casal com um vendedor vendo smartphones

8 dicas de como se comportar diante um cliente e conseguir mais vendas

Lidar com o público é um trabalho que requer tanto atenção especial, quanto prática, levando em conta que no dia a dia você irá encontrar diversos tipos de clientes diferentes, indo desde os mais educados e gentis, até os mais exigentes e em alguns casos, grosseiros. Para isso, é importante que você saiba como se comportar diante de um cliente para garantir o sucesso da venda.

Os vendedores com certeza são profissionais que desempenham papéis importantes dentro da empresa, e saber as boas práticas da profissão lhe auxiliará a aumentar as vendas e também a conquistar ainda mais clientes, facilitando nas metas e objetivos da companhia.

Para lhe ajudar, separamos um post com 8 dicas de como se comportar diante de um cliente para vender mais. Confira!

8- Responda rapidamente

Seja em vendas online, como em vendas físicas, é importante que você responda seu cliente de forma rápida. Isso porque, demorar muito para sanar a dúvida que ele possui pode acabar fazendo com que ele perca o interesse na compra ou até acabe recorrendo à concorrência.

vendedora de eletrodomésticos mostrando como se comportar diante de um cliente
tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e não deixá-los esperando é uma ótima forma de melhorar o atendimento

Nunca deixe o cliente esperando na loja, especialmente se ele estiver esperando para perguntar sobre o preço daquele produto.

Em casos de produtos que demoram para ser entregues, avise sempre que ele levará X dias para chegar, dando sempre um prazo maior do que o prazo estimado. Por exemplo, se o produto demora 24horas para chegar até a loja e depois ser entregue, dê um prazo de 48 horas. Assim, quando você avisar que o produto já chegou, o cliente ficará satisfeito por ter recebido o produto antes e você evita problemas de prazo em casos de atraso.

Esse tipo de técnica pode ser usada em lojas de móveis, por exemplo, que normalmente não contam com todos os produtos em estoque.

7- Demonstre interesse em seu cliente

Quanto mais você conversar com seu cliente e mostrar interesse em ajudá-lo sem ser invaso, melhor para seu relacionamento com ele. Porém, fique atento ao tipo de cliente para não acabar sendo inconivente, já que existem clientes que preferem não conversar tanto na hora de fazer as compras e são mais objetivos.

A dica aqui é demonstrar interesse em todas as informações que ele te passar e buscar a solução perfeita para o problema, que muitas vezes podem nem ser aquilo que ele estava buscando

6- Transmita confiança

Quanto mais seu cliente confiar em você, maiores as chances dele fechar a compra e voltar quando tiver outro prolema. Esse tipo de relacionamento é construído com o tempo por meio de algumas atitudes como:

  • demonstrar interesse em ajudar;
  • ser rápido no atendimento;
  • ser simpático;
  • falar do produto com propriedade demonstrando que você conhece o que vende;
  • oferecer soluções para o problema que de fato resolvam a necessidade do cliente.

5- Nunca espelhe o comportamento do cliente

Imagine que você recebeu um cliente exigente e que está um pouco exaltado com um produto que deu defeito. Por mais que seja difícil manter a calma e simpatia, nunca espelhe o comportamento do cliente e nem o trate como ele está te tratando.

4- Fale menos e escute mais

Evite despejar muitas informações de uma vez para o cliente e dê tempo para que ele se expresse, faça suas objeções, tire dúvidas etc. Mais importante do que oferecer o produto, é ouvir o problema do cliente para tentar identificar a solução perfeita e ofertá-la no momento certo.

Vendedora de loja
sempre que você estiver atendendo, busque ouvir mais o que seu cliente tem a dizer

Afinal, saber o timing da venda também é importante: oferecer produtos cedo ou tarde demais podem resultar em vendas perdidas, especialmente se o cliente não estiver educado o suficiente para poder comprar naquele momento.

Por exemplo, imagine que seu cliente vem até você querendo comprar uma calça, mas ela ainda não sabe qual o melhor corte para o tipo de corpo que ela possui. Se você oferecer a calça que tem o melhor caimento sem explicar o tipo de tecido e do corte e todos os benefícios, você pode acabar perdendo essa venda.

3- Não fale somente sobre o produto

Não tem nada mais desagradável do que tentar conversar com alguém e a pessoa tentar vender um produto a cada frase. Jamais faça isso, e mantenha o foco em seu cliente e no problema que ele tem. Se ele demonstrar interesse em conversar sobre outros assuntos, aproveite esse tempo para ganhar confiança e coletar informações que podem ser importantes para oferecer produtos específicos em um segundo momento.

2- Seja paciente

Uma das maiores virtudes de um bom vendedor é ser paciente e repetir as dúvidas do cliente quantas vezes forem necessárias. Aproveite esse momento para falar dos benefícios do produto e de como ele resolve o problema que o cliente possui. Essa atenção especial fará com que o indivíduo se sinta mais confiante, aumentando as chances de fechar a venda e fidelizá-lo.

1- Personalize o atendimento

Embora você tenha de fato um script de vendas para seguir, não se apegue tanto a ele: caso a converse mude de rumo, não tenha medo de sair do seu roteiro e seguir a direção da conversa do seu cliente.

vendedora de loja mostrando como atender e se comportar diante de um cliente no caixa da loja
outra forma de se comportar diante de um cliente para fidelizá-lo é oferecendo um atendimento personalizado

Isso deixará o atendimento mais personalizado e até mais humanizado, o que fará seu cliente se sentir especial e mais confiante em fechar negócios com você.

Depois de ver quais são as formas de se comportar diante de um cliente para manter um bom relacionamento com o público e para vender mais, não deixe de usar todas essas dicas em seu dia a dia para garantir que você atinja suas metas e objetivos. Além disso, não deixe de estuar mais sobre as melhores técnicas de vendas para se tornar um profissional de sucesso e ter destaque em sua carreira.

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Vender envolve etapas, que respeitam um processo coordenado que entende que existem diferentes tipos de vendas de acordo com o produto, serviço, negócio ou mesmo, o consumidor. As técnicas de vendas são métodos já conhecidos e estabelecidos que visam melhorar e aumentar a taxa de vendas, procurando identificar possíveis problemas na abordagem do vendedor em relação ao cliente e aperfeiçoar o atendimento ao cliente.



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