E-commerce: saiba como criar uma loja virtual de sucesso

Inicie agora mesmo as suas vendas pela internet (Via Pixabay)
Inicie agora mesmo as suas vendas pela internet (Via Pixabay)
Inicie agora mesmo as suas vendas pela internet (Via Pixabay)

Muitas pessoas criam lojas virtuais porque acreditam ser mais simples manter esse tipo de negócio, mas este é um erro comum que elas cometem. Possuir um e-commerce é tão complexo quanto uma loja física. É preciso refletir e conhecer o seu público-alvo, direitos do consumidor, estar nos parâmetros da Lei do E-commerce e muitos outros. Conseguir destaque na plataforma digital ao mesmo tempo que traz obstáculos, também traz flexibilidade em relação ao local e à rotina de trabalho.

O mercado na internet é muito maior, claro, e a loja virtual pode atingir diversos tipos de clientes em diferentes localidades. No Brasil, o e-commerce tende a expandir cada vez mais e há uma grande lacuna para o desenvolvimento no setor. Públicos de todas as idades estão conectados em grande parte do dia, seja para estudar, trabalhar, como lazer ou fazer compras.

Para criar a sua loja virtual, separamos algumas dicas importantes nesse processo. Dá uma conferida:

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Planejamento

Anote tudo o que envolve o negócio. Se terá ou não um lugar físico para estoque, logística, mercado potencial, produtos que irá vender, valores, metas que quer atingir, pesquisa de mercado, público-alvo, formas de pagamento, estrutura do site, etc.

Informações sobre as tecnologias

Conhecer as plataformas e tecnologias disponíveis para a atuação no meio digital e verificar qual serve melhor para o seu modelo de negócio. O empreendedor pode optar por uma plataforma proprietária ou alugar uma pré-existente, mas deve saber como funcionam as funções de cada uma delas antes de investir.

Integrar sua plataforma

Decida escolher uma plataforma com uma tecnologia capaz de integrar outros sistemas, como o de gestão do estoque e de emissões de notas fiscais. Caso não haja um serviço adequado para a sua ideia, avalie contratar uma empresa especializada para fazer este trabalho.

Navegação e layout

Defina bem a comunicação visual do site: quantas páginas terá, como será a arquitetura de navegação, o estilo do layout, cores, a tipografia e como serão posicionadas as fotos. As opções de design são inúmeras, por isso, faça uma busca antes para não escolher uma que já está no mercado. Busque exclusividade. E lembre-se menos é mais. Seja criativo.

Produção de conteúdo

Quando a estrutura estiver definida, comece a alimentar seu site com conteúdo. Além de fotos, descrições e valores dos produtos, invista na produção de conteúdo para o site. Vale a pena apostar em fotos, banners e divulgação em redes sociais para atrair os consumidores.

Logística

Bote a loja para funcionar. É preciso saber como será a operação do negócio no cotidiano, e para isso, as questões como o atendimento a distância, pelo telefone, e-mail ou até mesmo por WhatsApp são importantes. Não esqueça das questões relacionadas ao transporte, frete e embalagem. Veja possibilidades de promoções com frete grátis, por exemplo. Ou também, parceria com os Correios e se os pacotes terão algum tipo de padrão.

A logística é dos pontos cruciais de um e-commerce, principalmente pela logística reversa. Assista o vídeo abaixo para entender bem como funciona esse setor:


Créditos canal Sebrae

Marketing digital

“A propaganda é a alma do negócio”, já diziam os sábios. Um bom marketing digital do seu negócio fará ele deslanchar. Divulgue o seu site como puder, essa é a hora. Delimite como será a divulgação e quais canais de comunicação serão usados.

Gostou das nossas dicas? Bateu a vontade de criar a sua loja virtual agora mesmo? Entre no nosso portal PrimeCursos, cadastre-se e assine os cursos de SEO e Webmarketing para ficar expert no assunto e começar a vender. Veja: Como Ganhar Dinheiro na Internet, Segredos do Mercado Livre, Marketing Digital, SEO e muito mais.

Os cursos são gratuitos e online, você não gasta para estudar, e conta com a opção de solicitar o certificado do curso finalizado.

img-acessar-agora

Leia também: Vendas por e-commerce

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

7 COMENTÁRIOS

  1. eu estou dispostos a aprimorar os meus conhecimentos e começar um negócio próprio através do curso de criação de sites ao qual me direcionará a eu encontrar o meu norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui