óleos essenciais para aromaterapia

Quais são os óleos essenciais para aromaterapia e quais os benefícios de cada um deles?

A aromaterapia é uma terapia feita por meio dos aromas de óleos essenciais, que a partir de suas propriedades conseguem fornecer benefícios para a saúde e atuar em diversas áreas, principalmente no quesito emocional. Um exemplo é o emagrecimento e o controle da ansiedade, que podem ser controlados e tratados com óleos essenciais para aromaterapia.

Saber qual óleo usar na hora de fazer as terapias com aromas nem sempre é uma tarefa fácil, mas com o conhecimento correto as técnicas podem ajudar a aliviar dores, melhorar o humor e ainda diminuir desconfortos como náuseas e dores estomacais.

Para que você entenda melhor qual óleo usar na aromaterapia, separamos uma lista completa de quais são as principais essenciais usadas. Confira a seguir!

Como a aromaterapia funciona?

A natureza é cheia de ervas, plantas, frutas, raízes e flores com diversos benefícios para a saúde, e seus aromas são ricos em propriedades essenciais para o tratamento de dores e desconfortos. 

óleos essenciais para aromaterapia camomila e lavanda
a aromaterapia funciona por meio da inalação de óleos essenciais

Por serem absorvidos de maneira mais rápida pelo corpo por meio dos receptores ligados ao sistema que controla a frequência cardíaca, respiração, pressão arterial e estresse, sua ação costuma levar apenas alguns minutos para surtir efeito.

De modo geral, a aromaterapia é feita com a diluição do óleo em água, mas pode variar de acordo com o óleo usado e a finalidade do aroma.

Leia mais sobre isso clicando aqui!

Quais os benefícios da aromaterapia?

Reduz a ansiedade

Grande parte da gama de essenciais usada nessa terapia ajuda a controlar a ansiedade e deixam o paciente mais relaxados. Porém, vale ressaltar que o efeito é semelhante a uma massagem, e não tende a perdurar por muitas horas após as sessões.

Entretanto, você pode recorrer a aromaterapia sempre que os sintomas da ansiedade surgirem, o que garantirá que crises possam ser evitadas com mais frequência.

Melhoram o sono

Algumas propriedades em óleos específicos como a alfazema, por exemplo, atuam melhorando o sono durante a noite, e também o humor ao acordar. Com isso, o paciente fica mais disposto e consegue ter uma noite de sono mais restauradora.

Dores de cabeça

Indivíduos que fazem aromaterapia com frequência tendem a ter menos dores de cabeça, que também pode ser tratada com a ajuda de alguns aromas como a do hortelã-pimenta. Uma pesquisa descobriu que o uso da aromaterapia com essa essência pode ter o mesmo efeito de medicamentos como o acetaminofeno, comercializado como Tylenol.

Reduzem as inflamações do corpo

Além de tratar as inflamações, alguns óleos essenciais específicos ainda ajudam a preveni-las graças às ações antioxidantes de óleos de gengibre e alecrim, por exemplo.

Aumentam a energia durante o dia

Óleos como o de hortelã ajudam a aumentar a energia e podem agir semelhante ao café dentro do organismo. Isso quer dizer que o desempenho e disposição são melhorados em grande parte dos casos.

Auxiliam em problemas estomacais

O óleo essencial do limão é uma excelente forma de combater náuseas e vômitos. Um estudo demonstrou que grávidas que praticavam aromaterapia com óleo de limão tiveram uma diminuição significativa dos enjoos durante o primeiro trimestre da gravidez.

grávida no primeiro trimestre
o óleo de limão pode ajudar a aliviar os enjoos no primeiro trimestre

Porém, esse óleo não é o único que pode ser usado para tratar problemas digestivos.

Como saber se um óleo essencial é puro?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos óleos essenciais e se eles são realmente puros. Levando em consideração que eles ainda não são regulamentados pelo FDA (Food and Drug Administration), fica difícil descobrir se aquele óleo é realmente puro.

No entanto, seguindo as dicas abaixo a garantia de adquirir um óleo essencial original é maior:

  • escolha rótulos que falem sobre a aromaterapia;
  • procure óleos que especifiquem ser 100% puros e orgânicos;
  • procure rótulos com qualidade terapêutica ou destilação a vapor;
  • escolha óleos com vida útil longa, cerca de mais de um ano se armazenado em local seco e fresco. Caso a loja que você estiver comprando for úmida e quente, prefira outro estabelecimento.

Quais são os óleos essenciais para aromaterapia?

Lavada

O óleo de lavanda é um dos óleos essenciais para aromaterapia mais usados e pode trazer diversos benefícios para a saúde em geral. Um dos usos mais comuns desse aroma é alívio dos sintomas da TPM e o relaxamento, além de aliviar sintomas ligados à tristeza e diminuir insônia, ansiedade e enxaqueca. Para isso, basta pingar algumas gotas no travesseiro antes de se deitar.

óleo de lavanda
o óleo de lavanda é calmante e pode ser usado até mesmo em bebês

Pode ser usado contra picadas de abelhas, formigas, borrachudos e outros insetos, já que é antisséptico. Em pacientes que passaram por cirurgia, o óleo de lavanda ainda evita quelóides, também tendo uma função importante contra queimaduras de sol ou combustão aliviando a dor e cicatrizando mais rapidamente a pele.

Outro grande benefício do óleo é que a lavanda é hipoalergênica, e pode ser usada nos banhos dos bebês para cuidar de pequenas irritações da pele e acalmar o pequeno antes de dormir para uma noite mais tranquila.

Laranja

Com a função principal de acelerar o metabolismo e ajudar nas funções digestivas, o óleo de laranja pode ser considerado um tônico estomacal.

Pode ser usado principalmente para tratar disfunções renais e da bexiga e ainda atua beneficamente em crianças para tratar medo, nervosismo e irritação.

Um estudo descobriu que o óleo de laranja também atua diminuindo a ansiedade principalmente durante o trabalho de parto, aumentando o relaxamento das gestantes nesse período que costuma gerar muita insegurança, medo e até mesmo inquietação.

Sálvia

O óleo de sálvia também faz parte dos óleos essenciais para aromaterapia e ajuda a reduzir a pressão arterial e aumentam o relaxamento. A erva ainda atua melhorando a memória e a atenção do paciente. Além de poder ser adicionada na comida, usar o óleo da erva na aromaterapia ajuda a potencializar seus benefícios.

Alecrim

Enquanto a sálvia trata a pressão arterial alta, o alecrim trata pacientes com pressão baixa, fraqueza e tonturas por estimular a circulação do sangue. Pode ser usado também para prevenir a queda de cabelo e combater a caspa quando o óleo é massageado diretamente no couro cabeludo.

ramo de alecrim
o alecrim estimula a circulação sanguínea

Por melhorar a capacidade cerebral, muitos profissionais usam a aromaterapia para potencializar a precisão e velocidade durante a execução de tarefas mentais exigentes. Junto a isso, ainda aumenta a energia e reduz a fadiga, sendo essencial para os dias que precisamos de um gás a mais.

Hortelã

O óleo essencial de hortelã é excelente para descongestionar as vias nasais e tratar rinite, tosse, resfriados, sinusite e bronquite. Também é usado em massagens esportivas por atuar diretamente nas dores musculares, músculos cansados e inchaços locais.

O hortelã também é bastante eficiente na hora de manter o paciente em alerta, e pode ser comparado ao café por fornecer altos níveis de energia e melhorar a memória.

As principais características do hortelã são suas ações vasoconstritora, carminativa, bactericida, analgésica, cefálica e anti-inflamatória. A erva ainda ainda ajuda a reduzir os níveis do cortisol, hormônio do estresse.

Canela

A canela é responsável por aumentar o foco, já que alimenta a região cerebral que governa nosso estado de alerta. Ainda aumenta a concentração e melhora o humor, além de eliminar toxinas do organismo e dar saciedade, contribuindo para a perda de peso.

Limão

O principal benefício do óleo de limão e ajudar em desconfortos digestivos principalmente em mulheres grávidas. Isso quer dizer que esse tipo de óleo pode ser usado na aromaterapia durante o primeiro trimestre da gravidez para diminuir os enjoos de forma natural e não invasiva.

limão
o óleo de limão ajuda a aliviar o estresse e ansiedade

Porém, o óleo de limão não é usado apenas para isso: a essência também ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, além de melhorar o humor.

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto é um dos mais usados para tratar doenças das vias respiratórias, principalmente de gripes e resfriados. No entanto, também se mostra eficiente para o tratamento da rinite, dor de garganta, bronquite, congestão nasal, asma e sinusite.

O que muitos não sabem é que essa essência também pode ser usada para desinfetar os ambientes contra fungos e bactérias e atuar como um repelente natural de insetos.

Atrelado a isso, ainda alivia dores de cabeça e promove a clareza mental.

Bergamota

A bergamota, também conhecida como tangerina ou mexerica, é uma fruta cítrica que conta com propriedades que ajudam a controlar os níveis de cortisol, o que consequentemente diminui os níveis de estresse no dia a dia. Com isso, melhora o humor, podendo ser usado também durante a TPM.

