operador de telemarketing e telefonista

Qual a diferença de operador de telemarketing e telefonista?

Um dos maiores equívocos de quem deseja iniciar na carreira administrativa no ramo da telefonia é achar que operador de telemarketing e telefonista são profissionais que atuam na mesma área. Porém, apesar da semelhança, ambos são cargos diferentes com funções específicas.

Essa confusão normalmente acontece por ambas as profissões estarem relacionadas às ligações telefônicas, já que nos dois cargos os trabalhadores operam via telefone. A maior diferença, está, porém, no propósito das ligações e na forma de atendimento aos clientes e fornecedores.

Para que você entenda melhor sobre essa diferença, separamos um post completo falando mais sobre o assunto. Veja a seguir!

O que faz um operador de telemarketing?

A principal função de quem trabalha como operador de telemarketing é atender clientes com o objetivo de vender produtos, realizar cobranças de contas em aberto, prestar assistência ao cliente, cancelar e alterar planos, prestar informações, realizar pesquisas de satisfação e promover acordos.

Normalmente, atua no formato de atendimento ativo no qual ele é o responsável por realizar as ligações, mas também pode trabalhar no modo de atendimento receptivo, recebendo ligações de terceiros.

O que faz uma telefonista?

Já a telefonista é uma profissional que atua na área administrativa da empresa, atendendo e fazendo ligações para clientes e fornecedores no âmbito profissional, com o intuito de fechar negócios, prestar assistência e resolver problemas específicos do produto vendido ou serviço oferecido.

a telefonista atua sozinha recebendo ligações e lidando com a área administrativa da empresa
a telefonista atua sozinha recebendo ligações e lidando com a área administrativa da empresa

Porém, a grande diferença é que a telefonista não trabalha apenas no telefone, e na grande maioria dos casos também presta serviços relacionados à administração da empresa, como agendamento de reuniões e organização de documentos.

Qual a diferença entre operador de telemarketing e telefonista?

A principal diferença de um operador de telemarketing e telefonista é que, apesar de trabalharem ao telefone, ambos desempenham funções bastante diferentes no que diz respeito à empresa que atuam. Isso porque, enquanto o operador de telemarketing é contrato para atuar fazendo e recebendo ligações de clientes para fechar contratos de produtos vendidos pela empresa, uma telefonista atua como uma espécie de recepcionista via telefone, já que ela é responsável por anotar recados, marcar reuniões específicas, organizar documentos e desempenhar outras funções administrativas dentro da companhia.

Qual o salário dos dois empregos?

O operador de telemarketing pode chegar a faturar até R$1.200, dependendo do lugar de atuação, demanda e formação profissional. Enquanto isso, a telefonista pode ganhar até R$1.500 no seu piso salarial inicial na região sudeste do país, e a tendência é que seu salário aumente de acordo com seu grau de conhecimento na área.

Leia também Qual é o salário de uma telefonista?

É necessário se especializar nas duas áreas?

Para ser operador de telemarketing não é necessário formação em nível superior, basta apenas ter ensino médio completo. Em alguns casos ainda é possível encontrar vagas que oferecem treinamentos internos sem necessidade de experiência prévia no ramo.

Isso faz com que o cargo seja um dos mais buscados por quem deseja iniciar sua carreira profissional sem ter trabalhado antes.

O que faz com que a vaga, além de muito concorrida, ofereça um salário relativamente baixo em comparação com as telefonistas.

Já se você deseja atuar como telefonista, também não há necessidade em se formar em ensino superior, embora ter realizado cursos técnicos na área seja um grande diferencial para conseguir uma vaga em empresas mais sérias, podendo até mesmo aumentar o salário inicial com base no piso daquela região.

Quais os requisitos para ser um operador de telemarketing?

O operador de telemarketing deve ter grande familiaridade com o computador para usar o sistema de atendimento e saber se comunicar via telefone ou chat, com voz clara, boa dicção e audição para ouvir o que lhe está sendo dito.

Além disso, é essencial saber se comunicar verbalmente e conseguir lidar com pessoas de todos os temperamentos, tendo maturidade emocional e habilidade de manter a calma e paciência em momentos de pressão.

Outro requisito importante é saber trabalhar em equipe e ter foco nos resultados, demonstrando habilidade para contornar problemas durante o atendimento.

Quais os requisitos para ser uma telefonista?

Além de saber se comunicar de forma clara e objetiva e ter uma grande capacidade de ouvir e entender o que a outra parte tem a dizer, os telefonistas também devem ter habilidades de organização e capacidade de lidar com softwares específicos de gestão e de reuniões online.

é importante que a telefonita seja organizada e tenha habilidade de ouvir as pessoas
é importante que a telefonita seja organizada e tenha habilidade de ouvir as pessoas

Além do mais, os telefonistas precisam estar sempre prontos para fazer anotações e ter boa memória, tanto para passar recados como para tirar a dúvida do cliente e saber para qual setor da empresa deverá direcionar a ligação.

Depois de ver qual a diferença de operador de telemarketing e telefonista, ficou mais fácil compreender o que cada profissional faz dentro das empresas, não é? Caso seu desejo seja se especificar em uma dessas áreas, é importante verificar todas as necessidades para ingressar no mercado, além de verificar o salário e o piso salarial na região em que você mora.

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