mulher estudando e uma mensagem de horas complementares grátis escrita ao eu lado

Como conseguir 100 HORAS COMPLEMENTARES grátis

Durante os árduos anos de graduação, a busca por horas complementares é um desafio que se faz bastante presente, preocupando muitos estudantes. Até mesmo porque, muitas vezes, o envolvimento em atividades que contam horas complementares demanda algum investimento financeiro. 

Levando isso em consideração, a oportunidade de obter horas complementares gratuitas representa uma alternativa acessível e bastante atrativa para enriquecer o currículo. 

Se você está em busca de uma maneira de fortalecer sua formação sem comprometer suas finanças, então está no lugar certo! Vem com a gente explorar algumas opções de cursos, plataformas e iniciativas que oferecem certificações sem custo! 

Participe de projetos de iniciação científica

Você certamente já deve ter ficado sabendo de algum projeto de iniciação científica em andamento na sua faculdade. Se participar ativamente dessa iniciativa parece uma boa ideia para você, que tal experimentar?

homem realizando pesquisa científica em uma mesa com libro e computador

Esses projetos são uma oportunidade única de aprendizado, possibilitando que os estudantes envolvidos explorem e contribuam para avanços interessantes em suas áreas de estudo.

A aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula se torna evidente, proporcionando uma compreensão mais profunda de como as disciplinas acadêmicas se traduzem em soluções concretas para problemas do mundo real. 

Além de ser fundamental para a produção de conhecimento acadêmico, esses projetos desempenham um papel significativo na formação profissional e no enriquecimento do currículo, formando candidatos mais atrativos para empresas e organizações em busca de novos profissionais.

Participar dessas atividades também demonstra iniciativa e comprometimento, características altamente valorizadas em qualquer área.

Ao se envolver em uma pesquisa científica, você terá a chance de aprimorar suas habilidades de pesquisa, mergulhar na revisão de literatura, formular hipóteses e analisar dados. Todas essas competências são pertinentes não apenas no meio acadêmico, já que são perfeitamente passíveis de aplicação no ambiente profissional.

Use seus hobbies a seu favor para conseguir horas complementares

Se você tem interesse por esportes e eventos culturais, temos uma ótima notícia: esse tipo de atividade também vale como hora complementar! Essa é uma maneira um tanto quanto divertida de completar a carga horária necessária para sua formação. 

Essa é uma maneira estratégica de unir o útil ao agradável. Se tratando de práticas relacionadas a alguma modalidade esportiva em um centro ou clube esportivo, basta obter uma declaração ou certificado que comprove sua participação nas aulas ou na competição.

Programas culturais e artísticos (como visitas a exposições de arte, debates sobre produções audiovisuais e peças de teatro) também entram na lista das atividades complementares.

Guarde sempre as entradas desses programas e passeios, pois elas servirão como comprovação, e, se possível, solicite à diretoria do local um documento que comprove sua presença.

Essas atividades desempenham um papel relevante no fortalecimento do currículo, proporcionando benefícios que vão muito além do lazer.

O envolvimento em atividades esportivas demonstra habilidades como trabalho em equipe, disciplina e resiliência, enquanto as atividades culturais contribuem para desenvolver a criatividade, a expressão artística e uma comunicação eficaz, agregando uma dimensão única ao perfil profissional. 

Faça parte de grupos de estudo

Outra forma de obter horas complementares gratuitamente é por meio da participação de grupos de estudo. De quebra, você terá oportunidades riquíssimas de aprendizado e compartilhamento de conhecimento com colegas. 

Essa é uma das muitas formas de construir um perfil profissional atraente, diversificado e proativo, ao mesmo tempo em que possibilita ao estudante aprofundar seus conhecimentos, discutindo conceitos complexos e colaborando na resolução de desafios conceituais.

três amigos estudando em um notebook

Esses grupos podem até mesmo estender-se para a execução de projetos práticos, proporcionando aos participantes a chance de aplicar seus conhecimentos em situações do mundo real.

De todo modo, a troca de ideias, discussão de perspectivas diversas e resolução conjunta de problemas acadêmicos contribuem para o aprimoramento da comunicação e do trabalho em equipe, competências fundamentais em qualquer ambiente profissional. 

Se envolva com projetos de voluntariado

Fazer o bem sem olhar a quem – e ainda ter a oportunidade de fazer disso uma oportunidade para contabilizar horas complementares gratuitas! Quem não gostaria de aproveitar essa chance? 

O engajamento em iniciativas de voluntariado é muito positivo para o seu currículo, pois evidencia seu comprometimento social e responsabilidade cidadã. Desse modo, oferece benefícios tanto no desenvolvimento pessoal quanto na preparação para a carreira.

Além de expressar a dedicação com o bem-estar comunitário, o voluntariado ressalta competências e características pessoais altamente valorizadas pelos empregadores, como trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, fundamentais para o êxito profissional.

várias pessoas uindo suas mão ao centro de uma roda, realizando atividades voluntárias

Alguns exemplos de atividades voluntárias que enriquecem o currículo abrangem desde programas de mentoria para estudantes em situação de vulnerabilidade até colaboração com organizações sem fins lucrativos em setores como educação, saúde ou meio ambiente, além do engajamento em campanhas de arrecadação de fundos para causas sociais.

Faça cursos online e consiga horas complementares grátis

Para finalizar nossa lista de sugestões de atividades extracurriculares para conseguir horas complementares grátis, não poderiam faltar os cursos online. Atualmente, há uma infinidade de plataformas que oferecem cursos gratuitos em áreas variadas.

Uma das opções mais interessantes é o SENAI EAD, que disponibiliza cursos desde Finanças Pessoais até Metrologia. O SENAI é reconhecido como uma instituição de educação profissional de qualidade, com programas que atendem às demandas do mercado de trabalho. 

A FGV também proporciona oportunidades abrangendo diversas áreas, incluindo cursos livres, extensão e programas de educação continuada. Seus cursos são bastante valorizados, uma vez que são elaborados com sólida fundamentação teórica e prática, muitas vezes ministrados por profissionais renomados em suas áreas de atuação. 

Outra alternativa interessante é a plataforma Eskada, oferecida pela Universidade Estadual do Maranhão. São mais de 60 cursos no catálogo, e os mais populares são relacionados a dificuldades de aprendizagem e neuropedagogia.

A Fundação Bradesco também oferece uma plataforma semelhante nesse sentido, chamada de Escola Virtual. Ela inclui minicursos que contemplam áreas diversas, como administração, tecnologia, entre outros. 

E que tal uma plataforma que oferece mais de 300 cursos online em áreas como informática, idiomas, administração, entre outras? Estamos falando, é claro, da Prime Cursos, uma opção muito relevante para quem deseja garantir horas complementares e otimizar seu currículo. 

O acesso a todos os cursos é totalmente gratuito. No entanto, para obter o certificado que valida as horas complementares, é necessário realizar o pagamento referente à emissão do documento, no valor de R$ 54,90 + o frete. Acesse agora mesmo o nosso catálogo de cursos e confira todas as opções que temos disponíveis para turbinar seu currículo! 

Cursos Grátis para Atividades Complementares

Os cursos livres estão entre as principais formas de conseguir horas complementares para sua formação. O aluno pode escolher um tema específico no qual deseja aprofundar seus conhecimentos, desde que seja condizente com sua área de formação.

A modalidade online tem se desenvolvido muito na última década, já que é especialmente vantajosa para quem não tem muito tempo disponível e ainda assim deseja aprender mais sobre determinados assuntos.

Na Prime você encontra centenas de cursos com certificado de conclusão válido para atividades extracurriculares, avaliações de empresas, provas de títulos, concursos públicos, enriquecer o seu currículo e muito mais!


Stories

Posts Recentes

  • Como é o trabalho de uma recepcionista: responsabilidades e habilidades necessárias
    A rotina de uma recepcionista pode variar de acordo com o local que ele atua, mas geralmente suas tarefas de rotina estão sempre conectadas a funções administrativas e de organização. O trabalho de uma recepcionista é recepcionar e atender os clientes e visitantes, fornecendo informações, direcionando-os para a pessoa ou departamento correto e, em geral,…
  • Quantas horas tem a jornada de trabalho de uma recepcionista?
    A jornada de trabalho de um recepcionista é um aspecto fundamental que define tanto a dinâmica de seu cotidiano profissional quanto a qualidade de sua vida pessoal. Em diversas indústrias, a carga horária desses profissionais pode variar significativamente, influenciada por fatores como legislação trabalhista, demandas diárias e políticas internas das empresas. Neste texto, exploraremos detalhadamente…
  • Quanto ganha uma recepcionista: Salário médio e fatores que influenciam
    Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando consideram entrar na profissão de recepcionista é “Quanto ganha uma recepcionista?” É uma pergunta importante, já que o salário é um fator chave na decisão de escolher uma profissão. A resposta para essa pergunta depende de vários fatores, como localização, experiência e habilidades específicas. De…
  • O que é necessário para ser recepcionista: qualificações e requisitos
    Para ser um recepcionista de sucesso, é necessário ter diversos requisitos e características. Além de ser capaz de lidar com pessoas e ter uma boa comunicação, é importante ter organização, capacidade de multitarefa e conhecimento em informática. O recepcionista é a primeira pessoa que os clientes ou visitantes encontram quando chegam a uma empresa ou…
  • O que é e como funciona o código Q?
    O Código Q é um conjunto padronizado de três letras que é usado para fazer perguntas pré-definidas em comunicações de rádio. Ele pode ser utilizado por porteiros, vigilantes e controladores de acesso para a comunicação dentro das dependências do local de trabalho. Ele também é amplamente utilizado por militares, polícia, serviços de emergência, aviação e…
  • Como funciona uma jornada de trabalho de 12×36: regras e direitos
    Uma jornada de trabalho de 12×36 é um modelo de trabalho que permite ao colaborador trabalhar por 12 horas seguidas e descansar nas próximas 36 horas. Essa jornada é comum em setores que necessitam de operação contínua, como saúde e segurança. Nesse modelo de trabalho, o colaborador trabalha por 12 horas seguidas, com um intervalo…
  • Qual a diferença entre porteiro e recepcionista: quais as funções de cada profissional?
    Porteiros e recepcionistas, apesar de terem funções relacionadas à segurança e atendimento possuem diferenças significativas entre as duas profissões. Ambos são profissionais que trabalham em empresas, condomínios, hotéis e outros estabelecimentos que necessitam de atendimento ao público. O porteiro é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos ao local onde trabalha. Ele deve…
  • Guia: 12 lugares onde um porteiro pode trabalhar
    Um porteiro é uma figura importante em muitos locais, incluindo edifícios residenciais, escolas, hospitais e empresas. Eles são responsáveis por controlar o acesso ao local e garantir a segurança dos residentes, alunos, pacientes ou funcionários. Mas onde exatamente um porteiro pode trabalhar? Em geral, um porteiro pode trabalhar em qualquer lugar que precise de controle…
  • Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?
    Apesar das diferenças entre porteiros e controladores de acesso eles são profissionais que muitas vezes trabalham juntos de forma colaborativa para garantir a segurança em diferentes tipos de estabelecimentos, incluindo prédios comerciais, condomínios residenciais, escolas e hospitais. E embora muitas pessoas acreditem que as funções desses profissionais são iguais, há diferenças significativas entre elas. Um…
  • Quantas horas trabalha um porteiro? Horário de trabalho e regulamentações
    Porteiros são profissionais que trabalham em condomínios e prédios residenciais e comerciais. Eles são responsáveis ​​por controlar o acesso ao prédio, recepcionar visitantes e fornecedores, monitorar a segurança do local e garantir que os moradores e visitantes sejam bem atendidos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a carga horária de trabalho de um…
  • Quem pode ser porteiro e quais os requisitos para a profissão?
    Portaria é uma profissão que tem ganhado destaque nos últimos anos, principalmente em condomínios residenciais e comerciais. Mas para ser porteiro é necessário alguns requisitos básicos. Esse profissional é responsável por controlar o acesso de pessoas e veículos, receber encomendas, correspondências e prestar informações aos moradores e visitantes. De acordo com a legislação brasileira, não…
  • Guia: conheça quais as funções de um porteiro
    Um porteiro é uma figura importante em muitos prédios residenciais e comerciais. Ele é responsável por garantir a segurança dos moradores e visitantes, além de desempenhar outras funções importantes. Neste guia, vamos explorar as várias funções de um porteiro e entender por que ele é uma peça fundamental em muitos locais. Uma das principais funções…
  • Qual o salário de um porteiro? Descubra aqui!
    Um porteiro é um profissional responsável por garantir a segurança e o bem-estar dos moradores e visitantes de um edifício. Essa função é essencial em condomínios residenciais e comerciais, escolas, hospitais, hotéis, entre outros estabelecimentos. O salário de um porteiro pode variar de acordo com a região, o tipo de estabelecimento, a experiência do profissional…
  • Como pegar o seguro-desemprego passo a passo
    Quando um trabalhador é desligado de um emprego sem ter cometido alguma infração grave, ele pode ter acesso ao benefício do seguro-desemprego. Estamos falando de um dos principais direitos trabalhistas da legislação brasileira, implementado para proporcionar apoio financeiro a indivíduos que enfrentam a demissão e o desemprego. É fundamental estar devidamente informado e atualizado acerca…
  • Precisa ter conta na Caixa para receber seguro-desemprego?
    Quando um trabalhador é desligado do seu posto de trabalho sem justa causa (ou seja, sem ter cometido alguma infração grave), ele pode ter direito ao seguro-desemprego. Esse benefício representa um dos principais direitos trabalhistas garantidos pela legislação brasileira, já que visa proporcionar apoio financeiro às pessoas que se deparam de maneira inesperada com a…

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.