Qual a diferença entre Enólogo, Enófilo e Sommelier

O universo dos vinhos é complexo e cheio de particularidades. E se já é um pouco difícil para quem entende do assunto, para os iniciantes pode ser ainda mais complicado. Existem muitos nomes específicos, termos técnicos e outras expressões que são utilizadas no mundo do vinhos, que podem confundir num primeiro momento. Você sabe, por exemplo, qual a diferença entre um Enólogo, um Sommelier e um Enófilo?

Bom, para entender a classificação dos diferentes tipos de pessoas envolvidas nesse universo, também vamos falar um pouco sobre sufixos.

Sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra, e também é responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. Os sufixos “filo” e  “logo” se ligam ao radical latino “eno” (que significa vinho) e formam as palavras ENÓFILO e ENÓLOGO.

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

Enófilo

“Filo” vem do grego “phílos” e tem como significado “querido, amigo, queredor”.

Por isso, enófilo é o indivíduo que gosta de vinho, de estudá-lo, e também quem se dedica ao comércio ou aos assuntos vinícolas. Se você gosta ou estuda sobre o tema, ou se tem algum amigo que faz isso, mas não a ponto de trabalhar na área, você ou essa pessoa são consideradas um “enófilo”.

Enólogo

“Logo” também tem sua raiz na língua grega e vem de “lógos” que, entre outras acepções, tem como significado aquela pessoa “que estuda, conhece, é especialista em”. É utilizado para indicar quem estuda uma ciência ou arte (uma “logia”, como biologia, teologia, ou mesmo enologia).

Por isso, podemos definir enólogo como o indivíduo especializado em enologia, ciência que trata do vinho.

Enólogo é quem diante do vinho toma decisões, e enófilo  é quem diante de decisões toma vinho”. Luis Groof

 

Sommelier

E “sommelier”? Da onde vem e o que significa?

Sommelier, que pronuncia-se “somêliê”, é um termo francês. Os sommeliers eram transportadores de animais de carga. Depois, o nome era usado para apontar pessoas que transportavam e guardavam as provisões das cortes reais em suas viagens.

Havia um sommelier de pães, um de frutas, um de armas, etc. O termo sommelier, aos poucos, passou a substituir o “échanson” ou escanção – que refere-se ao oficial da corte que servia vinho ao rei, e também provava antes de servir para garantir que a bebida não estava envenenada.

A partir de 1812 o termo sommelier começou a ter como significado os profissionais especializados em bebidas alcoólicas nos restaurantes.

A palavra “échanson” é, anterior à palavra “sommelier”. Ainda hoje, “escanção” é um tempo usado pelos portugueses para se referir ao profissional responsável pelos vinhos nos restaurantes.

Sommelier
Sommelier

Resumo

  • Enófilo: é o apreciador do vinho e suas peculiaridades. Gosta de estudar sobre rótulos, história, sabores e outras curiosidades, mas nunca trabalhou na área, nem na produção, nem no comércio da bebida.
  • Enólogo: profissional responsável por todo o processo de produção do vinho, desde a análise do solo até a melhor técnica para a colheita das uvas. Ele deve conhecer as técnicas para transformar a uva em vinho!
  • Sommelier: é o especialista que trabalha em restaurantes, bares e lojas do setor. Na maioria das vezes, o profissional é responsável por todo o processo que envolve as bebidas do local, desde a compra até a elaboração da carta.

Para quem tiver interesse em estudar sobre o assunto, a Prime Cursos oferece o Curso de Enologia Básico Grátis, onde o aluno estuda sobre a história do vinho, clima, plantio e colheita, dicas de armazenamento, como escolher o vinho ideal, e muito mais! O curso é online e gratuito, e para começar a estudar basta fazer seu cadastro no site!

Curso de Enologia Básico Grátis
Curso de Enologia Básico Grátis

Fonte: Revista Adega / Blog Famiglia Valduga / Qualidade na Taça

Gostou do artigo de hoje? Esperamos que sim!

E você, gosta de vinhos? Deixe o seu comentário!

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

13 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde!

    Eu adoro todos os artigos recebidos da PRIME CURSOS. As matérias são incríveis e sempre agregam informações importantes em nossas vidas.
    Gostaria que um dia a PRIME CURSOS fizesse uma matéria sobre a necessidade do profissional se reinventar, qdo ele deve perceber que a área que ele atua já está saturada ou mesmo que não esteja ele possa estar obsoleto para tal função Quando e como o profissional deve proceder para iniciar uma transição de área, seguimento…enfim…..ninguém quer parar de trabalhar cedo, mas o ser humano é de um potencial infinito e uma grande capacidade de aprendizado a adaptação a novas funções.
    Se for possível, poderiam enviar algum artigo a respeito deste assunto?
    Certa da atenção de vocês, desde já agradeço , parabenizo pela eficiência de suas matérias e, vou ficar na expectativa de um feedback.

    Muito grata.

  2. Sem palavras. Amo vinhos trabalhei 9 anos com vinhos importados,mas devido condições não consegui fazer o curso.mais amei esse curso de enologia básico grátis. Amei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui