Grupo de pessoas praticando ginástica laboral

Conheça 3 tipos de ginástica laboral para incluir na rotina

A ginástica laboral é uma prática de atividade física durante a jornada de trabalho, com uma série de exercícios de curta duração voltados para o início, meio ou fim do expediente do colaborador.

Mas, você sabia que existem tipos dessa metodologia? Cada um deles é voltado para um período da jornada de trabalho. Por isso, para te ajudar, nós listamos tudo o que você precisa saber sobre os 3 tipos de ginástica laboral!

Grupo de pessoas praticando ginástica laboral

Quais são os tipos de ginástica laboral e como aplicar?

Em primeiro lugar, o profissional educador físico/fisioterapeuta contratado precisa analisar alguns aspectos relacionados às condições fisiológicas do colaborador da respectiva empresa. Assim mencionado no post de “Como elaborar um programa de ginástica laboral?“, o profissional realiza o diagnóstico do grupo que será trabalhado.

De acordo com as obras “Ginástica Laboral e Saúde do Trabalhador” e “Ginástica Laboral: Prerrogativa do Profissional de Educação Física“, essa técnica pode ser dividida em 3 (três) tipos – aplicados de acordo com o horário adequado à rotina do colaborador – sendo estes:

PREPARATÓRIA

Denominação: Ginástica de Aquecimento ou Preparatória

Duração: Aproximadamente 5 a 10 minutos

Horário: Antes do início da jornada de trabalho OU nas primeiras horas de atividade laboral

Objetivo: Aquecimento dos grupos musculares que serão utilizados nas tarefas exercidas pelo colaborador

Técnica aplicada: Exercícios com baixa solicitação de força para aquecer os diversos grupamentos musculares

Benefício: Diminui o risco de distensões musculares e aumenta, de forma gradativa, o metabolismo corporal

Ideal para:

  • Aumento da circulação sanguínea e da frequência respiratória;
  • Aumento da viscosidade intramuscular e da elasticidade muscular;
  • Promover o bem-estar mental proporcionando atenção e concentração para que os colaboradores exerçam suas funções.

COMPENSATÓRIA

Denominação: Ginástica Compensatória ou de Pausa

Duração: Aproximadamente 10 minutos

Horário: Durante a jornada de trabalho

Objetivo: Interrupção da “monotonia operacional” com exercícios de compensação para funções que exigem esforços repetitivos, sobrecargas e/ou má postura

Técnica aplicada: Exercícios de alongamento para distensionamento e mobilização da musculatura corporal

Benefício: Relaxa a estrutura corporal que encontra-se sobrecarregada, proporcionando alívio postural

Ideal para:

  • Redistribuição sanguínea com a melhora da oxigenação corporal;
  • Aumento da viscosidade e lubrificação dos tendões/fibras musculares;
  • Alongamento da musculatura com a consequente melhora da postura corporal;
  • Promover o bem-estar mental proporcionando relaxamento, descontração e otimizando a integração social.

RELAXAMENTO

Denominação: Ginástica de Relaxamento ou Final de Expediente

Duração: Aproximadamente 10 minutos

Horário: Final do expediente

Objetivo: Oxigenação das estruturas musculares utilizadas durante a atividade laboral

Técnica aplicada: Exercícios de meditação, respiração ou massagem, para amenizar o ritmo da rotina dentro da empresa

Benefício: Reduz a ansiedade, fadiga e tensão decorrentes da função exercida pelo colaborador

Ideal para:

  • Promover o bem-estar mental proporcionando:
    • Construção de ambiente harmônico na empresa;
    • Desenvolvimento de consciência corporal;
    • Diminuição de índices de burnout;

Os tipos de ginástica laboral na mídia brasileira

Com a pandemia ocasionada pelo COVID-19, a ginástica laboral passou a ser mais comentada em razão do home office, sendo a técnica expressamente mencionada ou ainda que de forma indireta.

Assim pode ser observado com o grande volume publicações na mídia como, por exemplo, em notícia da CNN Brasil com exercícios voltados para: (i) uso excessivo de computador durante o home office; (ii) interromper longos períodos sentado durante quarentena.

Ainda, em notícia publicada pela emissora supramencionada, o médico neurocirurgião correspondente menciona a importância da prática de exercício físico pode contribuir para o bem-estar físico e, também, mental:

““O corpo em movimento libera substâncias que estimulam o sistema nervoso.” (…) “Até mesmo para se ter uma performance intelectual melhor no trabalho, ou até de rendimento, é importante que associe a concentração à psicomotricidade, o movimentar-se”

Dr. Fernando Gomes, médico neurocirurgião e correspondente da CNN Brasil em notícia publicada em 16.09.2021.

Há outros veículos de comunicação como a Forbes Brasil que também demonstrou a preocupação com os leitores ao publicar uma notícia com exercícios direcionados para prevenção de tendinite em tempos de home office. Em entrevista à emissora, a médica reumatologista menciona a adaptação do ambiente de trabalho no sentido ergonômico com o mobiliário correto, como também na prática de exercícios:

“Já pensando na prevenção, devemos fazer exercícios  que mantenham os músculos fortes e flexíveis, para que assim eles possam exercer todas as atividades do dia a dia”

Dra. Anamaria Jones, médica professora de reumatologia da Unifesp em notícia publicada em 09.06.2021.

Conheça mais sobre a ginástica laboral

Curso de Ginástica Laboral Grátis

O Curso Grátis de Ginástica Laboral é um curso totalmente gratuito para qualificação profissional, onde o aluno aprenderá todos os conhecimentos fundamentais que a profissão requer, seja você um colaborador interessado em praticar os exercícios, ou profissional da área buscando especialização na técnica abordada.

Curso de Ginástica Laboral

Neste curso você irá aprender ferramentas fundamentais para o seu sucesso na profissão, são elas: história; classificações; a ginástica e a prevenção de doenças ocupacionais; os principais tipos e as causas das doenças ocupacionais; benefícios da ginástica laboral; ginástica laboral preparatória, compensatória, corretiva e de relaxamento; benefícios do alongamento; alongamento no local de trabalho; como implantar um programa de ginástica laboral.


Stories

Posts Recentes

  • Como a função do síndico profissional transforma seu condomínio?
    Um síndico profissional é um gestor especializado responsável pela administração de condomínios, seja residencial ou comercial. Diferentemente de um síndico residente, que geralmente é um morador eleito para administrar o condomínio de forma temporária e muitas vezes sem remuneração, o síndico profissional é contratado especificamente para essa função e é remunerado pelo seu trabalho. A…
  • Descubra Qual o Salário de um Síndico Profissional no Brasil
    Um síndico profissional é uma pessoa contratada para gerenciar e administrar um condomínio. Ele é responsável por garantir que o prédio esteja em boas condições, que os moradores estejam satisfeitos e que as finanças do condomínio estejam em ordem. Mas qual é o salário de um síndico profissional? De acordo com o site Salario.com.br, o…
  • Quais as vantagens de possuir uma recepcionista em sua empresa?
    Por muito tempo o papel principal da recepcionista dentro das empresas se restringia a atender o telefone e recepcionar os clientes. Hoje, esse profissional evoluiu para se tornar um elemento chave na criação de uma boa primeira impressão que clientes, parceiros e potenciais colaboradores têm da empresa. Assim, a presença de uma recepcionista habilidosa traz…
  • Modelo de Currículo Simples para Auxiliar de Escritório
    Se você concluiu o curso de Auxiliar de Escritório pela Prime Cursos do Brasil e está em busca da sua primeira oportunidade na área administrativa, temos uma excelente notícia para você! Desenvolvemos um modelo de currículo simples especialmente para quem já possui o certificado do curso, abrangendo todas as habilidades e conhecimentos adquiridos. Este modelo…
  • Guia: como gerenciar tarefas simultâneas como recepcionista
    Gerenciar tarefas simultâneas pode ser um grande desafio para recepcionistas. Com diversas demandas e responsabilidades, é fácil se sentir sobrecarregado e perder o controle das atividades diárias. No entanto, com algumas estratégias de gerenciamento de tempo e organização, é possível manter-se produtivo e eficiente, mesmo em situações de alta pressão. Uma das principais dicas para…
  • Dicas para entrevistas de emprego para recepcionistas: como se destacar na seleção
    As entrevistas de emprego pode causar muita ansiedade para várias pessoas, especialmente para aqueles que estão procurando emprego na área de recepcionista. No entanto, com algumas dicas úteis, os candidatos podem se preparar adequadamente para a entrevista e aumentar suas chances de sucesso. A primeira dica importante é pesquisar sobre a empresa e a posição…
  • 10 Qualidades Indispensáveis para uma recepcionista profissional
    A recepcionista é o cargo que está a frente da empresa, sendo o primeiro contato do publico com o estabelecimento. E para desempenhar suas tarefas diárias é necessário algumas qualidades essenciais. Esta posição, por natureza, exige uma abordagem equilibrada entre habilidades pessoais e profissionais, pois o recepcionista precisa gerenciar tanto as expectativas dos visitantes quanto…
  • Onde uma recepcionista pode trabalhar? Descubra as opções de carreira para recepcionistas
    Uma recepcionista é uma profissional que trabalha na recepção de uma empresa, organização ou instituição para receber visitantes e clientes. Ela é a primeira pessoa que um visitante encontra ao chegar ao local e é responsável por fornecer informações sobre os serviços ou produtos oferecidos. Além disso, ela também pode ser encarregada de tarefas administrativas,…
  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.