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O que é a política de qualidade e como criar uma para a sua empresa

O primeiro passo para iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade é estabelecer uma política de qualidade na empresa. Afinal, é ela quem determinará o que sua empresa entende como qualidade e será o guia principal para tomada de decisão.

Para estabelecer uma política dentro da organização é essencial que os gestores entendam o que é qualidade para a empresa e o que é essencial na hora de alcançar a qualidade determinada.

Isso porque duas empresas do mesmo setor podem e provavelmente têm políticas diferentes, já que nem tudo que é considerado importante para uma empresa é importante para outra.

Para que você entenda mais sobre o que é política de qualidade, separamos um post completo ensinando mais sobre o assunto. Confira!

O que é política de qualidade?

A política de qualidade é um sistema de princípios que foram definidos com o objetivo de orientar as decisões, para que levem a resultados mensuráveis. Isto é: a política é uma declaração formal do que a empresa entende como qualidade.

a política de qualidade é tudo aquilo que a empresa entende como qualidade visando o sucesso com o cliente
a política de qualidade é tudo aquilo que a empresa entende como qualidade visando o sucesso com o cliente

Dessa forma, pode ser entendida como um compromisso declarado pela empresa para suas partes interessadas, como clientes, fornecedores, parceiros, investidores e colaboradores, principalmente.

Junto com a visão, valores e missão da empresa, a política direciona grande parte das tomadas de decisões de projetos, desligamentos de contratos, contratações e estratégias em busca de resultados.

Como estabelecer uma política dentro da empresa?

Antes de elaborar uma política é necessário analisar o contexto da empresa, processos determinados e qual a relação entre essas informações e o alvo da política. Assim fica mais fácil garantir que ela servirá como apoio para direcionar as estratégias da empresa.

Feito isso, é hora de formular uma política da qualidade que deve demonstrar comprometimento da gestão, fornecer um sistema de referências e ser apropriada para o objetivo principal da organização.

Afinal, é por meio dela que as partes interessadas terão conhecimento de como a empresa pensa e pratica a qualidade na sua rotina diária.

O terceiro passo é realizar auditorias da qualidade para que a política seja consultada e testada, para então assegurar que as metas, objetivos e análise crítica sejam consistentes. Nesse tópico é ainda mais importante que seu texto seja claro e objetivo e não conte com declarações confusas de difícil entendimento ou que sejam difíceis de serem mostradas, alcançadas ou medidas.

Além das autorias você também deve documentar a política de qualidade para que seja consultada sempre que as partes interessadas precisem. Para isso, pense em meios que sejam de fácil acesso como documentos no Word ou até mesmo vídeos.

A política de qualidade e sua relação com a melhoria contínua

Um dos pontos cruciais da política é a melhoria contínua, a fim de proporcionar uma qualidade crescente e nunca linear dentro da empresa. Isso porque é por meio das melhorias que a organização passa a oferecer produtos e serviços cada vez melhores, que atingem as expectativas dos clientes e até mesmo desencadeiam uma sensação de encantamento.

Também é importante fazer uma revisão contínua na própria política, a fim de que mudanças necessárias sejam feitas para que a qualidade seja mantida.

A alta direção e a política

A alta direção são os responsáveis por estabelecer, implementar e manter uma política da ativa, além de assegurar que as responsabilidades sejam atribuídas para os colaboradores corretos.

a alta direção é a equipe responsável pela política dentro da empresa
a alta direção é a equipe responsável pela política dentro da empresa

Também é importante que a alta direção esteja totalmente envolvida com a política da empresa e com todas as suas etapas, desde a criação, até as revisões e divulgação.

Como comunicar a política da qualidade?

Na hora de fazer a comunicação da política, você deve se assegurar de que todos os requisitos nela presente são fáceis de serem compreendidos, implantados e mantidos. Em seguida, você deve usar meios para que seus funcionários, clientes e parceiros fiquem sabendo dessa política e consigam colocar em prática.

Alguns exemplos são:

  • banners;
  • papel de parede dos celulares e computadores da empresa;
  • crachás dos colaboradores;
  • website da empresa;
  • e-mail.

Depois de comunicar sobre a nova política, ainda é papel da empresa oferecer treinamentos contínuos para que todos os níveis da empresa consigam aplicar as novas normas de qualidade, além de fazer avaliações de forma contínua e periódica de como esses valores têm sido semeados entre os colaboradores da organização.

Leia também Como comunicar a política da qualidade?

Depois de ver o que é a política de qualidade e para o que ela serve, é importante que sua empresa desenvolva um modelo para que consiga alcançar os objetivos e metas e ainda garantir a qualidade contínua dos processos internos. Em conjunto, a organização ainda garante uma maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos e passa mais confiança aos seus clientes e parceiros.

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1 Comentário

  1. Danilo Santana disse:

    Ótimo artigo, realmente politica de qualidade é um tema que ainda temos muito que refletir.

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