Qual é o principal objetivo de um plano de negócios? Aprenda porquê você deve ter um

para tirar o guia de eSocial é necessário acessar o portal oficial do sistema
para tirar o guia de eSocial é necessário acessar o portal oficial do sistema

Para que uma empresa alcance sucesso no mercado em que está inserida, é necessário que, antes de começar a operar, o gestor coloque suas ideias no papel, a fim de saber se há a viabilidade do negócio. Essa estratégia é conhecida no meio empresarial como plano de negócios, mas muitas empresas em estágio inicial ainda têm dúvidas de qual é o objetivo de um plano de negócios?

Um plano de negócios é usado principalmente para auxiliar o gestor a estruturar seu negócio, realizando uma pesquisa minuciosa de mercado e analisando a concorrência, além de visar os melhores fornecedores e melhores produtos, ou seja, um plano de negócios é o responsável por guiar uma empresa em sua jornada.

Para que você entenda melhor o principal objetivo do plano e como usá-lo em sua empresa, separamos um post completo sobre o assunto. Confira!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios nada mais é que um apanhado de ideias, informações e dados que são colocadas no papel a fim de dar estrutura à ideia de uma empresa, ajudando também para que os objetivos sejam alcançados em menos tempo e com menos esforços. 

um plano de negócios tem como objetivo estruturar uma ideia de uma empresa
um plano de negócios tem como objetivo estruturar uma ideia de uma empresa

O plano ainda auxilia na hora de prever alguns riscos que podem surgir ao longo do empreendimento, buscando também soluções para evitar que eles interfiram na atuação da empresa no mercado.

Para que se tenha uma ideia da importância de um plano de negócios hoje em dia, alguns bancos e organizações financeiras exigem esse documento para realizar investimentos, pois as chances de uma organização bem estruturada render bons frutos no futuro é maior.

Um plano de negócios ainda auxilia:

  • na captação de investimentos;
  • a reconhecer as qualidades e os defeitos de um negócio;
  • na avaliação de desempenho de uma empresa;
  • na projeção do mercado;
  • na avaliação financeira;
  • indicando os melhores caminhos ao gestor;
  • a traçar metas e estipular prazos para cumpri-las;
  • a não perder o foco em seus objetivos;
  • a elevar as chances de sucesso de uma empresa.

Leia também O que é um Plano de Negócios e como elaborar um? Passo a passo completo

Qual é o principal objetivo de um plano de negócios?

O principal foco de um plano de negócios é estruturar e traçar as ações empreendedoras de um negócio.

Isto é, por meio dele, o gestor irá descrever suas ideias, objetivos, e as características de seu empreendimento, sendo possível dessa forma identificar os erros e corrigi-los antes que saiam da teoria.

Ou seja, o principal objetivo de um plano de negócios é mapear, estruturar e desenvolver um empreendimento, analisar o mercado e a concorrência, aumentar as chances de atriar investidores e elaborar um plano de marketing efetivo.

Como elaborar um plano de negócios simples

Passo 1

O primeiro passo para elaborar um plano de negócios é fazer o sumário executivo, onde o empresário irá definir a configuração jurídica de seu negócio, seu capital inicial, e a demarcação tributária, que se trata dos impostos a serem recolhidos baseados em sua área de atuação, e seu faturamento.

Passo 2 

O próximo passo é analisar o mercado que sua marca será inserida. Nessa etapa você fará uma análise da necessidade do mercado, da concorrência, quem domina esse mercado, quais fornecedores são os mais disputados, quais erros que a concorrência está cometendo, qual será seu diferencial, etc.

Passo 3

O terceiro passo é elaborar uma estratégia de marketing e realizar pesquisas para saber qual o público que você deseja atingir com seus produtos e serviços, quais são os hábitos de compra dessas pessoas e qual seu poder aquisitivo.

montar estratégias de marketing auxilia na hora de expandir o negócio e alcançar as metas estabelecidas
montar estratégias de marketing auxilia na hora de expandir o negócio e alcançar as metas estabelecidas

Essa etapa torna mais fácil precificar os produtos e estabelecer uma margem de lucro que não deixe o produto com preços muito elevados nem muito abaixo da concorrência.

Assim, além de não perder dinheiro, você também não perde dinheiro colocando um preço inacessível para o público. 

Passo 4

Em seguida, você elaborará o plano operacional. Nele você definirá a instalação interna de sua organização, equipamentos necessários para a produção, quais e quantos funcionários a empresa terá e qual será a função de cada um.

Passo 5 

O quinto passo para elaborar um plano de negócios é ter o plano financeiro. Nele constam informações como:

  • custos iniciais;
  • capital de giro;
  • despesas fixas como salários, luz, água e internet.

Passo 6

O sexto e último passo para realizar um plano de negócios simples consiste em realizar um planejamento estratégico com os cenários em que sua empresa poderá atuar, análise das forças, fraquezas e oportunidades de mercado, além do estabelecimento de metas a serem cumpridas e objetivos da organização. 

É importante ressaltar, que na elaboração de um plano de negócios não há a necessidade de se seguir uma ordem específica, o que varia de acordo com o tipo de empresa e mercado que ela está inserida, além do grau de complexidade e extensão do documento.

No caso de um empreendimento que busca investimento de instituições financeiras, a descrição do planejamento de finanças terá que ser mais detalhada e rigorosa, para que os requisitos das organizações sejam preenchidos.

Do contrário, o plano pode ser mais simples e resumido, de modo que, caso surja uma necessidade futura, você possa montar um novo plano para investimentos voltado para a sua necessidade naquele momento.

Agora que você já sabe qual é o principal objetivo de um plano de negócios e como ele é importante na estrutura de uma empresa, antecipando riscos para que seus objetivos sejam alcançados, não deixe de montar o seu. Com isso você evita prejuízos financeiros que pode acabar afetando a saúde da sua empresa no primeiro ano de atuação.

Curso de Plano de Negócios Online Grátis

Não há regra ou padrão para desenvolver um plano de negócios, mas o importante é que ele contenha as principais informações sobre a sua empresa e as atividades que deverão ser desenvolvidas.

Com o Curso de Plano de Negócios da Prime Cursos do Brasil, o aluno aprenderá Como elaborar um plano de negócios, Como conhecer o mercado, Dicas de Marketing, Planejamento financeiro dentre outros.

Confira o conteúdo programático: Introdução, Objetivos do Plano de Negócios, Informações Importantes, Setor de Atividade e Forma Jurídica, Marketing, Conhecendo o Mercado, Planejamento Financeiro, Parte Operacional, O Plano de Negócios, Modelo de Plano de Negócios e Bibliografia/Links recomendados.

Aproveite e comece agora na Prime o seu Curso de Plano de Negócios 100% Gratuito!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.