Atitudes para evitar na entrevista de emprego

Você já se sentiu incomodado durante uma entrevista de emprego? E teve algum momento em que se atrapalhou ou se sentiu um pouco perdido? Saiba que isso é comum, porém o ato de se atrapalhar durante a entrevista pode fazer com que você não consiga o cargo.

Em uma entrevista de emprego, são diversas as situações em que o nervosismo pode aparecer. Dependendo do tipo de pergunta ou até mesmo da forma que o entrevistador faz a pergunta, é comum que o candidato se enrole para responder. Explicar o motivo de alguma demissão, citar defeitos e resumir a trajetória profissional e acadêmica pode fazer com que o candidato sinta ansiedade e desconforto durante a conversa.

Para ajudar, no artigo de hoje selecionamos algumas atitudes que devem ser evitadas na entrevista de emprego. Vamos lá?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Falar sobre os defeitos e qualidades

É comum as pessoas se atrapalharem quando precisam falar de si. É fundamental tomar cuidado no momento de falar sobre suas qualidades e defeitos. Há pessoas que apenas se elogiam, e esquecem que não são perfeitas. Há também os casos das pessoas que só lembram de falar dos defeitos e deixam de valorizar suas qualidades. O ideal é saber utilizar o Marketing Pessoal da melhor maneira possível. Em relação às suas características, fale apenas o que for importante para o emprego, sempre com equilíbrio.

Já trouxemos aqui no blog algumas dicas para melhorar o marketing pessoal, e  para quem tiver interesse, a Prime Cursos oferece o Curso de Marketing Pessoal, indicado para quem deseja se valorizar, ser notado, admirado e alcançar o sucesso, através de suas qualidades, habilidades e competências.

Indicar quem possa dar referências

É preciso ter muito cuidado com quem você irá indicar para falar de você. O que a pessoa indicada irá dizer ou até mesmo a maneira como irá falar, pode influenciar muito na decisão da vaga. É difícil alguém falar mal diretamente, mas a maneira como fala, sem muito entusiasmo para elogiar, por exemplo, pode fazer com que o recrutador perceba que falta algo. Pense em alguém que tem coisas boas para falar, e sempre avise antes e pergunte se pode dar o nome como referência.

Explicar o motivo de uma demissão

Explicar o motivo de uma demissão pode ser um assunto chato de falar. Por isso, o ideal é sempre ser verdadeiro e não se estender muito. Seja claro e objetivo, e jamais critique a empresa, o chefe ou os funcionários da empresa que você foi demitido. Isso é considerado falta de ética e pode prejudicar sua entrevista. A atitude ideal nessa hora é ser profissional, e caso seja necessário, explique que havia uma certa diferença na maneira de pensar.

Salário

Por mais que isso seja de extrema importância para o candidato, o ideal é que o assunto da remuneração não entre na conversa, apenas se o entrevistador tomar a iniciativa de perguntar. Isso porque, a negociação do salário deve ser feita apenas depois que o candidato for escolhido. Porém, é importante que o entrevistador tenha uma certa noção de quanto o candidato ganha ou ganhava em seu último emprego, mesmo que ele não questione. O ideal é tentar introduzir o tema de forma sutil na conversa, sem forçar nada para não parecer uma indireta.

Veja abaixo um vídeo com dicas do que NÃO fazer numa entrevista de emprego:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Deixe o seu comentário!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

39 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigado pelas informações, elas corroboram as demais que vocês mensionaram anteriormente e são de grande ajuda.

  2. PRIME CURSOS.
    Sempre com valorosas dicas que ajudam a gente no dia a dia, e que nos fazem sentir mais seguros.
    Muito obrigada, e continuo por aqui sempre acompanhando e aguardando as próximas postagens.
    Att,
    Vera Lucia Brittes

  3. Excelente as dicas, gostei muito e realmente muitos candidatos cometem erros que podem acometer a vaga no qual se candidatou…
    Parabéns pelo vídeo..
    Muito Útil…

  4. Gostei do vídeo em geral. gostaria de colocar uma questão:
    Certa feita um entrevistador me deixou numa sala durante uma hora e vinte minutos. Depois, entrevistou-me açodadamente, terminando a conversa em oito minutos. Fiquei muito a fim de mencionar o por quê da demora no atendimento, já que cheguei dentro do horário. Nada disse e a empresa nem sequer me deu retorno. Isso foi há mais de vinte anos e até hoje fico nervoso por não ter feito uma reclamação direta.

  5. excelentes dicas de como se apresentar para uma entrevista de emprego. isso prova o quanto a prime cursos se preocupa com seus alunos. muito obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui