Desafios no mundo empresarial: saiba quais são e como enfrenta-los

(Via Pixabay)
(Créditos Pixabay)
(Créditos Pixabay)

Que empreendedores enfrentam desafios quase todos os dias não é segredo. O cenário empresarial é um enigma, não tem como prever o que acontecerá amanhã. E justamente por serem donos do próprio negócio é que a carga horária não lhes permite muito tempo para curtir a vida. Quando parece que tudo está indo bem, surgem novas leis que modificam todo o departamento. E quando a questão das leis está resolvida surge uma crise financeira ou algum outro obstáculo. Essas situações podem resultar em gastos desnecessários pelo empreendedor que não tem experiência, e angustiado não sabe como resolver.

A Endeavor (portal para empreendedores) lançou a pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, com o apoio da Neoway e coleta do Datafolha. O estudo foi realizado com aproximadamente 1000 empreendedores brasileiros, e mostra em quais áreas da empresa os empreendedores sentem mais angústia. Nessa pesquisa, a grande parte dos empreendedores relataram ter desafios em diversas áreas e não apenas em uma ou duas. Mas independentemente do perfil do empreendedor, as mesmas categorias que eles se sentem desafiados, costumam ficar nas primeiras posições.

E por que isso acontece?

Quando o empreendedor compartilha a sua angústia a alguém isso representa uma troca de conhecimento e parceria. Os conselhos que recebe podem ajuda-lo a encarar os desafios, e geralmente, partem de pessoas que passaram por situações parecidas. O compartilhamento de boas práticas auxilia o empreendedor a ter foco para resolver os problemas.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Vamos aos desafios?

(Via Pixabay)
(Via Pixabay)

Dos dez desafios apresentados na pesquisa, selecionamos os cinco principais. As notas que os empreendedores poderiam avaliar estava em uma escala de 1 a 10. Confira as angústias que mais obtiveram pontuação:

Gestão de pessoas

Recebeu a maior nota, 6,7, de angústia dos empreendedores gerais, que representam grande parte dos empreendedores brasileiros. Os empreendedores de grande impacto, deram nota 7,4, ou seja, empresas que crescem constantemente também enfrentam esse desafio. Dentro do desafio de gestão de pessoas, a dificuldade apresentada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. Mas quando foram perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no cotidiano do negócio, os empreendedores citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a segunda ação menos utilizada nas suas empresas. Controvérsias à parte. Formar líderes é essencial em qualquer empreendimento. Este desafio poderá ser superado com investimentos em práticas para o desenvolvimento de líderes.

Vários cursos são oferecidos para tal ação. Veja a relação de cursos que a PrimeCursos disponibiliza para esse procedimento: Liderança 

Financeiro

Os grupos de alto impacto avaliaram com nota 6,6. Em tempos de crise esse desafio se torna ainda maior. Dos empreendedores gerais, 48% responderam que os custos da empresa estão acima da receita, tendência da inflação.

Cursos na área financeira podem ajudar aos empreendedores a planejar seus custos e gastos, confira: Financeiro 

Burocracia

Os empreendedores gerais avaliaram a burocracia em 6,5. Os grupos de alto impacto 5,6. Nos últimos anos, os grupos de empreendedores gerais diminuíram o quadro de funcionários em 16,8%. Já os grupos de alto impacto aumentaram, 39% ao ano. A maior barreira apresentada pelos empreendedores gerais dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos. Essa categoria ficou com média de 60% na avaliação, com uma média entre 9 e 10 de angústia para os impostos.

Você sabia que a escritura fiscal trabalha essa área e que ela é importante para a documentação dentro de uma organização? Não sabe o que é escrita fiscal e como ela atua? Veja neste link como ela pode ajudar a eliminar esse desafio: Contabilidade 

Inovação

Novos produtos e serviços também são desafios encontrados pelos empreendedores gerais. A tecnologia da informação e comunicação (TIC), ganhou média de 6,4. Sendo essas, duas áreas que mais crescem no mercado e oportuniza muitas vagas de emprego. Não tem ideia de como inovar nesse setor? Então confira os cursos gratuitos que preparamos para você na área de Informática  e Comunicação

Marketing

Dos empreendedores de alto impacto, um a cada cinco deles, revela que esse é o maior desafio: Marketing e Vendas. Para os empreendedores gerais, a satisfação do cliente e o trabalho de divulgação não são preocupantes e é onde eles dão a maior atenção. Esse desafio demonstra que a fixação e geração de novos clientes são sub-desafios a serem eliminados. Saiba como melhorar o Marketing e as Vendas na sua empresa com os cursos de MKT e Vendas 

O conhecimento é uma das melhores armas para o empreendedor enfrentar os mais diversos desafios. Por isso, a PrimeCursos oferece em seu portal mais de 200 cursos divididos em várias áreas do conhecimento, como: Administração, Contabilidade, Marketing, Comunicação, Recursos Humanos, Moda e outros. Lembrando que todos os cursos oferecidos pela PrimeCursos são gratuitos e online.

Quer destacar sua empresa e encarar os desafios do mundo empresarial com qualificação de primeira? Então não deixe de se cadastrar em nosso portal:

img-acessar-agora

Os cursos, além de proporcionarem qualificação, atualização e aperfeiçoamento da área escolhida, ainda possibilitam ao aluno solicitar o certificado de conclusão, que vale em todo território nacional.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

4 COMENTÁRIOS

  1. Curso administração de empresárial,eu tenho volta de de aprende de conhece mais profundo e mim deservolve na teoria e na prática.

    • Olá Carlos, tudo bem?

      Sim, você pode utilizar o certificado da Prime Cursos para completar horas extra-curriculares na Faculdade! Porém se tiver alguma dúvida em relação ao curso, o ideal é entrar em contato com sua faculdade para confirmar.

      Qualquer dúvida basta entrar em contato ok?

      Prime Cursos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui