Dicas de filmes para aprender sobre economia

O objetivo da Economia é oferecer informações sobre o funcionamento das atividades econômicas, das sociedades e da economia Global, e com isso é possível analisar as decisões dos indivíduos, das empresas, das famílias e do comportamento humano, das estruturas das sociedades e da disponibilidade de recursos, dos conhecimentos e das crenças dos indivíduos e dos grupos. Alguns dos melhores pensadores, políticos e cientistas de todos os tempos já contribuíram para esta ciência.

É muito importante ter um conhecimento básico sobre Economia, até porque a maior parte dos problemas políticos atuais possui importantes características econômicas. Além disso, estudar sobre economia não é algo indicado apenas para os especialistas no assunto ou estudantes das faculdades. Para quem desejar obter uma vida financeira saudável, é fundamental compreender como o mundo econômico funciona.

Muitos livros podem ajudar, porém também podem dificultar já que possuem alguns termos teóricos. Para isso, uma ótima opção para quem deseja aprender um pouco mais sobre este assunto é assistir filmes, que trazem uma linguagem mais descontraída, e combinam conhecimento e entretenimento. É uma ótima ótima maneira de aprender e se divertir! Para isso, criamos uma lista com 6 filmes para aprender sobre economia. Vamos lá?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

A Dama de Ferro

Sinopse

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Fonte: Adoro Cinema

Qual a ligação do filme com economia?

É possível perceber a importância da economia no momento histórico em que Tatcher governou o Reino Unido. Ela foi a responsável por impor o fim da era do Fordismo na economia mundial – sistema baseado na linha de produção.

É muito comum ouvirmos o termo “neoliberal”, mas poucos entendem seu real significado. Através de A Dama de Ferro é possível conhecer melhor essa ideologia econômica, aplicada por Tatcher para estabilidade do Reino Unido em anos difíceis. Ela angariou uma legião de seguidores, mas também muitos desafetos por sua política linha dura e uma condução da economia que rompia com os antigos ideais.

No filme é possível compreender um pouco sobre o termo “neoliberal”, ideologia utilizada por Margaret Tatcher para estabilidade do Reino Unido em anos difíceis. Ela conseguiu juntar uma legião de seguidores, porém também alguns inimigos devido a sua política de linha dura e uma condição da economia que quebrava com os antigos ideais.

Veja abaixo o trailer do filme:

Margin Call: O dia antes do fim

Sinopse

Peter Sullivan (Zachary Quinto), Seth Bregman (Penn Badgley) e Will Emerson (Paul Bettany) trabalham no setor de riscos em uma corretora, que está realizando uma série de demissões. Cerca de 80% do setor em que trabalham foi demitido, entre eles o chefe do trio, Eric Dale (Stanley Tucci). Ao pegar o elevador Eric entrega a Peter um pen drive, que contém algo em que estava trabalhando no momento. O alerta para que tomasse cuidado com o conteúdo chama a atenção de Peter, que fica após o horário de trabalho para dar uma olhada no arquivo. Logo ele descobre que trata-se de uma análise da volatilidade da empresa, que indica que há duas semanas ela ultrapassou e muito o limite de risco o qual pode correr. Desta forma a empresa está prestes a falir, o que provoca uma reunião de emergência com diversos setores da empresa, entre eles seu dono, o acionista John Tuld (Jeremy Irons).

Fonte: Adoro Cinema

Qual a ligação do filme com economia?

Neste drama, sobre a crise financeira de 2008, é possível observar como as crises podem ser cíclicas do capitalismo e da história mundial. Além disso, é possível analisar que nos momentos de crise o mercado de trabalho demanda de profissionais competentes e criativos.

Veja abaixo o trailer do filme:

Freakonomics

Sinopse

Baseado no livro best seller do economista Steven Levitt em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner, o documentário aplica a teoria econômica para as questões sociais, como o crime e o aborto.

Fonte: Filmow

Qual a ligação do filme com economia?

O legal do filme é que ele explica sobre alguns termos teóricos, como falamos no início do artigo, porém de forma prática, unindo economia com entretenimento. É muito indicado para quem deseja aprender sobre economia, já que o filme é baseado na relação da economia com o dia a dia, com exemplos mais fáceis de compreender.

Veja abaixo o trailer do filme:

A ascensão do dinheiro

Sinopse

The Ascent of Money: A Financial History of the World (A Ascensão do Dinheiro: Uma História Financeira do Mundo – título no Brasil ) é um documentário britânico de 2008 baseado no livro best seller de Niall Ferguson e apresentada pelo próprio autor, é vencedora do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

Fonte: Wikipedia 

Qual a ligação do filme com economia?

Este documentário é baseado no livro de Niall Ferguson, historiador da Grã-Bretanha, e mostra um histórico econômico do progresso e do desenvolvimento até chegar no século 21. A ideia principal do filme é demonstrar a maneira que a história enfrentou as grandes crises econômicas.

Veja abaixo o trailer do filme:

Commanding Heights

Sinopse

Dividido em três episódios, o documentário destrincha a história econômica da segunda metade do século XX. Entre os temas abordados, estão a reconstrução do pós-guerra, a construção do Estado de bem estar social, as crises do capitalismo e do socialismo. O filme tem o mérito de mostrar a mudança, cheia de dramas, das economias nacionais para se adequar na competição global.

Fonte: Filmow

Qual a ligação do filme com economia?

Neste filme é possível analisar os conceitos de Estado de bem estar social, o capitalismo, o socialismo e as suas crises. É uma ótima opção para quem deseja conhecer a história da economia na segunda metade do século XX, pois o filme mostra muito bem o movimento de mudança pelo qual o mundo estava passando.

Veja abaixo o episódio 1:

O longo amanhecer – Uma cinebiografia de Celso Furtado

Sinopse

O economista Celso Furtado é um dos mais importantes e influentes intelectuais brasileiros. Nesta produção, sua vida e obra são retratadas, com fartura de detalhes, pelo diretor José Mariani, que faz uma investigação sobre a atualidade do pensamento de Furtado, ao mesmo tempo em que constrói um painel do País segundo a linha de pensamento de seu personagem. O filme conta com o depoimento de muitos estudiosos e pensadores importantes, e ainda tem 82 minutos de material extra.

Fonte: Filmow 

Qual a ligação do filme com economia?

Considerado um dos maiores economistas brasileiros, Celso Furtado mostra com detalhes sua vida e seus pensamentos. Uma das vantagens é que diversos estudiosos e pensadores comentam no filme. Além disso,  com o filme é possível obter uma breve introdução sobre o pensamento econômico brasileiro, e através dele, podemos compreender o nosso desenvolvimento enquanto país.

Veja abaixo o trailer do filme:

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

Deseja se atualizar e buscar qualificação? Já pensou em fazer um curso online? Com a Prime Cursos você pode fazer diversos cursos de forma gratuita! É rápido e prático, e para começar a estudar, basta fazer o seu cadastro em nosso site e assinar os cursos de seu interesse!

Se assistir algum dos filmes citados, deixe sua opinião!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. Nossa……Parabéns á equipe do PRIME CURSOS.
    acho muito especial como eles organizam tudo….
    ” AMO ISSO TUDO ! “

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui