Qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma organização?
A responsabilidade social é um dos temas mais frequentes quando o assunto é gestão de pessoas e gestão empresarial. Isso porque é a partir dele que reafirma-se os valores da organização, a fim de entender que cada ação dos profissionais causará um impacto na vida dos clientes, e também da sociedade em geral. Mas você sabe qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma empresa?
Um dos profissionais que têm um papel importante nesse aspecto é o gestor de pessoas, já que um gestor que se intera com sua equipe sabe conduzi-la da maneira correta sem colocar muita pressão em cima da cada colaborador. Além disso, é ele quem consegue organizar a equipe de forma que trabalhem em conjunto e que atuem socialmente na empresa a qual trabalham, visando sempre o lado empresarial e seu impacto no lado social.
Para que você entenda o papel de um gestor na construção da responsabilidade social, separamos tópicos importantes sobre o assunto que tirarão todas as suas dúvidas. Veja a seguir!
O que é responsabilidade social?
A responsabilidade social é agir de maneira socialmente responsável na vida profissional, empresarial e pessoal, de modo a se preocupar com a qualidade do impacto das ações sobre as pessoas de forma geral.
Nesse tema também mede-se as consequências que esse impacto tem e prosseguir e efetivar as ações apenas quando houver certeza de que elas terão uma influência positiva nos indivíduos.
Qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social de uma organização?
O gestor de pessoas é o responsável por assumir múltiplos papéis que são associados tanto ao lado operacional, como também estratégico, tudo isso de forma simultânea. Além disso, ainda precisa ter uma visão de resultados a curto e a longo prazo.
Quando o assunto é a responsabilidade social, o papel do gestor é identificar possíveis problemas internos e externos que as ações da empresa podem estar causando, de forma a impactar negativamente a vida das pessoas em geral, incluindo funcionários, clientes, fornecedores e pessoas que não têm relação com a empresa.
Além disso, o gestor ainda tem o papel de ser presente junto com os colaboradores e partilhar os problemas e decisões a serem tomadas, com o objetivo de tentar encontrar a solução dos conflitos com a ajuda da equipe.
Quando o profissional é presente dentro da empresa, consegue acompanhar os acontecimentos diários e possui menos formalidade, o que facilita a comunicação e confiança entre todos. Como resultado, a identificação de possíveis problemas passa a ser mais fácil.
Isso quer dizer que o gestor deve valorizar e desenvolver seus colaboradores, visando sempre entender e identificar qual é o impacto da empresa em sua vida profissional, empresarial e pessoal. O profissional ainda deve montar estratégias organizacionais e influenciar os funcionários a se comprometerem, a fim de formar uma equipe sólida e produtiva que seguem as mesmas ideias a respeito do assunto.
Quais são os setores que mais impactam na responsabilidade social da empresa?
De forma geral, sabe-se que o setor financeiro tem o maior impacto quando o assunto é a responsabilidade social das empresas, já que é importante que o modo como as empresas buscam seus lucros de forma legal seja socialmente responsável.
O desenvolvimento pessoal também é considerado um dos setores que mais impactam o tema, já que ao desenvolver e valorizar os funcionários, o gestor estará influenciando no bem-estar de cada colaborador de forma individual, e não apenas no âmbito profissional.
Com isso, cada um tem sua qualidade de vida melhorada, o que acaba impactando de forma direta nas suas funções exercidas e educação do não desperdício. Como resultado, diminui-se problemas como mau uso dos recursos, que passam a ser bem utilizados visando o bem-estar pessoal e da comunidade como um todo, minimizando o impacto social.
Perfil do gestor
Um bom gestor de pessoas que está consciente de seu papel na construção da responsabilidade social inclui competência, habilidade e conhecimento, a fim de saber exatamente as estratégias que devem ser colocadas em prática para evitar que as suas ações e as da empresa, assim como as ações dos funcionários, tenham um impacto negativo na sociedade e na organização em si.
Isso quer dizer que o profissional deve ser proativo e qualificado, a fim de administrar conflitos internos e problemas externos de forma eficiente, visando sempre impactar as pessoas de uma forma positiva, sem que haja qualquer dano à comunica me um contexto geral.
Depois de ver qual o papel de um gestor na construção da responsabilidade social ficou mais fácil entender que as funções atribuídas a profissionais que lidam com os funcionários é muito importante não só para a empresa, mas também para a sociedade como um todo. Além disso, esse tema ainda tem grande impacto no bem-estar e na qualidade de vida dos colaboradores das organizações, que devem ser sempre respeitados e valorizados.
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Gestão de Pessoas é um conjunto de práticas utilizado para administrar o comportamento dos colaboradores e potencializar o capital humano das empresas. Como todos sabem, empresas são formadas por pessoas, e são elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro da organização.
Aliás, de acordo com os conceitos da Gestão de Pessoas, o maior patrimônio da empresa não é o seu capital, mas sim, o seu quadro de funcionários. Uma boa gestão de pessoas pode fazer com que os colaboradores permaneçam mais engajados e comprometidos com o negócio, trazendo sucesso para a organização.
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