Dúvidas na escolha da profissão? Confira algumas dicas que podem ajudar

A escolha da profissão é uma tarefa complicada, há diversos tópicos que podem ser analisados para tomar uma decisão. As incertezas, a ansiedade e até a pressão do mercado de trabalho atrapalham no momento da seleção. É importante manter a calma e ponderar as suas preferências.

Alguns centros educacionais oferecem oportunidade de o vestibulando assistir a uma ou duas aulas para conhecer um pouco mais do que abrange o curso, mas não é o suficiente. A realidade de um estudante difere da realidade da profissão, e por isso, buscar o máximo de informações sobre a área de interesse é essencial.

Escolher uma profissão gera dúvidas, por isso é importante conhecer a área de atuação (Créditos: Shutterstock)
Escolher uma profissão gera dúvidas, por isso é importante conhecer a área de atuação
(Créditos: Shutterstock)

Autoconhecimento: este é o primeiro passo. O autoconhecimento é fundamental em todas as etapas da vida, portanto, relacione as suas qualidades, habilidades, o que mais gosta de fazer e estudar.

Pesquise: reúna informações de todos os meios que conseguir, revistas, artigos, internet, etc.. Os cursos online são ótimos para conhecer algumas áreas antes de ingressar definitivamente no ensino superior, invista neles.

Contatos: entrar em contato com os profissionais da área e integrar-se da rotina é uma alternativa que funciona e orienta muitos indecisos.

Equilibre: coloque os cursos com mais afinidade em primeiro lugar e destaque quais perspectivas deseja alcançar, imagine-se daqui alguns anos. Lembre-se, não é o jogo dos sete erros, cultive o equilíbrio entre o “gostar de fazer” com as realidades da profissão.

Por mais que tenha auxílio de profissionais, família e amigos, a decisão é individual.

Em todas as carreiras existe algo indispensável, a dedicação. Busque aprimorar cada vez mais as suas aptidões no campo escolhido, evoluir profissionalmente gera satisfação quando há dedicação.

Está na dúvida de qual profissão escolher? A Prime Cursos dispõe de várias áreas em cursos online e gratuitos com opção de certificado para você conhecer, qualificar-se e aperfeiçoar-se. São mais de 200 cursos elaborados e selecionados com conteúdo atualizado.

Confira no vídeo a diferença de vocação e profissão, e o que os especialistas em orientação profissional dizem sobre o assunto:


Créditos canal Eliseu Neto / Via YouTube


Stories

Posts Recentes

  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…
  • Como se tornar porteiro: guia passo a passo para ingressar na profissão
    Para quem está procurando uma profissão que ofereça estabilidade e segurança, ser porteiro pode ser uma boa opção. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos em condomínios, empresas e outros locais, além de prestar informações e orientações aos visitantes. Mas como se tornar um porteiro? O primeiro passo para se…
  • Quais os documentos necessários para dar entrada no seguro-desemprego?
    Hoje em dia, há diversas formas de o trabalhador dar entrada no seguro-desemprego, quando esse benefício se faz necessário. Esse direito é aplicado para oferecer um suporte financeiro temporário para o trabalhador formal que é demitido involuntariamente, em situações não relacionadas a demissões por justa causa.  Esse pedido pode ser feito presencialmente em postos credenciados…
  • Como saber se tenho direito ao seguro-desemprego pelo CPF?
    O seguro-desemprego é um benefício concedido aos colaboradores que atuam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e foram demitidos sem justa causa. A demissão por justa causa acontece em decorrência de comportamento grave do funcionário, dando a possibilidade ao empregador de encerrar o contrato. Não sendo esse o caso, o trabalhador…
  • Onde cai o valor do seguro-desemprego?
    Ao ser dispensado de um emprego sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma falta grave), o trabalhador pode ter direito ao valor do seguro seguro-desemprego. Esse é um dos principais direitos trabalhistas estabelecidos pela legislação brasileira, com o propósito de oferecer suporte financeiro às pessoas que são pegas de surpresa com a demissão…
  • Pode juntar o tempo de duas empresas para receber o seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego é um dos mais valiosos direitos trabalhistas que temos no Brasil. Trata-se de um benefício concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, e que atendem aos requisitos estabelecidos pela legislação responsável pelos direitos e condições de trabalho em nosso país.  O conhecimento acerca desse e outros direitos trabalhistas é essencial para…
  • Qual o valor máximo da parcela do seguro-desemprego?
    O seguro-desemprego representa um importante pilar da seguridade social, oferecendo assistência financeira temporária a trabalhadores que enfrentam o desafio do desemprego involuntário. Inserido no contexto dos Direitos Sociais da Constituição Federal, esse benefício, introduzido no Brasil em 1986, tem como propósito não apenas prover suporte financeiro durante o período de desemprego, mas também auxiliar na…
  • Qual é o valor do seguro-desemprego?
    Integrante fundamental da rede de proteção social, o seguro-desemprego é um benefício importante na vida dos trabalhadores, já que fornece suporte financeiro nos momentos de desemprego. Desde sua implementação, em 1986, esse sistema tem sido um importante instrumento para amenizar as consequências econômicas do desemprego, proporcionando uma transição mais suave para aqueles que enfrentam a…
  • Quem trabalha 4 meses tem direito a seguro-desemprego?
    O conhecimento acerca dos direitos trabalhistas é algo de suma importância para todo trabalhador, independente da sua categoria e área de atuação. Nesse contexto, saber como funciona o seguro-desemprego é essencial. Compreender como esse benefício funciona, quem tem direito a ele e como solicitá-lo, oferece diversas vantagens. Além de proporcionar uma fonte de renda temporária…

Posts Similares

27 Comments

  1. jose luiz rodrigues de oliveira disse:

    Posso informar seguramente que não há motivop para dúvida na escolha de minha profissão, o que estar ocorrenco são motivos aleatórios que sanaremos com uma certeza brevidade, e colocaremos a vida em hordem.
    Diga-se de passagem que estou muito feliz em conhecer a escola PRAIME CURSO, pois vejo a seriedade desta instituição.
    Jose Luiz Rodrigues de Oliveira

  2. Benedito Pereira disse:

    Não entendi nado na divulgações, da prime cursos na qual eu fiz a reciclagem no ano passado e ate o momento eu não tive sucesso nenhum.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Erivan!
      Obrigada pelo seu contato.

      A Prime Cursos oferece alguns cursos na área de música, acesse este link e veja: https://www.primecursos.com.br/musica/
      Lembrando que estes cursos são de nível básico. Para cadastrar-se, assinar e estudar os cursos é gratuito.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  3. Lourdes Aloisio disse:

    Muito interessante os cursos da Prime, até mesmo para ampliar os conhecimentos e melhorar o desempenho no trabalho.

  4. paulo de tarso s. da igreja disse:

    Boa Tarde obrigado pelas Informaço~es.ok

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Maria!
      Obrigada pelo seu contato.

      Verifique sua caixa de entrada e de lixo eletrônico, pois os dados de acesso são enviados para você assim que o cadastro é efetuado, neste e-mail você poderá conferir o login e senha que foram criados. Se você não tem mais acesso a este e-mail, clique no link “Esqueceu sua senha” logo abaixo da área de login, para solicitar uma nova senha. Caso não seja este o problema, entre em contato com a nossa equipe de atendimento: https://www.primecursos.com.br/contato/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  5. Edson thedim disse:

    Eu gostaria de fazer um curso de barbeiro seria posivel através prime cursos

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Edson!
      Obrigada pelo seu contato.

      O curso de barbeiro ainda não está disponível no site, mas estamos preparando conteúdo para novos cursos. Fique de olho no nosso site.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  6. Eu gostaria de saber se algum curso olaine gratuito, eu moro muito longe da cidade.

