|

12 passos para alcançar suas metas

Brian Tracy é um palestrante motivacional canadense-americano e autor de autodesenvolvimento. Ele descreveu um método com 12 passos para alcançar seus objetivos em seu livro “Goals – How to get everything you want faster than you ever thought possible”, que significa “objetivos – como conseguir tudo o que você quer mais rápido do que jamais imaginou ser possível”. Trouxemos um resumo do método, que pode ajudar qualquer pessoa à alcançar tudo aquilo que deseja. Vamos lá?

1 – Defina exatamente aquilo que você deseja em cada área de sua vida

Antes de tudo, tente imaginar tudo aquilo que deseja, sem pensar em limitações ou obstáculos que podem atrapalhar o caminho. Apenas pense nos objetivos que deseja alcançar em cada área de sua vida. Veja um exemplo:

Saúde: o que você deseja melhorar? Ou apenas manter a saúde como está? Pense em todos os aspectos de sua saúde.
Família: você deseja formar uma família? Qual estilo de vida deseja criar para você e sua família?
Finanças: quanto você deseja ganhar este ano, no próximo e nos cinco anos seguintes a partir de agora?
Patrimônio: quanto você gostaria de poupar?

Defina exatamente aquilo que você deseja para cada “parte” da sua vida. Esqueça as limitações e apenas pense naquilo que deseja.

Antes de tudo, saiba exatamente o que você deseja!
Antes de tudo, saiba exatamente o que você deseja!

2 – Escreva suas metas num papel

Escreva todas as suas metas num papel, de forma clara e específica. Coloque todos os detalhes que desejar, para que seja mais fácil determinar depois quais passos você deverá dar para alcançá-las.

3 – Defina datas

Defina datas para cada uma de suas metas. Nosso subconsciente utiliza “deadlines” – tempo máximo para a realização de uma tarefa – como uma força para nos direcionar para nossas metas, de forma consciente ou inconsciente. É mais fácil trabalhar e lutar por algo quando temos um prazo, assim nos “forçamos” à concluir. Por isso, tente estabelecer um tempo para cada objetivo.

Crie prazos para cumprir cada tarefa
Crie prazos para cumprir cada tarefa

4 – Identifique os obstáculos e desafios

O que te impede de alcançar suas metas? Muitas coisas podem acontecer e nos desviar do foco, tirar a nossa atenção e assim acabamos nos afastando ainda mais dos nossos planos. Tente identificar todos os obstáculos que já te atrapalharam ou que podem incomodar, como fatores externos, falta de conhecimento ou de habilidades técnicas, etc. Depois que identificá-los, pense em métodos para combatê-los. Conhecer os obstáculos pode te deixar mais preparado e confiante. Mas fique atento: imprevistos também podem acontecer.

Se algum obstáculo tentar te atrapalhar, passe por cima dele!
Se algum obstáculo tentar te atrapalhar, passe por cima dele!

5 – Identifique os recursos que você precisa

Quais recursos técnicos, financeiros e materiais você irá precisar para alcançar suas metas? E tente analisar quais você já possui. Pense: “qual conhecimento ou habilidade eu já tenho, que, se for desenvolvida ao máximo, poderia me ajudar nos meus objetivos?” Identifique tudo o que você vai precisar!

6 – Identifique as pessoas que podem lhe ajudar

Será que algumas pessoas poderiam te ajudar nos seus objetivos? Tente lembrar de todas as pessoas que você conhece, começando pelos membros da família, seus amigos, e colegas de trabalho. Entenda que para alcançar suas grandes metas e objetivos, você também deve ajudar outras pessoas, sempre que for preciso, como uma via de mão dupla. As pessoas mais bem sucedidas mantém um network com quem possam ter um relacionamento de colaboração mútua.

Ter uma boa rede de contatos é fundamental para alcançar suas metas
Ter uma boa rede de contatos é fundamental para alcançar suas metas

7 – Faça uma lista com tudo o que você já tem e tudo que vai precisar

Agora que você já sabe quais recursos irá precisar, quais obstáculos terá que passar, quais pessoas podem te ajudar, e quais conhecimentos e habilidades precisa desenvolver, faça uma lista com tudo isso. Organizando e planejando tudo o que você tem, será muito mais fácil de alcançar suas metas. E lembre-se: um passo de cada vez e você vai longe, não importa a distância.

Liste todas as informações importantes
Liste todas as informações importantes

8 – Organize sua lista de acordo com a sequência e prioridade

Qual é a coisa mais importante que você deve fazer? Por onde você deve começar? Organize sua lista seguindo uma sequência de acordo com a prioridade de cada tarefa. Um bom planejamento pode te ajudar muito no caminho dos seus objetivos.

9 – Crie um plano de ação em uma série de passos desde o inicio até a conclusão da meta

Como falamos na dica anterior, um bom planejamento pode ser muito vantajoso para suas metas e objetivos. De acordo com Brian, cada minuto gasto com planejamento pode economizar 10 minutos na execução. Então aproveite para planejar cada dia, semana e mês com bastante antecedência. Tenha em mente tudo o que você vai precisar fazer amanhã, semana que vem e no próximo mês. Planeje o mês inteiro no início de cada mês, a semana, no final da semana anterior, e o dia, no final do dia anterior.

