar onde parei, para assim, poder dar inicio em tudo de novo.

  300. Marco Oliveira disse:

    Excelente o texto, vou ler outros artigos de vocês sobre o assunto.
    Obrigado!

  301. Natália Katia disse:

    Esse artigo é muito bom, pois muita das vezes queremos fazer muitas coisas, mas não olhamos a qualidade e nossa atenção é tomada por qualquer motivo.Por não nos concentramos em fazer as coisas de qualidade e outra não damos um tempo para nós, então assim não trabalhamos, estudamos ,lemos com qualidade.Porque na maioria das vezes estamos fazendo e pensando em outra coisa e a concentração que é bom ,está 0%.

  302. TAINÁ COSTA disse:

    Já li algo parecido em “O poder do Agora” e “O Segredo”. Não recordo os autores, mas são ótimos livros. Continuem com textos tão ricos!

  303. Keilly Rejane Brito Cordeiro disse:

    Excelente! Me identifiquei em quase tudo!

  304. Curto e significativo
    Parabéns pelo trabalho

  305. MARQUES FELIICO disse:

    MUITO, MAS, MUITO BOM MESMO ESSE ARTIGO.
    PRECISAMOS APRENDER QUE NÃO PODEMOS FAZER TUDO E “MAU FEITO” AO MESMO TEMPO. ESSE TREINAMENTO COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR. PARABÉNS A PRIME !!!

    1. MARQUES FELICIO disse:

      MUITO, MAS, MUITO BOM MESMO ESSE ARTIGO.
      PRECISAMOS APRENDER QUE NÃO PODEMOS FAZER TUDO E “MAU FEITO” AO MESMO TEMPO. ESSE TREINAMENTO COM CERTEZA IRÁ NOS AJUDAR. PARABÉNS A PRIME !!!

  306. Manuel Simba disse:

    Eu agradeço bastante pelo artigo postado e um belíssimo assunto abordado! Agora tenho de o pôr em prática resgatar a minha concentração. Parabéns

  307. Evelania formagio disse:

    Amei o artigo, durante a leitura até parei para respirar pq até isso eu nem prestava atenção. Obrigada, gostei muito , quero sim receber outros.

  308. Sensacional prime cursos todas essas informações, afinal sao de sumo importância pra se ter uma vida de qualidade longe do estresse.enfim longe de todos os males que podem te afringer uma vida!

  309. Cláudio Teixeira de Carvalho disse:

    Muito obrigado
    Se possível pode mandar mais orientações
    Preciso
    Obrigado

  310. Adorei, o artigo foi instrutivo e útil.
    Espero por mais antigos do tipo!

  311. Adorei o artigo, espero receber mais conteúdo sobre o tema.

  312. Luisa Margot Medina de Hurtado disse:

    Excelente artigo, obrigada

  313. Walmir Rodrigues disse:

    obrigado……. e de grande ajuda !!! aonde a presão do dia a dia nos faz perder a calma e a concentração
    Parabéns

  314. Sirlaine Rossi Duarte disse:

    Excelente artigo informativo, gostei de ler, pois chama a atenção. Mostrando a realidade da vida de hoje. Obrigada

  315. Cássio M. Cardoso disse:

    Belíssimo artigo, se sempre nos dermos conta de que existem problemas que ficamos tão acoplado neles e no fim de tudo nunca os solucionamos, assim podemos desenvolver nossa concentração no presente e nas coisas que estão em nosso alcance no momento. Ótimo artigo. #showdebola

  316. Excelente, ainda com a música, me deixou bem relaxada.

  317. Sempre tive problemas com concentração , mas hoje priorizo o bem estar com qualidade, sempre estou me conectando comigo mesmo .
    Este artigo só veio agregar mais no que eu estou sempre buscando a qualidade do poder da mente.
    Obrigado pelo lindo texto.

  318. Ana Lúcia Ângelo de Oliveira disse:

    Este artigo é muito proveitoso e de ajuda também.

  319. Muito bom !
    estamos tao preocupados com o futuro que esquecemos de viver o presente.E bom atentarmos a este presente que e precioso ,antes que seja tarde de mais….

  320. luiz fernando mourao ramos disse:

    Gostei muito das dicas são bem profundas.Agradeço

  321. josival f c pinto disse:

    adorei o asunto jaavia pesado nesta acao mas nao praticava agora vou comesa.

  322. Lourdes Macário disse:

    Excelente artigo. Traz a percepção de mim mesma pra mim. Quantas vezes já respondi uma pergunta que alguém me fez sem ao menos perceber o que estou dizendo.

    Maravilhoso artigo.

    E as dicas serão meus escudos

  323. Adorei o artigo. Vou tentar praticar.

  324. Robson Pereira Lago disse:

    Olá! Bom dia! Já vi este texto em algunm lugar. Mais o fato é que vi vários cursos oferecidos pela Primeira Cursos, mas não vi sobre meditação. São várias técnicas. Seria ótimo termos está modalidade também.
    Obrigado.
    Namastê.

  325. Bom dia eu gostei muito da publicação e do conteúdo muito rico e gostaria de me aperfeiçoar mais e ter uma profundidade melhor sobre o assunto

  326. Extraordinário vai ajudar em muito.Fico no aguardo de outros assuntos como este.

  327. Valéria Jerônimo Felipe disse:

    Adorei saber mais sobre esse assunto, pois preciso muito me concentrar mais…. Abraços

  328. Antonio Bott disse:

    Ótimo artigo aqui deixado gratuitamente pra nós. Preciso aventuar mais nesta praticar. Obrigado.

  329. Clayde Aparecida Belo da Silva Mariano disse:

    Boa tarde!
    Gostei muito desse artigo.
    Se for possível continuem enviando outras orientações e sons também.

    Respeitosamente,
    Clayde Belo

  330. Francilene de Almeida disse:

    Texto maravilhoso. Obrigada!

  331. Giovani Paixão disse:

    Foi de muita utilidade pra mim, agradeço por nos conceder um material de tamanha qualidade.

  332. Eu gostei pois preciso muito ler algo assim maravilhoso grata

  333. Mesmo após ler a matéria, ainda não sei como me concentrar mais, nao vi nenhum exercicio falando sobre, alem de que, numa postagem sobre concentrar-se, pede para que se entre num link, o que faz com que vc perca concentração ao ter vontade de clicar naquele link

  334. Benedita A. L. disse:

    Uma valiosa contribuição!
    Me identifico como uma a prediz de uma prática essencial para obter mais resultados no que faço com qualidade de viada .Texto muito valiosos , grato.

  335. Leandro Caique domingos disse:

    Adorei muito parabéns a vcs

  336. Edinaldo Monteiro Pereira disse:

    muito bom, as dicas parecem simples mais é justamente esses detalhes que fazem a diferença no dia a dia, e esquecemos disso, nos deixando envolver pela rotina corrida, obrigado.

  337. Sem sombra de dúvidas, tudo que esta descrito neste artigo é verdade ! ainda mais nos dias de hj em que somos pressionados de várias formas, a concentração se mostra um método eficaz de relaxamento e paz !!

  338. Fançony Senga disse:

    muito obrigado pelas dicas, realmente estava a precisar de algo do gênero.

  339. Amei a musica no fundo, muito bom o assunto.

  340. muito ótimo, amei vou colocar em prática todos esse ensinamentos, concerteza essas dicas irão me ajudar muito.

  341. Rachel dos Santos Alves disse:

    Simplesmente maravilhoso, e muito oportuno para mim, muito obrigada

  342. Dejeane Andrade disse:

    foi dificil de concentrar até pra ler esse artigo, mas voltei smp que distrair. levo mais tempo em qualquer leitura que o norma, infelismente, me distraiu fcil. amei tudo o que li, obrigada

  343. Selma Honório de Carvalho Lucas disse:

    Gostei muito! Vou praticar. Depois tentarei com meus alunos.

  344. Thaís Costa disse:

    Obrigada. Gostei muito do artigo! !

  345. ANTONIO CARLOS FERREIRA disse:

    Ótimas dicas.
    Funciona mesmo obrigado.
    Carlos.

  346. Darline Rodrigues disse:

    gostei muito veio na hora certa, já não estava conseguindo estudar direito muito ansiosa, e acabava que ficava matérias atrasadas, e me sentia frustada .Agora será bem melhor. Obrigada pelas dicas .

  347. Tiago Parreiras disse:

    Gostei muito, e muito importante ter dicas de pessoas experientes como vocês, obrigado se tiver mais dicas ou técnicas gostaria de receber.
    grato.

  348. Excelente artigo. Estou precisando muito praticar a respiração para aliviar o estresse e a ansiedade.
    Muito obrigado.

  349. Excelente artigo! Tenho défict de atenção e de concentração, vou aplicar todos os exercícios na minha rotina diária e monitorar se houve melhoras na minha performance como um todo.

  350. Cristiano Elizeu disse:

    Achei bem interessante, gostaria de mais artigos como esse.

  351. Célia Rodrigues disse:

    Artigo maravilhoso, até as palavras acalma e tranquiliza. Parabéns, excelente trabalho.
    Um forte abraço.
    Célia

  352. muito bom, consegui ate ler todo artigo, pois leitura não tem feito parte do meu dia dia exatamente por não consegui me concentrar,a musica também ajudou muito.
    obrigada

  353. Uberlania Santos disse:

    Muito bom, ótimas dicas para o meu trabalho .

  354. Victorino Binze disse:

    fui grandemente ajudado, muito obrigado,

  355. Muito bom este artigo. Na atualidade enfrento muito problema de concentração espero aprender a me concentrar.

  356. Nícolas Novais disse:

    Como faço para receber todos os nossos artigos em primeira mão?

  357. Nossa muito obrigada
    Eu tenho um problemão quando o assunto é concentração.
    Com certeza vou seguir as dicas e esperar os resultados.

  358. Carlos A Teixeira disse:

    Vou praticar e depois comentarei.

  359. Muito importante esse artigo, realmente aborda a situação real que esta acontecendo com maioria dos seres humanos, a dificuldade e grande em concentração e foco, são muitas atrações para desviar o Foco, o Objetivo. Gostaria muito de ter oportunidade de ler mais e mais sobre esse assunto, pra mim contribuiu e muito.

  360. nossa muito bom refletir esse artigo, que aborda a essa situação em nosso meio da nassa sociedade.muitas vezes deixamos de nos se concentra,por conta da rotina do nosso dia-dia.
    amei ouvir a musica de fundo para nos relaxar .gostaria muito de ter novamente a oportunidade de ler dos tema desses artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.