Truques da neurociência para se tornar um profissional melhor

Quem nunca desejou produzir e render mais num dia de trabalho exaustivo? Nem sempre é possível completar as metas do dia, e com isso, é normal que as pessoas sintam-se frustradas. Uma noite mal dormida, falta de tempo ou estresses diários podem fazer com que você não seja tão produtivo no dia a dia profissional.

A revista americana Fast Company selecionou conhecimentos sobre o cérebro que podem auxiliar a se tornar um profissional melhor. As dicas tem como objetivo ajudar a manter o foco, ter uma memória melhor, ser mais criativo e, assim, tomar decisões mais inteligentes. Veja abaixo:

Como se concentrar melhor

Para obter um dia de trabalho produtivo, é fundamental aprender a se concentrar, porém isso exige muito foco. Quantas vezes por dia você pára o que está fazendo para pensar em coisas desnecessárias – que não irão melhorar o seu trabalho?

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

O problema é que seu cérebro adora ficar viajando. Uma dica é parar de fazer várias coisas ao mesmo tempo e tentar fazer uma coisa de cada vez. Foque no que está fazendo, dedique seu tempo e atenção. É muito mais fácil obter concentração quando você dedica toda a sua atenção a só uma atividade.

Para a área de vendas essa dica é especialmente importante, e se você está pensando em começar a fazer o curso de vendas diretas saiba que para aplicar seus novos conhecimentos será necessário muita disciplina e foco.

Veja neste artigo aqui do blog como melhorar a sua concentração com a neurociência.

Como ser mais criativo

Você sabia que 72% das pessoas dizem que já tiveram alguma ideia criativa no chuveiro? Além disso, a ciência mostra que muitas ideias podem aparecer quando estamos sonhando ou passando algum tempo sozinhos. Estar em contato com a natureza, fazer alguma atividade artística, ouvir música e ter momentos de diversão também podem ajudar a aumentar a sua criatividade. Veja neste artigo aqui do blog algumas atividades para quem deseja ter mais criatividade. 

Como sair do piloto automático

Pare de falar que vai começar algo se nunca começa. Dê vida para seus planos e comece a agir. Falar é muito fácil, o difícil é correr atrás até alcançar suas metas. Não deixe para a segunda-feira o que você pode iniciar hoje, mesmo que seja sexta-feira. Se pensou e pode fazer já, comece. Não perca tempo, e lembre-se que quanto antes você iniciar, mais cedo você obterá o que deseja.

Como entender tudo mais rápido

Aprender é fundamental, e entender tudo de forma mais rápida é melhor ainda. Mudanças pequenas podem fazer grandes diferenças quanto o assunto é aprendizado. Tente mudar de perspectiva, ensinar o que você quer aprender para outra pessoa. Fale do assunto para gravar. O hábito de explicar para alguém pode fazer com que você entenda e grave de maneira mais rápida.

Como aprender mais

Utilizando uma metáfora de jardinagem, os escritores Judah Pollack e Olivia Fox Cabane explicam como algumas células cerebrais agem podando, excluindo ervas daninhas e cultivando sinapses para que seu cérebro funcione melhor. Para obter espaço para mais aprendizado, elas se livram de conexões não utilizadas.

É por isso que é tão importante saber escolher seus pensamentos. Quanto mais você pensa em algo, mais você irá reforçar as conexões, diminuindo a probabilidade de que sejam podadas. “Se você está brigado com alguém no trabalho e dedica seu tempo a pensar sobre como vai revidar, e não sobre um grande projeto, vai acabar com se tornando um rei da vingança, mas um péssimo inovador.” Veja neste artigo aqui do blog dicas para aprender melhor.

Como dormir melhor

Uma boa noite de sono pode fazer com que você renda muito mais no trabalho, e esta é uma das principais chaves para o aprendizado. A jardinagem que falamos acima, acontece enquanto nós dormimos. Mesmo sabendo sobre a importância de ter um sono de qualidade, muitas pessoas acabam não dormindo tanto quanto deveriam. Alguns estudos mostram que dormir apenas seis horas pode ser tão ruim quanto ficar acordado a noite toda. Porém não basta apenas obter o número de horas indicadas.

É importante também ter um sono de qualidade. De acordo com especialistas, alguns hábitos fazem a diferença para um sono saudável: manter o quarto fresco; deitar-se sempre no mesmo horário; evitar utilizar dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama; manter o ambiente escuro, etc.

Além de todas as dicas acima, recomendamos que, para quem deseja se tornar um profissional melhor, sempre mantenha o seu conhecimento atualizado. Exercite o seu cérebro estudando e obtendo qualificação. Com a Prime Cursos você pode estudar de forma online e gratuita. São diversos cursos de diferentes áreas: administração, comunicação, idiomas, contabilidade, informática, e muito mais! Faça o seu cadastro no site e comece agora mesmo a ganhar conhecimento!

Veja abaixo um vídeo interessante com dicas para ser um bom profissional:

Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!

Prime Cursos

Cursos Gratuitos com Certificado da Prime

14 COMENTÁRIOS

  1. Muito boas as abordagens. Ainda não vi a literatura indicada, mas gostei muito da colocação. Foi objetiva e fácil de entender. Obrigado!

    • Olá Eduardo, tudo bem?
      O vídeo está funcionando sim. Se possível tente acessar o site por outro navegador e veja se consegue abrir o vídeo.
      Qualquer dúvida entre em contato, ok?
      Prime Cursos

  2. Valeu Prime Cursos! Sou fã e usuário de seus cursos, os quais adoro! Só que no momento estou envolvido em outras situações e não estou me dedicando aos estudos como deve ser!
    Muito obrigado, pela lembrança,Marne Dulinski(o)

    • preciso muito exercitar o cérebro sempre quero fazer tudo ao mesmo tempo e isso prejudica mesmo.As dicas serão muito valiósas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui