Entrevista de emprego: confira as 5 perguntas frequentes e dicas de respostas

Entrevista de emprego
Entrevista de emprego
Entrevista de emprego – Perguntas frequentes e dicas de respostas
Créditos da Imagem: Ambro   Via: Freedigitalphotos.net

As entrevistas comportamentais adotam perguntas mais abrangentes e buscam revelar competências profissionais e características pessoais do candidato, a fim de demonstrar se ele está ou não bem preparado para assumir a vaga oferecida. Por esse motivo, esse tipo de entrevista tem sido muito utilizado por recrutadores nos processos seletivos de empresas.

Para demonstrar todas as suas habilidades e sobressair-se em situações assim, o candidato precisa saber interpretar cada questionamento antes de dar sua resposta. Estudar as principais perguntas também é uma excelente atitude. Confira abaixo quais são as cinco questões mais feitas nessas entrevistas e saiba como sair-se bem ao ter que respondê-las:

1 – Por que você quer trabalhar em nossa empresa?

A resposta a esse questionamento deixa claro se os valores do candidato estão de acordo com o que a empresa prega. Por isso, é importante estudar o perfil da empresa ao candidatar-se à vaga. Além disso, é fundamental ser sincero, evitar o uso de palavras negativas, dar preferência a frases que destaquem as vantagens do cargo pretendido, esquecer as afirmações genéricas ou clichês e não menosprezar o emprego anterior.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

2 – Quais são seus pontos fortes e fracos?

Todo empregador faz essa pergunta para saber se o candidato é uma boa opção de profissional e verificar se ele tem a capacidade autoavaliar-se. Sendo assim, fuja de respostas prontas e tente mostrar que está sempre tentando aprimorar seus pontos fortes e superar seus pontos negativos.

3 – Quais os maiores desafios profissionais que você já enfrentou?

Essa é a chance que o entrevistado tem para mostrar suas melhores experiências e valorizar suas competências. Vale destacar, por exemplo, a capacidade de trabalhar sob pressão, de lidar com clientes difíceis e de realizar boas negociações, desde que sejam qualidades verdadeiras, é claro. Para não falar demais nem desviar-se da resposta, conte 3 ou 4 casos de forma curta e coerente, com começo, meio e fim.

Boa opção profissional
Aumentar as chances de conseguir uma contratação
Créditos da Imagem: Sommai   Via: Freedigitalphotos.net

4 – Qual o seu nível de inglês?

Essa resposta deve ser o mais sincera possível, pois, caso o candidato afirme ser fluente, o entrevistador pode prosseguir com a conversa utilizando a língua inglesa. Dominar um segundo idioma é fundamental para destacar-se no mercado. Se você ainda não fala inglês, procure por bons cursos online e pratique. A Prime Cursos, por exemplo, oferece programas de qualificação gratuitos voltados para os níveis básico e intermediário do idioma.

5 – Qual a sua pretensão salarial?

Esse questionamento é feito com o intuito de verificar se a expectativa do candidato corresponde com as possibilidades da organização. Em vez de estipular um valor, apresente a faixa salarial compatível com o cargo a ser ocupado e mostre disposição para negociar.

Seguindo essas orientações, você certamente se sairá bem na entrevista de emprego e aumentará a chance de conseguir a contratação.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

1 COMENTÁRIO

  1. Ótimo Artigo de grande utilidade principalmente para quem está em busca de colocação ou recolocação no Mercado de Trabalho. Continue assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui