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O que é ISO e qual sua função? Aprenda mais sobre as normas de padronização internacional

Para quem está à frente de uma empresa, é muito importante estar atento às normas e regras empresariais e de comércio, além da organização e padronização dos setores. Isso porque é a partir dessas regras que a empresa consegue crescer e se desenvolver. Mas você sabe o que é ISO e como ela funciona?

O ISO é usado dentro das empresas para auxiliar na hora do desenvolvimento de normas, testes e certificações, e tem como objetivo principal o encorajamento do comércio de serviços e bens. No Brasil é representada como ABNT e nos Estados Unidos, é conhecida como ANSI (American National Standards Institute).

Para que você entenda melhor o que é a ISO e como ela funciona dentro das empresas, separamos um post explicativo sobre o assunto. Confira!

O que é ISO?

ISO é a sigla que vem de International Organization for Standardization, e diz respeito a uma organização que visa promover o desenvolvimento de testes, normas e certificação, a fim de criar um encorajamento do comércio de serviços e bens no mercado.

ISO é sigla referente à organização internacional de padronização usada por empresas do mundo todo
ISO é sigla referente à organização internacional de padronização usada por empresas do mundo todo

Em tradução Livre, ISO significa Organização Internacional de Padronização, o que quer dizer que a organização promove a normalização de serviços e produtos usando normas determinadas para melhorar a qualidade daquilo que é oferecido para o público.

Qual o objetivo?

Segundo a ISO 9001:2008, o principal objetivo da organização é fornecer requisitos que garantam a confiança de que a empresa é capaz de fornecer serviços e produtos que atendam tanto à necessidade como às expectativas dos clientes, e que junto a isso estão em conformidade com os regulamentos e leis aplicáveis no setor.

Para que uma empresa consiga um certificado ISO, é necessário enfrentar diversas fases para que então a implantação das normas seja feita corretamente.

Diferente do que muitos acreditam, qualquer companhia pode ter um certificado, que nada mais é do que um documento que garante e legitima a empresa de acordo com padrões internacionais, o que passa uma imagem de qualidade para o cliente e consumidor dos serviços prestados.

No entanto, é muito comum vermos empresas sem certificado ISO que mesmo assim usam as normas como boas práticas dentro da empresa, a fim de garantir uma melhor qualidade nos serviços e produtos oferecidos ao público.

Quando a padronização internacional surgiu?

A ISO surgiu há cerca de 70 anos na Suíça, na cidade de Genebra. Inicialmente, a organização foi projetada para criar normas que fossem padrões para todas as empresas de todos os países, a fim de que pudessem ser usadas e reconhecidas em qualquer língua no mundo todo.

A ISO hoje em dia tem membros em cerca de 170 países, e no país é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Em 1987, surgiu então a ISO 9001, quando também deu-se origem ao selo de qualidade, símbolo de certificação para as empresas que estão de acordo com as normas.

a ISO 9001 é referente à qualidade da organização
a ISO 9001 é referente à qualidade da organização

A ISO 9001 se baseia nas normas britânicas BS5750, que embora eficientes, apresentavam ineficiências relacionadas à gestão de processos e satisfação do consumidor.

Quais são as normas da ISO 9000?

A ISO 9000 possui cinco séries de normas internacionais que abrangem tanto o gerenciamento como a qualidade dos serviços da empresa, sendo a ISO 9000, 9001, 9003 e 9004.

A ISO 9000, no entanto, serve de roteiro para a implementação das normas seguintes, e é usada como um complemento.

A ISO 9001 é usada especialmente por empresas que querem controlar os sistemas de qualidade durante o desenvolvimento de algum produto ou serviço. Já a 9002 tem o intuito de dar ênfase na produção e instalação de serviços, e pode ser usada por companhias que já testaram, melhoraram e tiveram seus produtos aprovados.

Enquanto isso, a 9003 pode ser usada por empresas que possuem um sistema abrangente da qualidade não tão rigoroso em questão de fornecedores de mercadorias, já que dessa forma a inspeção e ensaio do produto final seria o suficiente.

Por fim, temos a 9004, que amplia os benefícios da 9001 e foca totalmente no sucesso a partir da qualidade, e conduz as companhias para gestões que durem mais tempo.

A 9004 amplia os benefícios obtidos através da ISO 9001 e é uma norma totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização para uma gestão eficiente e duradoura.

Como as normas são desenvolvidas?

O papel da ISO é guiar empresa e colaboradores, e requer o comprometimento de uma equipe inteira trabalhando em conjunto para desenvolver a norma. De modo geral, inicia-se com um projeto em desenvolvimento que atende a uma necessidade específica do mercado que é compartilhado para discussão e comentários.

A partir disso, faz-se então uma votação. Quando há um acordo, o projeto é encaminhado para se tornar um padrão ISO.

Quando esse padrão não for alcançado, o projeto pode ser modificado e votado novamente.

A ISO pode ser usada por pequenas empresas?

As normas podem ser usadas tanto para empresas pequenas, como para multinacionais, e ajuda companhias de qualquer porte a aumentar sua produtividade e acessar novos mercados.

a ISO pode ser usada por empresas de todos os portes
a ISO pode ser usada por empresas de todos os portes

Alguns benefícios para empresas pequenas são:

  • ter acesso ao mercado em todo o mundo;
  • cumprir os requisitos regulamentares;
  • criar confiança de que os produtos são confiáveis e seguros aos consumidores;
  • reduzir custos em todos os aspectos da empresa.

Depois de ver o que é ISO, qual sua função e como ela beneficia as empresas, não deixe de implementar as normas em sua organização para obter mais sucesso no mercado. Além de garantir o crescimento da sua empresa, você também consegue certificar o seu cliente de que os serviços e produtos oferecidos são de qualidade e possuem segurança.

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Para uma empresa obter a certificação da ISO ela deve cumprir certos requisitos, de modo que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade, e você agora pode fazer o curso de ISO 9001 100% Grátis!

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