E-commerce: saiba como criar uma loja virtual de sucesso
Muitas pessoas criam lojas virtuais porque acreditam ser mais simples manter esse tipo de negócio, mas este é um erro comum que elas cometem. Possuir um e-commerce é tão complexo quanto uma loja física. É preciso refletir e conhecer o seu público-alvo, direitos do consumidor, estar nos parâmetros da Lei do E-commerce e muitos outros. Conseguir destaque na plataforma digital ao mesmo tempo que traz obstáculos, também traz flexibilidade em relação ao local e à rotina de trabalho.
O mercado na internet é muito maior, claro, e a loja virtual pode atingir diversos tipos de clientes em diferentes localidades. No Brasil, o e-commerce tende a expandir cada vez mais e há uma grande lacuna para o desenvolvimento no setor. Públicos de todas as idades estão conectados em grande parte do dia, seja para estudar, trabalhar, como lazer ou fazer compras.
Para criar a sua loja virtual, separamos algumas dicas importantes nesse processo. Dá uma conferida:
Planejamento
Anote tudo o que envolve o negócio. Se terá ou não um lugar físico para estoque, logística, mercado potencial, produtos que irá vender, valores, metas que quer atingir, pesquisa de mercado, público-alvo, formas de pagamento, estrutura do site, etc.
Informações sobre as tecnologias
Conhecer as plataformas e tecnologias disponíveis para a atuação no meio digital e verificar qual serve melhor para o seu modelo de negócio. O empreendedor pode optar por uma plataforma proprietária ou alugar uma pré-existente, mas deve saber como funcionam as funções de cada uma delas antes de investir.
Integrar sua plataforma
Decida escolher uma plataforma com uma tecnologia capaz de integrar outros sistemas, como o de gestão do estoque e de emissões de notas fiscais. Caso não haja um serviço adequado para a sua ideia, avalie contratar uma empresa especializada para fazer este trabalho.
Navegação e layout
Defina bem a comunicação visual do site: quantas páginas terá, como será a arquitetura de navegação, o estilo do layout, cores, a tipografia e como serão posicionadas as fotos. As opções de design são inúmeras, por isso, faça uma busca antes para não escolher uma que já está no mercado. Busque exclusividade. E lembre-se menos é mais. Seja criativo.
Produção de conteúdo
Quando a estrutura estiver definida, comece a alimentar seu site com conteúdo. Além de fotos, descrições e valores dos produtos, invista na produção de conteúdo para o site. Vale a pena apostar em fotos, banners e divulgação em redes sociais para atrair os consumidores.
Logística
Bote a loja para funcionar. É preciso saber como será a operação do negócio no cotidiano, e para isso, as questões como o atendimento a distância, pelo telefone, e-mail ou até mesmo por WhatsApp são importantes. Não esqueça das questões relacionadas ao transporte, frete e embalagem. Veja possibilidades de promoções com frete grátis, por exemplo. Ou também, parceria com os Correios e se os pacotes terão algum tipo de padrão.
A logística é dos pontos cruciais de um e-commerce, principalmente pela logística reversa. Assista o vídeo abaixo para entender bem como funciona esse setor:
Créditos canal Sebrae
Marketing digital
“A propaganda é a alma do negócio”, já diziam os sábios. Um bom marketing digital do seu negócio fará ele deslanchar. Divulgue o seu site como puder, essa é a hora. Delimite como será a divulgação e quais canais de comunicação serão usados.
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Leia também: Vendas por e-commerce
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Rosa maria
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