como elaborar uma política de qualidade

Qual a diferença entre uma empresa e uma startup? Principais características de cada uma

Com a evolução tecnológica e empresarial cada vez mais em alta, os negócios tendem a se transformar com o passar do tempo. E foi isso o que aconteceu com as startups, modelos de negócios que surgem para colocar uma nova ideia no mercado. O que muitos não sabem, porém, é a diferença entre uma empresa e uma startup.

As startups são um desses novos modelos de gestão, que vêm se caracterizando por oferecerem resultados rápidos para a dor do cliente, e por isso despertam a atenção de jovens empreendedores, bem como de empresários consolidados no mercado.

Embora esse modelo de negócio seja muito semelhante a uma pequena empresa, existem algumas diferenças que caracterizam cada uma delas. Veja a seguir!

O que é uma startup e quais são as suas propostas?

Antes de saber qual a diferença entre uma empresa tradicional e uma startup, é preciso que você entenda o que significa startup e quais são as suas propostas.

as startups são empresas em estágio inicial com ideias inovadoras que prometem solucionar a dor de um público específico
as startups são empresas em estágio inicial com ideias inovadoras que prometem solucionar a dor de um público específico

O startup surgiu e começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 90, e significa iniciar uma ação empreendedora, ou seja, colocar uma empresa para funcionar.  

 Com o crescimento e a evolução da internet, as startups foram crescendo e se tornando cada vez mais populares no mercado empresarial, trazendo consigo conceitos diferentes de uma empresa tradicional.

As propostas de uma startup são:

  • inovação: focada em crescimento rápido e soluções inovadores para a dor do mercado;
  • tecnologia disruptiva: criando algo que fuja do convencional;
  • escalável: produção e entrega em larga escala;
  • repetível: atender a vários clientes ao mesmo tempo, como por aplicativo, ou site;
  • incerteza: a possibilidade de investir em um mercado pouco usado, mas que pode ser arriscado.

Por se tratarem de negócios arrojados e pouco explorados, o sucesso é incerto, tudo irá depender da sua capacidade de ajustar seu planejamento de acordo com as variações do mercado. 

 Quais são seus conceitos de uma empresa tradicional?

Nesse caso, vemos o oposto do que acontece nas startups, as empresas tradicionais são mais conservadoras, portanto, não estão organizadas para se arriscarem em um cenário cheio de variações e incertezas.

Por isso, elas preferem atuar em um campo mais sólido, onde brigam com concorrentes que seguem a mesma linha de raciocínio. Sendo assim, elas buscam:

  • atuação em cenários estáveis com saídas para o problema conhecidas;
  • vender seus produtos ou serviços para um público já conhecido;
  • produção de produtos já existentes no mercado.

Qual a diferença entre uma startup e uma empresa tradicional?

Estrutura do negócio

A primeira diferença que há entre uma empresa e uma startup está na parte estrutural do negócio, enquanto uma empresa tradicional tem sua estrutura e planejamento voltados para um cenário estável e sem riscos, uma startup tem suas estratégias ligadas às oportunidades de mercado.

Uma estrutura de negócios tradicional segue um plano de finanças rígido, e uma linha hierárquica no que diz respeito aos cargos dos colaboradores, portanto, um empreendimento convencional segue um plano de negócio severo, que cresce em um ritmo mais lento.  

a tendência é que as empresas cresçam em ritmos mais lentos do que as startups
a tendência é que as empresas cresçam em ritmos mais lentos do que as startups

Já as startups têm sua estrutura preparada para lidar com os riscos que um mercado incerto pode oferecer, ou seja, um modelo de gestão inovador prevê as dores do cliente, e tem soluções rápidas e eficazes para atendê-los prontamente, o que lhes proporciona um crescimento mais acelerado.

Modo organizacional

A cultura organizacional de uma startup é voltada para o crescimento rápido, motivada na grande maioria das vezes por uma oportunidade de mercado, para a resolução instantânea de uma dificuldade. Como todo tipo de empreendimento, em modelo inovador tem a necessidade de seguir um plano financeiro, de tributos, e trabalhista, para que sempre esteja apto a conseguir novos investimentos.

No caso de um negócio comum, em geral, os donos e seus sócios buscam um caminho para controlar a empresa, tentando mantê-la estável, não que isso seja negativo, pois se trata de forma de sustentar o negócio, porém, não há expectativa de crescimento rápido.

O conceito de uma empresa convencional está apegado a não se arriscar, não sair de uma zona de conforto, seja pelos outros cenários estarem dominados, ou por não ter a segurança de apostar em algo novo.

Já em uma instituição com perfil arrojado está inserida em um mercado cercado de dúvidas, o que demanda ter boas estratégias para aumentar as receitas, e reduzir custos sem que a gestão inovadora seja atingida. 

Uma das características de uma startup em relação à parte organizacional é a liberdade cedida aos seus colaboradores, que desempenham diversas funções dentro da empresa, contribuindo e participando ativamente para seu crescimento acelerado. Já em instituições conservadoras os funcionários têm sua área de atuação delimitada, e por meio delas contribuem para o desenvolvimento dos processos da empresa.

Objetivo

O objetivo de uma startup é notável, aproveitar-se de oportunidades de mercado a fim de apresentar soluções inovadores para tratar a dor do cliente, e assim escalar de forma rápida ao crescimento.

Geralmente, as startups abrem mão de uma receita significativa no começo de sua operação para que seu crescimento no mercado seja acelerado, assim, grande parte dos lucros nos anos iniciais são reinvestidos a fim de alcançar ascensão rápida.

enquanto a startup busca crescimento rápido, a empresa procura manter-se estável
enquanto a startup busca crescimento rápido, a empresa procura manter-se estável

O que não acontece em um negócio tradicional, que é focado na receita desde a sua fundação, buscando mantê-la estável ao longo do tempo.

Investimentos

O investimento é o que permite uma startup crescer de forma rápida, por isso, é necessário atrair investidores interessados em participar do retorno financeiro que esse modelo inovador traz a médio e longo prazo.

Geralmente, empresas convencionais começam a operar sem um investimento pesado, partindo do conceito que suas receitas cobrirão seus investimentos futuros.

Agora que você já sabe qual a diferença de uma empresa e uma startup, tente conhecer seu perfil empreendedor e saber em qual desses modelos de gestão você se encaixa. Lembre-se de que as startups são um modelo de negócio incerto, por isso, se organize para aproveitar as oportunidades de mercado e crescer rapidamente. 

Curso de Como criar uma Startup Online Grátis

Se você tem o desejo de criar seu próprio negócio e testar suas habilidades empreendedoras ou somente quer ampliar seus conhecimentos sobre essa nova temática cada vez mais em evidência no mundo dos negócios, então esse curso foi feito para você!

Startups representam um novo jeito de se iniciar negócios. Atualmente, com a crescente entrada de novas tecnologias e as conexões entre pessoas e os meios digitais que não param de aumentar, surge a possibilidade de se criar negócios com base tecnológica que vem revolucionando a forma como encaramos algumas coisas, o modo como agimos, nos comportamos e criamos novas tendências.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Como criar uma Startup 100% Gratuito!


Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.