Capim-limão

O óleo de capim limão oferece diversos benefícios para a nossa saúde, incluindo no controle da ansiedade e tensão. Porém, o óleo desta erva ajuda também na recuperação de traumas estressantes, e age como um repelente natural.

Ylang Ylang

A ylang ylang é uma flor que atua diretamente no sistema nervoso e eufórico, agindo como um hipotensor e sedativo, além de diminuir os sintomas da ansiedade, tensão e também controlar a pressão arterial.

ylang ylang
o óleo de ylang ylang age como um calmante natural

O óleo também pode ser usado como afrodisíaco e ajuda no tratamento de frigidez e impotência, sendo ainda um calmante natural que alivia a taquicardia e respiração acelerada.

A planta ainda trata as inflamações e infecções principalmente intestinais por agir como um antisséptico. No entanto, pode ser usada também nos cabelos para melhorar o crescimento e textura dos fios.

Sândalo

Atua diretamente no humor e melhora os sintomas depressivos. Seu uso se dá principalmente pela aromaterapia e massagem, que também ajuda no relaxamento do corpo. 

Algumas pessoas ainda usam o óleo de sândalo para melhorar o foco em atividades que demandam muita concentração.

Camomila

A camomila tem propriedades calmantes que ajudam o paciente a dormir melhor. Uma dica é aplicar algumas gotas do óleo de camomila direto no travesseiro antes de dormir para ter uma noite de sono tranquila e evitar a insônia, da mesma forma como é feita com o óleo de lavanda.

Também pode ser usada para acalmar os nervos e inflamações de pele em banhos de imersão.

Toranja

Embora não seja tão conhecida no Brasil, a toranja, ou grapefruit, ajuda no relaxamento e no controle da pressão arterial. Tudo isso graças ao limoneno, ingrediente ativo do óleo de toranja que equilibra o humor e proporciona uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Jasmin

O jasmim é uma flor bastante conhecida e seu óleo é capaz de melhorar o humor e atuar como um afrodisíaco natural. Com isso, diversos pacientes se sentem mais otimistas e positivos após uma sessão de aromaterapia com óleo de jasmim.

Melaleuca

Pertencente à família das mirtáceas, a melaleuca é um tipo de arbusto florido capaz de tratar quase todos os tipos de infecções, desde acnes até herpes e candidíase. No entanto, também pode ser usado para problemas de pele causados por fungos como micoses, ainda sendo eficiente em aftas, dor de ouvido e de dente, psoríase e furúnculos.

melaleuca
a melaleuca trata infecções e fortalece o sistema imunológico

Suas propriedades também agem fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando no combate a doenças como gripes e resfriados.

Gerânio

O óleo de gerânio é destinado especialmente para as mulheres por atuar no equilíbrio hormonal durante a TPM e menopausa. Dessa forma, trata cólicas menstruais, inchaço, fluxo irregular e seios doloridos. Na pele trata as rugas e linhas de expressão e ainda ajuda no relaxamento, proporcionando uma sensação de bem-estar e eliminando sintomas como agitação, tensão nervosa, ansiedade e nervosismo.

Tem ação antiespasmódica, anti séptica, cicatrizante e bactericida, podendo ser usada para cicatrização de feridas na pele.

Cedro

Usado especialmente para desinflamar a pele, o óleo de cedro atua na produção de colágeno e elimina a celulite quando usado em massagens. Ainda trata a pele acneica e oleosa, sendo eficiente para a eliminação de eczemas.

Quando usado na aromaterapia, o óleo proporciona tranquilidade e diminui o estresse, irritabilidade e ainda age como sedativo.

Outro grande benefício é o alívio da tosse e excesso de muco principalmente em crianças pequenas.

Depois de ver quais são os óleos essenciais para aromaterapia ficou mais fácil entender os grandes benefícios que esses ingredientes e a técnica proporciona para a saúde principalmente emocional. Usando o óleo correto você consegue evitar episódios de insônia, ansiedade e até melhorar o humor de forma rápida e totalmente natural.

Curso Grátis de Aromaterapia

Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar em um indivíduo. Em outras palavras, nada mais é que o uso de aromas e óleos de plantas como tratamento auxiliar.

E se você tiver interesse, não precisa gastar nada para aprender, a Prime Cursos oferece o Curso de Aromaterapia 100% Grátis, confira!

aromaterapia

Stories

Posts Recentes

  • Quais as funções de uma recepcionista? Conheça a profissão
    O papel do recepcionista é fundamental em qualquer empresa, seja ela pequena ou grande. Ele é responsável por ser o primeiro contato do cliente com a empresa e, por isso, deve ser capaz de transmitir uma imagem positiva e acolhedora. Mas quais são exatamente as funções do recepcionista? Em geral, o recepcionista é responsável por…
  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.