    Leude.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Leude!
      Obrigada pelo seu contato.

      Todos os cursos disponíveis no site da Prime Cursos são gratuitos e online, você poderá acessar quando desejar, do seu computador, tablet ou celular.
      Para qualquer dúvida, acesse o site e mantenha-se informado.

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  7. queria muito ser médico. mais não sei ainda estou estudando engenharia agora.

  8. Ola boa tarde.Quero fazer quimica farmaceutica.

  9. Boa tarde.Quero fazer quimica farmaceutica

  10. Tem algum curso tecnico de vcs. Como faco is ra dar os primeiros passos.Se puder me ajudar eu agradeco

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Adriana!
      Obrigada pelo seu contato.

      Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação.

      Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracterizam-se pela modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

      Para cadastrar-se, veja como funciona: https://www.primecursos.com.br/como-funciona/

      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

  11. Maria José da Silva Santana disse:

    Gostaria muito de fazer um curso de corte e costura mas não sei por onde começar por ser muito caro

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Maria!
      Obrigada pelo seu contato.

      Acesse o site da Prime Cursos e cadastre-se, assim você poderá ter acesso a diversos cursos gratuitos e online, principalmente, o curso de Corte e Costura.
      Saiba como funciona: https://www.primecursos.com.br/como-funciona/

      Bons estudos.
      Equipe Prime Cursos.

  12. Olá, sou costureira e já fiz vários cursos no ramo da moda, mas ultimamente sinto uma grande necessidade de mudar de profissão.Mas, ainda sinto dificuldades de mudar. A profissão de costureira eu segui porque tenho um dom nato, mas confesso que lutei para não ser costureira. Mas, quando bateu a necessidade de ajudar nas despesas, o primeiro passo foi fazer algo que já sabia e me acomodei. E resolvi fazer com amor para não sofrer. Com o passar do tempo ainda me vem a ideia de mudar. Estou buscando nos cursos que faço alguma habilidade que m desperte uma nova profissão. Mas mesmo assim, busco cursos na área de moda para me atualizar, e, gostaria de fazer o curso de Modelista de roupas.

  13. Os cursos são otimos e todos grátis
    Fiz um de Rh passei porem na hora de receber o certificado me cobraram 50$ achei um absurdo
    Então não é grátis!
    Não tirei meu certificado até hoje e apartir dai me desanimei completamente para fazer qualquer outro tipo de curso.

    1. Prime Cursos disse:

      Olá, Vanessa!
      Obrigada pelo seu contato.

      Entendemos a sua posição quanto ao pagamento do certificado, mas no FAQ de perguntas do portal da Prime Cursos estão listadas as perguntas com as respostas sobre estudar o curso e a solicitação do certificado:

      1. Preciso pagar algo para fazer algum curso?
      Não, TODOS os cursos disponíveis no portal primecursos.com.br são 100% gratuitos. Para fazer qualquer um de nossos cursos, basta você estar cadastrado no site e fazer a matrícula no curso desejado.

      19. Preciso pagar algo para receber o Certificado em minha casa?
      Sim, cobramos uma taxa administrativa no valor de R$ 49,90 para todos os cursos, referente a produção e envio do Certificado pelos Correios até sua residência. O valor do frete já está incluso na taxa.

      20. Por que o Certificado não é Gratuito, como os Cursos e Provas?
      O certificado de aproveitamento dos cursos é opcional, e os alunos que desejam solicitá-lo, devem efetuar o pagamento da taxa, que cobre as despesas de emissão, confecção e frete do certificado.
      Assim, ao contrário dos Cursos e Avaliações presentes no Portal da Prime Cursos do Brasil, que são de acesso e realização gratuita, para obter o certificado você deverá pagar uma pequena taxa administrativa, pois diversas instituições no Brasil exigem que o certificado seja impresso de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos pelo mercado.

      Espero ter esclarecido. Se tiver mais dúvidas, favor nos contate.
      Abraço.
      Equipe Prime Cursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.