10 – Comece pelo mais importante

Na dica 8 você aprendeu a organizar suas tarefas de acordo com a importância de cada uma, e aqui você aprenderá à colocar isso em prática. No começo de cada dia, lembre-se de selecionar a tarefa mais importante, aquela que você não poderá terminar o dia sem concluí-la. Utilize o método 80/20 ou Princípio Pareto, que já falamos aqui no blog. Pense: “se eu pudesse escolher apenas uma tarefa para fazer no dia de hoje, qual seria a mais imporante?”. Assim que determinar qual a mais importante, coloque o número 1 ao lado dela na sua lista de tarefas. Faça isso com todas as outras tarefas da lista e vá riscando assim que finalizá-las.

11 – Tenha auto-disciplina

Agora que você já sabe tudo o que precisa ser feito, é preciso desenvolver o mais importante: a auto-disciplina. Para isso, evite as distrações. Deixe o celular de lado, feche os sites de notícias e as redes sociais, e concentre-se inteiramente à execução de suas tarefas até que sejam concluídas. Uma dica é utilizar a Técnica Pomodoro, que também já falamos aqui no blog. Manter a concentração e foco em cada atividade pode aumentar muito o seu rendimento, e consequentemente, adiantar o caminho para seus objetivos.

12 – Pratique a visualização

Visualize aquilo que você deseja se tornar e obter. Crie imagens em sua mente, como se já fossem uma realidade. Já explicamos sobre isso aqui no blog no artigo sobre o livro “A Ciência Para Ficar Rico” e “O Segredo“. Além disso, mantenha pensamentos positivos diariamente, até nos dias mais difíceis. Pensar positivo e manter a fé em seus objetivos pode te levar mais longe. Afinal, você já viu alguém bem sucedido reclamando, ou falando coisas negativas? Tenha bom humor, saiba aprender com seus erros e tente sempre ver o lado bom de tudo.

Visualize tudo aquilo que deseja alcançar!
Visualize tudo aquilo que deseja alcançar!

“Imagine que não há limites; decida o que é certo e desejável para você, antes de decidir se é possível ou não.” Brian Tracy

Gostou das dicas de hoje? Preparado para usá-las e alcançar suas metas? Deixe seu comentário!

Prime Cursos


Stories

Posts Recentes

  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…
  • Quem tem direito a 5 parcelas de seguro?
    Se você foi dispensado do seu emprego sem ter cometido falta grave que leve à demissão por justa causa, pode ter o direito de acesso ao seguro-desemprego. Estamos falando de um dos mais importantes direitos trabalhistas do nosso país, estabelecido com o propósito de fornecer suporte financeiro a trabalhadores que se encontram desempregados. É dever…
  • Seguro-desemprego 2024: quem tem direito, como pedir e novas regras
    O seguro-desemprego é um benefício destinado principalmente aos profissionais empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que foram dispensados sem motivo justificado.  A demissão com justa causa ocorre devido a comportamento grave por parte do funcionário, permitindo ao empregador encerrar o contrato de trabalho. Mas, caso isso não tenha ocorrido,…
  • 10 Atividades complementares que podem transformar seu currículo
    A construção de um bom currículo profissional começa já na graduação, com as iniciativas e projetos com os quais os estudantes escolhem se envolver. Além das disciplinas da grade curricular, existem experiências que podem servir para  destacar o seu perfil profissiona, como é o caso das atividades complementares.  Se você está pensando em impulsionar o…

Posts Similares

9 Comments

  1. LUCIANA DA SILVA FERRO disse:

    DESDE JÁ FICO GRATA,POR TUDO QUE TENHO APRENDIDO AQUI NO BLOG!O MEU DESEJO É QUE DEUS ABENÇOE A VIDA, DE CADA UM DE VOCÊS! GRATIDÃO SEMPRE.

  2. Sidney Andrade disse:

    Bom dia!
    Ótimo texto, dicas importantes, realmente querer é poder e tudo que queremos é que nossos objetivos sejam alcançados.
    Parabéns Sr. Brian Tracy.

  3. Luís Monteiro Oliveira disse:

    Prime! Vocês seguem num movimento retilíneo e uniforme no que diz respeito a excelentes dicas aqui apresentadas. Parabéns!

  4. Luiz Pedro Mendes do Amaral disse:

    – Vou ler e prosseguir cada passo para poder atingir o objetivo empresarial.
    – Eu quero ser um vencedor! Ajudem-me!

  5. Francisco de Assis Freitas dos Santos disse:

    Importantíssimas as dicas

  6. Obrigado a toda a equipe da prime pelas dicas ricas Deus abençoe a cada um grandemente.

  7. Sempre passo por aqui, pois tem um ótimo conteúdo e muita dica de valor que realmente nos ajudam. Só agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.